Santa Rosa/RS aprova a inclusão da FEB no currículo escolar

Amigos gostaria de compartilhar minha satisfação que no dia de hoje, o Conselho Municipal de Educação de Santa Rosa, do qual pertenço, aprovou o Parecer sugerindo a inclusão no currículo escolar do Ensino Fundamental do tema: Participação do Brasil na Construção da Paz Mundial, inspirada na história e nos feitos Heroicos da Força Expedicionária Brasileira – FEB.

Bandeira do Município

Este é um trabalho que estamos fazendo, para manter viva a memória dos Expedicionário Brasileiros que lutaram em terras ultramar, com abnegação, renúncia e com a maior demonstração de civismo, amor a sua Pátria.

Este sentimento é reconhecido pelo povo italiano que erigiu diversos monumentos em homenagem a Força Expedicionária Brasileira, mas um chama a atenção, o da comunidade de Vergato, e diz o seguinte: “Muitos Soldados do heroico exército brasileiro caíram aqui para libertar uma terra que não era sua, o sacrifício dos mortos não podem e nem devem ser esquecido, 21 de junho de 1998″.

Por isso o nosso comprometimento em trazer os feitos dos nossos Expedicionários Brasileiros, para que as futuras gerações conheçam aqueles responsáveis por manter nossa liberdade.

“A COBRA CONTINUA FUMANDO, SANTA ROSA”

Segue abaixo o conteúdo enviado por Vladmir Ribas:

Município de Santa Rosa

Conselho Municipal de Educação

Parecer CME nº. 39/2012

Dispõe sobre a inclusão no currículo escolar do Ensino Fundamental do tema:

“…Participação do Brasil na Construção da Paz Mundial, inspirada na história e nos feitos heroicos da Força Expedicionária Brasileira – FEB…”

O Conselho Municipal de Educação recebe para análise o ofício
s/nº de 27 de junho de 2012, do Conselheiro Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas que solicita a inclusão no Currículo escolar do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, baseado no Parecer nº 56/2011 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – SC.

Foi destinado pela Presidente do Conselho, o estudo do referido
documento pela Comissão do Ensino Fundamental, para posterior pronunciamento.

Análise da Matéria

Tendo em vista a realização do 22º Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, realizado de 13 a 15 de novembro de 2010, na cidade de Jaraguá do Sul -SC, que teve como tema: A valorização e a divulgação da história do Brasil na 2ª Guerra Mundial, da qual emitiu-se a carta de Jaraguá do Sul ao presidente da República na época, Luiz Inácio Lula da Silva e:

Considerando que é necessário valorizar e difundir a história de
nossos Expedicionários e preservar a memória desse importante fato histórico; 

Considerando que essa história e seus registros em muitos lugares estão sendo esquecidos e com sérios riscos de perdas dessa memória;

Considerando que a sociedade brasileira tem uma dívida social para a democracia brasileira que teve e tem em seus soldados da Segunda Guerra Mundial a verdadeira referência de cidadania e amor à Pátria;

Considerando que o patrimônio histórico brasileiro é constituído
pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Emite a seguinte:

Município de Santa Rosa
Conselho Municipal de Educação

Conclusão

Diante dessas considerações e no sentido de que a memória da FEB seja preservada, sugere e recomenda:

1 – à Secretaria Municipal de Educação e Juventude envidar
esforços para garantir a sua inclusão nos currículos escolares, formação dos professores e disponibilização de materiais pedagógicos recomendando a devida implementação.

2 – às escolas complementarem no conteúdo da História sobre a
temática da participação do Brasil, com ênfase nos atores locais e regionais, na 2ª Guerra Mundial, sobre a ótica “O Brasil na Construção da Paz Mundial”, alcançando a transversalidade e contemplando no Projeto Político-Pedagógico das escolas do Ensino Fundamental a partir do próximo ano letivo.

Santa Rosa, 02 de outubro de 2012

Comissão de Ensino Fundamental

Leonice Marlise de Souza
Mara Regina Kolling
Maria Dalce Führ
Antonio Roberto Lausmann Ternes
João Mello

Aprovado por unanimidade pelo Plenário, em Sessão Ordinária no dia 09 de outubro de 2012.

Naíma Marmitt Wadi
Presidente do Conselho Municipal de Educação

Colaborador: Vladmir Ribas. Major da Brigada Militar há 26 anos, da Turma Asp 88, atualmente Cmt do 4º BPAF em Santa Rosa.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Nenhum comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Formação de Professores para o ensino da FEB em Santa Rosa | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Esta formação foi realizada em decorrência da aprovação pelo Conselho Municipal de Educação de Santa Rosa do Parecer nº …

Deixar um comentário

WordPress Blog