Vik Muniz será agraciado com Medalha Mascarenhas de Moraes

ANVFEB no PROJETO PAISAGEM de VIK MUNIZ na Rio+20
Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes será outorgada ao Artista Plástico

O ARTISTA VIK MUNIZ  montou uma obra em colaboração com os cariocas, o Projeto Paisagem, na famosa técnica usada por Vik em suas criações a partir de resíduos encontrados no lixão de Gramacho, como o quadro alusivo a FEB, concebido nas instalações de PEREIRA MAQUINAS em Parada de Lucas, e que será exposto na Casa da FEB na Sessão Solene Comemorativa do aniversário da entidade, na quinta-feira 19 jul 2012 as 14h.

A ANVFEB tambem participou do PROJETO PAISAGEM, levando garrafas PET, latas e papéis para compor a imagem, que reproduz um cartão-postal da cidade: a Baía de Guanabara emoldurando o Pão de Açúcar.

Durante a Rio + 20, o Veterano Tenente ISRAEL ROSENTHAL, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ANVFEB, acompanhado do Diretor de Imprensa e Divulgação, Israel Blajberg, estiveram na tenda do PROJETO PAISAGEM,  montada no Aterro do Flamengo, entre o Museu de Arte Moderna e o Aeroporto Santos Dumont, onde juntamente com inumeros outros visitantes, colocaram algumas peças para compor a obra.

Durante a Rio + 20, além de contribuir colocando seu lixo no lugar indicado pela equipe do artista, o carioca teve à disposição uma passarela a quatro metros de altura onde se podia admirar os resíduos virando arte.

“O público preenche a função do artista. Nós só providenciamos recursos como a técnica e o espaço. Essa experiência tem sido muito interessante. Como artista, acho que uma das melhores coisas é criar essas situações, em vez de ficar só no estúdio”, comenta Vik Muniz.

Vik precisou de cerca de quatro toneladas de material para recriar, numa obra de 25 metros de largura, a imagem do Rio. A fotografia que serviu de base para o trabalho foi tirada pelo artista em 2009, no Mirante Dona Marta.

Vik Muniz viu a iniciativa de uma maneira simbólica: para ele, a imagem representa toda a população do Rio, que, desse modo, é quem construiu sua própria representação. A ideia do artista foi inspirada pelo escritor e editor americano Stewart Brand, também citado como inspiração pelo fundador da Apple. Steve Jobs (1955-2011).

O quadro final obtido pelo PROJETO PAISAGEM foi publicado em um encarte central de 2 páginas no O GLOBO, e será exposto junto com o quadro de Vik Muniz criado para a Casa da FEB, no dia 19 de julho durante a Sessão Solene comemorativa do aniversário da Casa da FEB. Nesta ocasião, VIK MUNIZ será agraciado com a medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, pelos relevantes serviços prestados a cultura nacional, em especial a preservação da memória da FEB, pela sua original obra de arte doada a Casa da FEB.

Texto (com subsidios de O GLOBO) e fotos:

Israel Blajberg
Imprensa & Divulgação

Casa da FEB

Rio de Janeiro


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Weboy