Série Heróis Esquecidos: 2º Ten Av Fernando Correa da Rocha (1°GAvCa)

Rocha
Fernando Correa da Rocha foi um dos veteranos do 1º GAvC que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Nasceu em, Araraquara (SP) no dia 12/07/1921. Apresentou-se como voluntário na FAB e integrou o 1º Grupo de Caça no final de Julho de 1944, apresentando-se para treinamento na base Aérea de Suffolk, nos Estados Unidos.
 
Já em operação na Itália, Rocha foi um dos mais destacados aviadores do grupo de caça brasileiro. Cumpriu 75 missões ofensivas voando como ala do Capitão Pessoa Ramos na Esquadrilha Amarela. Sua primeira missão foi em 06 de novembro de 1944 e a última em 01 de maio de 1945. Durante este período, o Ten Rocha foi merecedor das seguintes condecorações: Cruz de Aviação, Fita A, com 03 Estrelas, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Mérito da Aeronáutica, Distinguished Flying Cross (EUA), Air Medal, com 03 Palmas e Presidential Unit Citation (EUA).
 
Ao regressar ao Brasil após o término da guerra, serviu algum tempo na Base Aérea de Santa Cruz, pediu baixa da FAB em seguida e voltou para a vida civil ingressando na aviação comercial como piloto. Na Panair do Brasil comandou vários dos aviões da frota como o DC-3, Constellation, DC-6, DC-7 e o DC-8. Como piloto comercial voou cerca de 20.000 horas, a maior parte em rotas transatlânticas. Foi durante alguns anos o Piloto-Chefe e chefe de operações da Panair na Europa. Com o fechamento da empresa, voou ainda mais dois anos na Varig até que um acidente o impedisse de continuar voando. Foi então para a Hidroservice, na época a maior empresa de engenharia de planejamento e projetos aeronáuticos, tendo participado de importantes projetos de modernização e de implantação destacando-se o do Aeroporto Internacional do Galeão, Aeroporto Internacional de Manaus, Aeroporto Internacional de São Paulo – SP, e o sistema integrado de defesa aérea e tráfico aéreo. (SINDACTA).
 
Fernando Correa da Rocha faleceu em São Paulo no dia 01 de abril de 2008.
 
Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes (mv-arantes@uol.com.br)
Fontes: Anotações Pessoais / Site Sentando a Pua

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes