Veterano Elmo Diniz

O menino campeiro que se tornou Capitão, e levou a cultura gaúcha muito longe do rincão.

 

Nome: Elmo Diniz

Nascimento: 04/12/1922

Filiação: Ernesto de Oliveira Diniz e Doraliza Barcellos Diniz

Formação: Militar

Religião: católica

Dependentes: familiares

Habilidades: divulgação da cultura gaúcha

Nasceu: em Cruz Alta-RS

Adolescência: em Cruz Alta com a família, trabalhando na lida campeira.

Trabalho: completou 20 anos em 02/1944 e em 09/1944 se tornou Sargento, sendo transferido para o nordeste do país. De lá para o Rio de Janeiro. Do Rio de Janeiro foi para a Itália, onde defendeu a pátria brasileira. No final da Guerra estavam acantonados em Alexandria, norte da Itália, de lá para Nápoles, retornando ao Brasil em 1945, com o Fim da Grande Guerra.

Passou para a reserva em 12/12/1962, na categoria de Capitão. Aposentado passou a trabalhar em regime de CLT, na Cia Ind. Novopan e também no Projeto Radanbrasil. Residiu em Salvador, lá em 08/06/1965 criou o Centro Gaúcho, junto com amigos.

Elmo Diniz recebeu o título de Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul e foi agraciado com a Medalha de Mérito Riograndense.

Em 2010 recebeu mais uma homenagem. No Parque Eduardo Gomes, em Canoas-RS, tem o Piquete que leva seu nome: Elmo Diniz.

Elmo Diniz, é o primeira da direita para a esquerda

Este gaúcho, que honra a tradição do pago, que um dia me falou: “a vida só por viver não vale apena”. Sou amiga do Elmo, ele me chama de: “Meu Anjo da Guarda”

Porto Alegre, 15 novembro de 2012

Colaboradora: Carmem de Medeiros


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

12 comentários

  1. Que bacana….adoro assuntos da II Guerra, principalmente sobre nossos pracinhas…..Fiquei contente de saber que tenho um xará que é herói de guerra. Por meu nome não ser comum, difícil de se ver…adorei esse achado. Abraços guerreiro da paz….sinto orgulho do trabalho e dedicação que fizeram na Itália.Abraços

    Elmo Albuquerque Lins Junior ( Juninho Lins))

  2. Con questi valorosi soldati il brasile ha avuto onore e gloria in italia,per il sacrificio fatto volontariamente.

  3. Muito legal a reportagem. Parabéns a colaboradora, Carmem de Medeiros.

  4. Telmr Lunardi /

    Este é meu amigo Capita que nos deixou na Bahia com muita saudade.Volte.

  5. wagner (tele chaves Real) /

    É grande emoção e alegria , que deixou aqui meus sinceros votos de agradecimento por este Bravo Guerreiro no qual deu seu suor e nos encheu de alegria por este Páis a fora . Valeu Capita ,que Deus lhe abençoe

  6. Leomarques /

    Que honra a estes hrois, estes sim são hérois´e não aqueles babacas do BBB. estes sim são dignos de admiração, a história deles não devem com eles.
    o meu avô não embarcou devido ao seu filho que nasceu, mas tenho muito orgulho destes homens que o país está esquecendo.
    São estes homens que devem ser levados a televisão.

  7. Carlos Antonio Coimbra /

    Capitão ELMO DINIZ…
    Amigo,militar e cidadão de extrema dignidade e honradêz…
    Conheço-o ao longo de mais de 30 anos de íntimo convívio
    com sua família na capital baiana,onde também tive a
    oportunidade de residir por três vezes alternadamente,
    cidade,com a qual mantenho-me em permanente contato até os dias atuais..
    A homenagem,justa e merecida que recebe o Cap. ELMO, através da renomada revista ” Heróis” mostra com extrema nitidêz o perfil de grande brasileiro,tradicionalista e patriota que sempre caracterizou seu comportamento e conduta
    social por onde tenha andado nesse Brasil à fora.
    Homem de vasta coletânea de amigos esparramados pelo território nacional,companheiro de todas as horas,apaixonado
    pela Cultura e pelas Tradições de seu estado natal,Pampeano
    por excelência,dotado de um carismático espírito de liderança nato,a todos(as )fácilmente encanta com seu educado e gentil perfil de cavalheiro Gaudério das coxílhas gaúchas. Tenho a honra de ser seu amigo. Sua amizade foi um dos mais preciosos LEGADOS deixados por meu pai,também seu muito querido amigo,quando deixou a Boa terra,retornando aos Pagos gaúchos em definitivo.
    Assim sendo,Parabenizo o ELMO DINÍZ e registro nesta muito especial oportunidade,meu orgulho em te-lo como amigo,minha alegria com tão contagiamte hmenagem,minha admiração e meus sensibilizados agradecimentos por todos os valiosos ensinamentos que me transmitiu,bem como pelos inesquecíveis momentos de convívio que com ele e sua digníssima família tive o privilégio de desfrutar ao longo desses quase 30 anos de amizade na Boa Terra. DEUS O ABENÇÕE E PROTEJA,MEU QUERIDO AMIGO CAPITÃO..

  8. HAMILTON CASENOTE /

    Eu só tenho que agradecer a DEUS, a oportunidade, na época em que residi em Salvador o enorme de prazer de conhecer esta lenda viva, este senhor de fala mansa, de memória incomensurável e parceria incondicional me “ADOTOU”, pelas condições que tive que residir em Salvador, me ensinou muito sobre tudo um pouco, e se me tornei uma pessoa melhor, tenho certeza que devo muito a ele, que agora é meu vizinho, vida longa nosso mestre!!!

  9. aiana cunha /

    este é o velhooo capitaaaaaa…

  10. Débora Bohrer /

    Aaah meu tio-avô! Quanto orgulho!!! *-*

  11. sou gente de minha gente, sou gaúcho até morrer ! (Elmo Diniz)

  12. Digo que tive um enorme prazer em lhe conhecer pessoalmente, sou seu neto emprestado. Tem pouca gente no mundo que não dobra a espinha! ESSE VELHO NÃO DOBRA, NEM QUE O MUNDO VENHA ABAIXO.Qualquer comentário meu vai ser muito pouco. Merecidas HOMENAGENS “CUIUDO VÉIO”

    Juarez e Cátia

Trackbacks/Pingbacks

  1. Piquete Capitão Elmo Diniz | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] CONHEÇA MAIS SOBRE A BIOGRAFIA DO VETERANO NA FEB AQUI [...]

Deixar um comentário

Weboy