Série Heróis Esquecidos: 1º Ten Av Luiz Lopes Dornelles (1º GAvC)

dornelles

O 1º Ten Av Luiz Lopes Dornelles foi um dos heróis da FAB morto em combate nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Ingressou na Escola Militar do Realengo em 1939, destacando-se como um excelente aluno. Foi depois para os Afonsos onde concluiu sua formação, sendo declarado Aspirante Aviador. Com a Segunda Guerra Mundial em andamento, foi enviado para servir em Natal quando apresentou-se como voluntário para o 1º Grupo de Aviação de Caça que iria ser enviado ao teatro de operações na Itália.

Antes de partir para a Itália participou dos períodos de treinamento em Aguadulce no Panamá e posteriormente  no Suffolk County Army Air Field, em Long Island. Lá os pilotos iriam ter contato com o avião com o qual operariam na Itália, o Republic P-47 – Thunderbolt. Após o período de treinamento em Suffolk, o Grupo embarcou rumo à Itália em 19 de setembro de 1944, no UST Colombie, um transatlântico francês arrendado ao governo dos Estado Unidos e adaptado para o transporte de tropas.

Piloto de combate da Esquadrilha Amarela, comandada pelo Capitão Joel Miranda, Dornelles completou 89 missões de guerra, sendo a primeira em 11 de novembro de 1944. A Esquadrilha Amarela logo se distinguiu das demais pelo arrojo de seu líder, o Cap. Joel Miranda.  Ele conseguiu incutir nos pilotos uma vontade de combater tão grande, que mal se comparando, se transformaram em verdadeiros “kamikases” do 1º Grupo de Caça. E pagaram preço alto por isso. A Amarela deixou de existir a partir de fevereiro de 1945. Foram quase todos abatidos e afastados de voo.
Em 26 de abril de 1945, com a guerra já nos seus últimos dias, o bravo Dornelles encontrou a morte. Na sua 89ª missão, atacando uma locomotiva em Alessandria, seu P-47 foi atingido pelo fogo antiaéreo inimigo. O avião projetou-se em direção ao solo chocando-se contra um prédio.

Após a guerra seus restos mortais foram transladados para o Brasil, e hoje repousam no monumento dos Pracinhas, no Rio de Janeiro. Foi promovido a Capitão Aviador “Post mortem” e teve as seguintes condecorações –  Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Cruz de Bravura (A mais alta condecoração de guerra), Cruz de Sangue, Cruz de Aviação Fita A com duas estrelas, Cruz de Aviação Fita B com 03 estrelas, Distinguished Flying Cross com duas palmas (EUA), Air Medal com 03 palmas (EUA) e Presidential Unit Citation (EUA).

Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes (mv-arantes@uol.com.br)

Fontes: Anotações Pessoais / Site ABRA-PC

Veja também:

Série Heróis Esquecidos: Sd João Moreira Alberto – 6º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Alberto Rossi – 6º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Abonilo Amaro de Melo – 1º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Humberto Alves Nogueira – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Arlindo Tavares Pontes – 1º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg Nilo de Morais Pinheiro – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg Max Wolf Filho – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg José Fonseca e Silva – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Júlio Nicolau – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd João Nunes – 1º RI

Série: Heróis Esquecidos – Sd Olavo Soares do Amaral

Série Heróis Esquecidos: Soldado José Varela‏

Série Heróis Esquecidos – Tenente Deschamps


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes