Revista “A Noite Ilustrada” de 1945

A revista “A Noite Ilustrada” de No 861 de 28 de agosto de 1945 foi dedicada, em grande parte de sua edição, a chegada do 2o Escalão da FEB ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

A colaboradora Maria Isalete de Britto Leal presenteia o Portal FEB com uma cópia digitalizada das páginas da revista.

Na Capa “Regresso de Heróis” uma foto dos soldados no convés do navio Mariposa esperando o momento do desembarque. O flagrante mostra um aspecto do regresso à pátria dos heróis expedicionários que constituem o 2º Escalão da FEB. depois de uma campanha brilhante em que provaram, ombro a ombro com veteranos da guerra, a fibra combativa dos brasileiros em defesa da honra nacional e da liberdade. O Pai da colaboradora Maria Isalete, Francisco Conceição Leal (cabo LEAL), está no destaque da foto.

As fotos da Pagina No 3 “Rendição do Japão” estampam as primeiras fotos referentes à chegada da delegação japonesa que nas Filipinas foram receber do general Mac Arthur as condições para a rendição do outrora poderoso e orgulhoso Império do Sol Nascente. Elas exprimem em sua simplicidade um acontecimento que terá extensas repercussões na história do mundo civilizado e marca, desde o presente, uma era nova para os fanáticos súditos de Hirohito. Numa delas vemos o guarda do campo de pouso observando o avião que conduz os delegados japoneses. Na outra, os delegados nipônicos deixando o avião e sendo conduzidos por oficiais norte-americanos.

Páginas 4 e 5

Nas Paginas 4 e 5  “Chegada do 2o Escalão da FEB” a 22 do corrente, constituiu acontecimento de repercussão semelhante à do primeiro. A cidade se engalanou para acolher nossos bravos patrícios, que tão galhardamente defenderam em outras terras a tradição de valentia do nosso Exército, igualando em seus feitios as dos melhores soldados do mundo. Enorme multidão encheu as ruas por onde se realizou o desfile da tropa, tendo à frente seus comandantes, general Cordeiro de Farias, da Artilharia Divisionária, o coronel Caiado de Castro, do Regimento Sampaio, 1º RI. As gravuras destas e das seguintes páginas mostram aspectos tomados durante o grandioso desfile.

Legendas: Páginas 4 e 5

  1. Aspecto geral do desfile, em frente ao palanque presidencial
  2. O general Woothen Ralph, comandante chefe das Forças Americanas no Atlântico Sul, general Cordeiro de Farias, comandante da Artilharia Divisionária da FEB, coronel Caiado de Castro, comandante do Regimento Sampaio e outros oficiais, em flagrante especial para “A NOITE Ilustrada”.
  3. Vêem-se, na gravura, tomada do palanque presidencial, o presidente Vargas; general Góis Monteiro, titular do posto da Guerra; Sr. Henrique Dedsworth, prefeito do Distrito Federal; ministro João Alberto, chefe de Polícia; ministro Salgado Filho, titulas do posto da Aeronáutica, o ministro Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Página 6

Legendas: Página 6

  1. A objetiva da “A NOITE Ilustrada” fixou este aspecto que foi colhido em frente ao Teatro Municipal, durante o desfile do Segundo Escalão da FEB.
  2. Tropas da infantaria do Regimento Sampaio, aguardando o momento do toque de “marche-marche”.
  3. Ainda a bordo do “Mariposa” a objetiva do “A NOITE Ilustrada” colheu o flagrante acima, vendo-se o presidente Getúlio Vargas, os generais Cordeiro de Farias e Firmo Freire do Nascimento, chefe da Casa Militar da Presidência da República.

