Sepultado no Rio de Janeiro o Herói da FEB Maj ANDRÉ

O Presidente da ANVFEB-DC, Gen Div Marcio ROSENDO de Melo, no uso de suas atribuições, resolveu decretar, no âmbito das Associações vinculadas a ANVFEB, LUTO OFICIAL de 3 (três) dias.

Com sentido pesar a Casa da FEB participa o falecimento na segunda-feira 10 set 2012 em sua residencia no Rio de Janeiro, durante o sono e de causas naturais, a um mês de completar 94 anos, o Herói da FEB Major COM ANTONIO ANDRÉ. Assim, o Eterno lhe concedeu a passagem suave dos Justos, para a ultima morada. Deixa a esposa Da. Odette do Valle André, filha Adalgisa do Valle André, sua colaboradora e Conselheira da Casa da FEB, sobrinhos-netos e primos no Rio e em São Paulo.

O sepultamento foi realizado na terça-feira 11 de setembro de 2012, as 11h no Mausoleu da FEB, Cemiterio São João Baptista – Botafogo – RIO.

Durante o velório, o Presidente Gen ROSENDO dirigiu em nome da Casa da FEB uma mensagem aos familiares e aos presentes, ressaltando o rico convivio com o Maj ANDRÉ ao longo de tantos anos, e sua dedicação a causa dos Veteranos.
O Cel Gemano Américo, Diretor do MNM2GM, impossiblitado de comparecer enviou uma tocante mensagem, lida pelo Ten Alexandre Waack, Coordenador do Centro de Estudos do Monumento, reproduzida abaixo. A cerimonia religiosa foi conduzida no velório pelo Pe Ten Cpl Mil Marcelo Cretton, Capelão da ECEME, após o que realizou-se o sepultamento no Mausoléu da FEB, com honras fúnebres prestadas por duas Companhias do BEsCom – Btl Barão de Capanema, unidade representativa da Arma de Comunicações da qual o Maj ANDRÉ era um dos últimos combatentes a tomar parte na Campanha da Itália. O efetivo de 150 homens foi comandado pelo Cel NONATO, Capitaes Triani e Ramon, Ten Raydan.
Compareceram inúmeros famliares e amigos, e representantes de entidades, dentre os quais Veteranos Joao da Costa Cirne Neto, 91, Israel Rosenthal, 92, João Lansilotte, 90, Dalvaro Jose de Oliveira, 91, Moyses Ferraz, 88, Da. Gilda Mendes e Maria de Fatima Martinelli, Ten Monteiro, Presidente do CNOR, Comte Roland Melo e Sr Pierre Lafargue, da AFAC, Veteranos Ulysses e Canuto, da AVCFN, Dr Miguel Grinspan, Decano dos Veteranos do BG, Comte GONDAR, do Clube dos Capitães da MM, Cel Herbert Seixas, Diretor da ANVFEB, Anne Lansillote, VP da ANVFEB.

HOMENAGEM DO MNMSGM AO MAJOR ANTONIO ANDRÉ

Senhoras e Senhores: nossos corações são tomados neste momento por um turbilhão de emoções, que se manifestam pela dor e pelas lágrimas que insistem rolar em nossas faces. A Força Expedicionária Brasileira e toda imensa Nação Brasileira ficam órfãs de mais um de seus grandes heróis.

Sinto-me honrado pelo grande privilégio de ter conhecido este extraordinário Oficial do Exército Brasileiro, que como tantos outros brasileiros, se devotaram à defesa de sua Pátria, da liberdade, e dos direitos humanos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Digníssimo Major André: não poderíamos assistir teus restos serem recolhidos ao seio maternal da terra, sem lhe prestar nossas mais sinceras homenagens.

Estou como tantos outros irmãos, amigos e familiares que acompanharam sua trajetória nesta terra, constrangido, dolorido, ferido na alma, ao tomar consciência de que adentraste a Eternidade.

Entretanto, teu exemplo, teu caráter, tuas ações e teu legado ficarão para sempre guardados na memória daqueles que te admiram, naqueles que te amam. O tempo não vai apagar tais lembranças. Permanecerão gravadas em nosso íntimo, enquanto nossa existência se propagar.

O seu incansável labor em tempos de guerra e em tempos de paz deixou frutos que se perpetuarão às novas gerações de brasileiros. A saudade que se estabelece em nossos corações são a incontestável prova de que seu trabalho permanecerá para sempre.

Ainda que sua partida deixe feridos nossos corações, tenha certeza, Major André, que sua lembrança permanecerá continuamente dentro nós.

Finalmente, em meu nome, e em nome dos integrantes do MNMSGM expresso minhas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos do Major André.

GERMANO AMÉRICO DOS SANTOS – CEL
Diretor do MNMSGM


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. PEDRO DANILO PEREIRA DE PEREIRA /

    Fiquei muito satisfeito com o encontrei aqui nessa seção que fala sobre a Força Expedicionária Brasileira e seus integrantes que , participaram da campanha na Itália durante , , a segunda grande guerra mundial .pois como eu sei foi muito difícil para os brasileiros por motivos climáticos pois , eles eram de um pais tropical.E, tem mais o meu pai que se chama Honório André Pereira também foi integrante da FEB . E esteve na tomada do Monte Castelo e em muito outros lugares em que FEB lutou pois, ele era da infantaria ( regimento Sampaio) . Meu pai era gaúcho ( Bagé,RS.) Um grande abraço.
    PEDRO DANILO PEREIRA DE PEREIRA.

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes