Indicação de Leitura: Lembranças da Luta

O livro trata-se, sobretudo, de um resgate do “humano”. Com a linguagem do Jornalismo Literário, as autoras buscam fazer com o que o leitor se sinta dentro dos acontecimentos: o passado torna-se presente e as lembranças dos “pracinhas” (ex-combatentes brasileiros) estão vivas não apenas pelos depoimentos, como também pelas diversas fotos dos entrevistados, medalhas de guerra e documentos inéditos que estavam guardados na gaveta e agora foram publicados no livro.

A convocação, a despedida das famílias, o desconforto nos navios, o contato com os italianos, os feridos, os amores da guerra, o dia-a-dia no litoral, o retorno aos lares… Esses são alguns dos momentos que o leitor vai acompanhar neste (nesse) livro, que também conta com testemunhos da primeira enfermeira brasileira voluntária na guerra e de familiares dos pracinhas já falecidos que guardam na memória, no coração e em documentos episódios emocionantes daquela “luta”.Quem são esses ex-combatentes, o que fazem e como ficou a vida no pós-guerra, também são questões que as autoras tentam abordar nas entrelinhas da obra.

Um passado instigante

Ao ouvir histórias relatadas pelos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, as autoras decidem se aprofundar no assunto e iniciam as entrevistas com os pracinhas que residem em Goiás (três em Anápolis e sete em Goiânia). O projeto iniciou na faculdade de Comunicação por meio de um trabalho de conclusão de curso. Após a produção do livro, um dos entrevistados questionou as autoras: “por que escrever um livro sobre a 2ª Guerra?” O gosto pela história foi uma característica em comum. O passado funciona como um recorte temporal e um estímulo para que as jovens pudessem mostrar à sua (presente e futura) geração que personagens que fizeram “história” são atemporais.

Contato para a compra:

derikakyara@hotmail.com
leticiajornalismo8@hotmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme