Roberto Cambusano – 6º RI

Roberto Cambusano, nasceu em 25/04/1920 na cidade de Itu-SP. Veio morar em Jacarei-SP com 1 ano de idade. Foi para a guerra com mais 130 a 160 companheiros que residiam em Jacareí, em 1944, depois de um período de treinamento em Caçapava e Rio de Janeiro. Foi uma viagem de navio que durou cerca de 14 dias sem ninguém saber o destino até que desembarcaram em Nápoles, na Itália.

Ele lembra que o povo italiano foi muito receptivo aos brasileiros. Lá foi um período duro de treinamento e longas caminhadas rumo ao inimigo. Ele estava num grupo de retaguarda e embora não tenha tido confronto direto, todo dia era a expectativa que mais os atormentava. Muitas vezes, nas marchas, granadas chegaram a explodir muito próximos a eles. Certa vez um companheiro. que não se recorda do nome e que montava guarda a noite, foi atingido por um disparo do inimigo e faleceu no local. Lembra-se bem do dia em que foram escalados para o ataque na batalha do Monte Castelo. Quando já estavam todos a poucos metros do inimigo, os alemães levantaram a bandeira branca em sinal de rendição. Foi uma euforia e os alemães se entregaram aos brasileiros também felizes pelo final da guerra.

Roberto retornou são e salvo para Jacareí. Casou e teve um casal de filhos. Hoje com 92 anos. vive feliz ao lado da esposa e familia. O governo brasileiro, na década de 80, destinou a ele e seus companheiros uma merecida aposentadoria equivalente ao salario de 2o. tenente.

Colaborador: Nadi Almeida e Silva


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. isalete leal /

    O PORTAL FEB está resgatando a nossa história. A cada dia que registra um depoimento, um documentário um evento etc. temos a certeza de que uma grande parte do nosso povo reverencia nossos heróis. Aqui podemos ler mais uma história de um veterano da Segunda Guerra Mundial.

  2. Brava Gente BRASILEIRA !!!!!!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Portal Feb Segunda Guerra – NOTA DE FALECIMENTO | Coronel Telhada - […] Faleceu aos 92 anos o expedicionário Roberto Cambusano do 6º RI Biografia do herói: http://www.portalfeb.com.br/roberto-cambusano-6o-ri/ […]

Deixar um comentário

WordPress Themes