Serra Negra abrigou nazistas refugiados após a Segunda Guerra Mundial

O site Family Search ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias com milhares de cartões de imigração compartilhados por familiares curiosos pela origem de seus antepassados. A página é um braço da Igreja Mórmon que cataloga e digitaliza os documentos de arquivos públicos ao redor do mundo para que as pessoas tenham direito ao acesso de suas origens.
 
É possível encontrar com grande facilidade cartões de imigração de nazistas que fugiram para o Brasil com apoio de uma complexa rede de contatos simpatizantes que conseguiam vistos permanentes para criminosos de guerra. Em alguns casos nem sequer mudavam de nome e as autoridades locais faziam vista grossa ao receber mão-de-obra qualificada como uma forma de contribuir com o progresso de nosso país como engenheiros, cientistas e médicos.
 
Gunther SchoupeeO personagem Gunther Schoupeé passou a ser reconhecido na bibliografia nacional desde 2013 e a sua trajetória foi objeto de estudo na obra de Pedro Burini, intitulado “O Anjo da Morte em Serra Negra“. Apesar do livro focar a estadia de Josef Mengele em Serra Negra no período entre 1961 a 1969, a obra projeta a passagem de Gunther que nunca foi acusado ou julgado por crimes de guerra.
 
Gunther era cabo da Schutzstaffel (SS), foi ferido na Frente Russa como membro de uma Divisão de Tanques Leves e transferido para servir no Campo de Concentração de Auschwitz. A sua participação na Segunda Guerra Mundial é muito clara, mas a sua formação como Engenheiro coloca em dúvida a sua baixa patente e sobre o que realmente fez durante o período. Ele adquiriu o seu visto permanente para o Brasil em 1951, passou a frequentar Serra Negra em 1957 e fixou residência na década de 1970 no bairro do Barrocão. Apesar do seu falecimento em 1990, Schoupeé deixou como legado a arquitetura de sua casa semelhante ao de seu colega e que desenvolveremos em breve nas próximas linhas.
 
Josef MengeleO personagem Josef Mengele – o Anjo da Morte – era doutor em Medicina e Antropologia pela Universidade de Munique (Alemanha). Ele foi ferido em combate como membro do V Panzergranadier Division Wiking na Frente Russa e agraciado com a Cruz de Ferro. Em seguida foi transferido por ser considerado inadequado para o combate em razão de seus ferimentos e serviu como oficial médico da Enfermaria em Auschwitz-Birkenau (Polônia). Lá causou milhares de mortes ou incapacidade permanente, selecionando cobaias e promovendo experiências perturbadoras como castrações e dissecações sem anestesia. Após a queda do regime nazista, Mengele passou a ser um dos homens mais procurados do mundo por diversas organizações internacionais e traçou a sua linha de fuga por Áustria, Argentina, Paraguai e finalmente o Brasil.
 
Mengele foi recebido em Serra Negra por uma família simpatizante, os Stammer, no bairro Sete Barras. Após residir em outras cidades paulistas, Mengele morreu afogado na praia de Bertioga em 1979 e ganhou repercussão internacional quando os seus restos mortais foram exumados em 1985 no cemitério de Embú.
 
Sendo assim, percebemos que ambos personagens foram veteranos da Frente Russa, serviram em Auschwitz, mudaram para o Brasil e residiram no mesmo município em diferentes épocas. O interessante ainda é o fato de construírem torres de vigia em suas duas propriedades, proporcionando a eles uma vista favorável de todos os acessos como forma de proteção e fuga em uma situação de pânico. Concluímos então que as duas estruturas são semelhantes aos que foram empregados nos campos de concentração e fizeram parte de suas memórias afetivas durante suas passagens por Serra Negra.
 
Fontes:
 
Gunther Schoupeé. Ficha Consular de Qualificação. Número 152476. 22 de Janeiro de 1951.
 
Derek Destito Vertino
Derek Destito Vertino
Licenciado em História, pós-graduado em História Militar e autor do livro “Da Glória ao Esquecimento: os socorrenses na Segunda Guerra


 


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress主题