Tomada de Monte Castelo – Solenidade Alusiva

No último dia 22/02, a 7ª Região Militar, Região Matias de Albuquerque, realizou solenidade alusiva ao 68º aniversário da Tomada de Monte Castelo, feito da Força Expedicionária Brasileira em 21 de fevereiro de 1945, e o 98º Aniversário deste grande comando.

A 7ª Região é comandada pelo General de Divisão Marcelo Flávio Oliveira Aguiar que não mediu esforços para realizar uma solenidade à altura de nossos Veteranos da FEB e da História da 7ª RM/7ª DE. Vale ressaltar que a Região foi comandada pelo então General Mascarenhas de Morais, entre os anos de 1940 a 1943, sendo um dos grandes comandos que reorganizou a defesa do nordeste brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.

A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, dentro eles o antigo comandante do Exército General Francisco Roberto de Albuquerque e o Comandante Militar do Nordeste General Odilson Sampaio Benzi.

Evidentemente, um dos destaques principais da belíssima e emocionante formatura foi à presença de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Pernambuco, que desfilaram em viaturas de época , seguidos pelo Grupamento Histórico Aspirante Francisco Mega, grupamento composto de integrantes da Associação SEMPRE Polícia do Exército, utilizando réplicas dos uniformes utilizados pelos nossos pracinhas na Segunda Guerra Mundial.

O Grupamento Histórico pertence a estrutura organizacional da ANVFEB-PE, com o efetivo da Associação SEMPRE PE – ASSPEx, estando presente em solenidades militares e outras atividades que se tenha necessidade de se visualizar a conduta militar da nossa Força Expedicionária.

O emocionante desfile perpetrou a máxima reverência aos brasileiros que tentaram nos meses de novembro e dezembro de 1944 a conquista de uma elevação bem defendida, que ceifou a vida de valentes soldados do Exército Brasileiro.

Créditos: Francisco Miranda do blog Chico Miranda


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Meu falecido avô também foi para a tomada de Monte Castelo. Estou muito orgulhoso em saber do prestígio dos nossos heróis com os atuais comandantes. Muito obrigado pela lembrança de todos eles. Um abraço apertado.

  2. Paulo Paiva /

    Enquanto a corja dominante no país tenta destruir as Forças Armadas, enoxovalhando-as em todos os níveis, ações como esta do Grupamento Histórico Aspirante Mega nos enche de orgulho. Aviso à canalha esquerdista: no passarán!

Deixar um comentário

WordPress Blog