Curta-Metragem: A Guerra dos Pracinhas

Por Antoine Issa Haswany

Bacharel em Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil teve um papel fundamental para contribuir com a vitória dos Estados Unidos e seus aliados contra as forças Nazistas na ltália, graças a FEB, ou Força Expedicionária Brasileira, criada, desenvolvida e armada com a ajuda dos americanos especialmente para este conflito.

Desde que comecei a me interessar pela Segunda Guerra Mundial quando criança, já ouvia falar das histórias de brasileiros que lutaram na guerra. Nas aulas de história durante o colegial, aprendíamos com um pouco mais sobre nossos heróis e sua participação no conflito, porém ainda assim de forma muito breve, superficial e resumida, pois nunca mergulhamos no assunto com a profundidade e nível de informações que ele realmente possuí, pelo menos não me recordo de estudar com a complexidade necessária sobre cada uma das batalhas e o grande envolvimento dos brasileiros, sobre o quão importante foram para as vitórias dos Aliados na Itália e o quão triunfantes foram em sua participação apesar dos grandes sacrifícios e dificuldades que encontraram.

acampamentoTrecho do curta-metragem “A Guerra dos Pracinhas”

Link no Youtube AQUI

O maior problema é que enquanto estudamos pouco ou nada de nossa própria história, principalmente sobre as lutas de nossos heróis, a população em geral está esquecendo-se cada vez mais de quem foram os pracinhas da FEB e de seu sacrifício por nosso país. Por vezes é possível encontrar até mesmo um certo desprezo ou sátira por parte de algumas pessoas em relação ao assunto, quanto ao envolvimento dos brasileiros durante a guerra, questionando sua importância e relevância no conflito.

Sendo assim, é importante que se mantenha viva a história e a memória dos soldados que lutaram na guerra, para as futuras gerações do país, de forma educativa, porém moderna e atrativa, para se despertar e obter o interesse e a fácil compreensão do público espectador. Em razão disso, o propósito deste projeto, foi criar um curta em forma de animação com base em documentos, estudos e pesquisas, contando a história da FEB na guerra.

tiroteioTrecho do curta-metragem “A Guerra dos Pracinhas”

Link no Youtube AQUI

Para o estudo deste projeto foi feita a coleta e reunião de informações através do método de pesquisa bibliográfica ,documental e etnográfica, uma vez que lidei com fontes mais informativas, históricas e educativas, geralmente encontradas em livros, artigos científicos, tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, documentários, reportagens, fotografias, relatórios, vídeos históricos, visitações em museus e entrevistas com veteranos entre outras formas.

Através deste curta em forma de animação é esperado que o público expectador possa recorrer à uma forma mais fácil de se compreender a história dos brasileiros, que lutaram pela FEB na Segunda Guerra Mundial, como uma didática mais interativa e alternativa aos livros e documentos que tratam do assunto. Desta forma, a memória dos brasileiros que participaram do conflito poderá ser homenageada e recordada constantemente para que não se perca com o tempo ou caia em esquecimento.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Francisco Pereira da Silva /

    Francisco Pereira.
    A FEB, deverá manter o programa de valorização daquelas que lutaram na guerra.

  2. Roberto Simoes /

    As vezes fico revoltado…todos os filmes americanos relacionados a ll Gerra Mundial, eles colocam todos os paises aliados. As batalhas, conquistas etc.
    Os documentários nos canais fechados…mas nunca comentam dos soldados brasileiros..Os Pracinhas Brasileiros. Para os “Gringos” eles passaram por despercebidos, na Historia Universal. Conquistaram vitórias onde nem mesmo os …americanos…ou aliados conseguiam.
    É uma pena que até mesmo a Memoria Brasileira tenha esquecido deles. Fazendo apenas leves comentários uma vez a cada mil anos.
    Que lástima

    Parabéns áqueles que homenagearam os nossos Pracinhas fazendo um filme e a um Canal de TV que certa vez, fez uma materia com alguns …ex combatentes. Foi Maravilhoso.

Deixar um comentário

Free WordPress Theme