Série Heróis Esquecidos: 2º Ten Av José Rebelo Meira de Vasconcelos

meira
1º Grupo de Aviação de Caça
 
José Rebelo Meira de Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro em 27/09/1922. Incorporou-se ao 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvC) e após o período de treinamento no Panamá foi para os Estados Unidos chegando em New York no dia 04 de julho de 1944. De lá rumaram para o Suffolk County Army Air Field, em Long Island, onde o Grupo faria o estágio de 46 dias de treinamento e adaptação ao avião com o qual operaria na Itália, o Republic P-47D Thunderbolt.
 
Em 20 de setembro de 1944, o 1º GAvC foi transportado para o Teatro de Operações do Mediterrâneo no UST Colombie, transatlântico francês arrendado ao governo dos Estado Unidos e adaptado para o transporte de tropas. Meira integrou a esquadrilha verde e durante a campanha completou 93 missões ofensivas, tendo sido a primeira em 11.11.1944 e a última em 02.05.1945. Foi um dos integrantes do grupo de 19 pilotos que após a guerra partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
 
Dentre suas condecorações destacam-se a Cruz de Aviação Fita A, Ordem do Mérito Aeronáutico, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Distinguished Flying Cross (EUA), Air Medal (EUA) com quatro palmas, Croix de Guerre com palma (França), Medalha do Pacificador, Medalha Militar Ouro por 30 anos de bons serviços e Presidential Unit Citation (EUA).
 
Ao regressar ao Brasil após a guerra foi instrutor de vôo para pilotos de caça, instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Comandante da Escola de Bombardeio Médio, Ajudante de Ordens do Ministro da Aeronáutica, Oficial de Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Membro da Comissão Aeronáutica em Washington D.C. – EUA, Comandante e Oficial de Operações do 2º Grupo de Transporte, Chefe da Seção de Logística e de Operações do Comando de Transporte Aéreo, Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica, Subchefe do Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Chefe da Seção de Planejamento do Estado Maior da Aeronáutica e Membro do Corpo permanente da Escola Superior de Guerra.
 
Em outubro de 1966, foi para a reserva no Posto de Major Brigadeiro do Ar. Na vida civil foi Superintendente Administrativo da Sondotécnica Engenharia de Solos S/A, Diretor Administrativo da Sondoplan Planejamento, Pesquisa e Análise S/A, Superintendente de Coordenação Operacional da Cia Viação Aérea São Paulo, (VASP). Foi Presidente da Cia Brasil Central Linha Aérea Regional, Assessor de Operações, Diretor Administrativo e Vice Presidente Executivo da BRINK’S S/A.
 
O Maj Brig José Rebelo Meira de Vasconcelos, mais um dos grandes heróis do 1º GAvC faleceu no Rio de Janeiro em 30.03.2013.
 
Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes (mv-arantes@uol.com.br)
Fontes: Anotações Pessoais / Site Sentando a Pua 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Themes