Página 8

Legendas: Página 8

  1. O primeiro tenente Frederico Trotta Filho, filho do major Frederico Trotta do Estado Maior do Exército, quando em desfile, foi abraçado sua mãe, Sra. Laurínia Trotta, que rompeu o cordão de isolamento, na ânsia de mitigar a saudade que a martirizava.
  2. Aspecto parcial do Regimento Sampaio desfilando garbosamente.
  3. Outro aspecto do desfile, vendo-as alunas do Instituto de Educação empunhando bandeiras do Brasil, saudando os bravos expedicionários.
  4. Capitão Jaime Moltinho Neiva, do Primeiro Grupo de Artilharia auto-rebocada sendo abraçado por seu irmão Dr. Mario Neiva.

Colaboradora: Maria Isalete de Britto Leal
(Filha do ex-combatente
Francisco Conceição Leal (cabo LEAL)


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

38 comentários

  1. Derek Destito Vertino /

    Adorei as imagens :D

  2. isalete leal /

    Eder, obrigada por postar o material que enviei. Ficou ótimo com os ajustes que você fez.

  3. Jorge Carriço Rentroia /

    Como nos faz bem olhar esse passado de nossos heróis.
    Não fossem eles e outros tantos milhões de jovens e anônimos imbuidos de tanta coragem, não seríamos essa Pátria livre e idolatrada chamada Brasil. E o mundo estaría devidamente escravizado pelos Alemães.

  4. Mirian Coelho /

    adorei as imagen.. sempre é bom ver mais imagens daquela
    época :)

    e o layout do site ficou mara :D

  5. isalete leal /

    O portal está FANTÁSTICOOO!!! MUITO MARAVILHOS!!! Estou cada vez mais encantada com o portal e assim que puder contribuirei com mais reportagens. Parabéns a você Eder pela iniciativa e aos colaboradores que estão sempre chamando nossa atenção para o portal.

  6. Marci de Carvalho Trotta /

    Maria Isalete de Britto Leal, compartilho a alegria em ver o resgate da nossa história. Aproveito para corrigir os nomes de meu pai e minha avó. Página 8 – 1. O primeiro tenente FREDIMIO TROTTA, filho do major Frederico Trotta do Estado Maior do Exército, quando em desfile, foi abraçado por sua mãe, Prof. LAUDIMIA Trotta, que rompeu o cordão de isolamento, na ânsia de mitigar a saudade que a martirizava. Na página 4, 2 – de óculos sorrindo, meu avô então major FREDERICO TROTTA, junto aos generais Woothen Ralph, Cordeiro de Farias, coronel Caiado de Castro, e outros oficiais. Nossos heróis precisam ser reconhecidos. Parabens pelo Site e, pela bela iniciativa. Orgulhosamente, Marci Trotta

  7. isalete leal /

    Marci de Carvalho Trotta,agradeço a sua contribuição para que nossa história fique cada vez mais correta, e que possamos compartilhar com todos que amam e admiram nossos pais. Desculpe o erro, mas transcrevi todos os nomes como está escrito na revista. Pedirei ao Eder para fazer a correção.E está sendo uma grande emoção encontrar companheiros de luta de meu pai. Hoje mesmo falarei com ele sobre seu pai. Com grande admiração por todos os pracinhas, Maria Isalete de Britto Leal

  8. Renato Luckow Junior /

    Bem devo imaginar como foi chegar em casa depois de uma luta tão furiosa como a da Italia a onde o inimigo conhecia muito bem o terreno e ja era experiente. E ainda mais a traquilidade de saber que a guerra finalmente acabou no Japão o ultimo campo.
    Parabéns pela matéria !

  9. Pedro Cesar /

    Maravilha,lindo trabalho,isto nos deixa maravilhados,e ao mesmo tempo revoltados,saber-mos que estes herois deram suas vidas por esse país que tem tudo pra ser um país de primeiro mundo,esse país que escreveu com sangue sua História,obrigado aos nossos Herois do passados, hj vemos esse país sendo entregues á sorte de guerrilheiros(as) que deveriam estar apodrecendo atrás das grades(prisões),está mais que na hora de tomar-mos as rédias desse país,antes que esses politicos acabem com tudo,por que com as FFAS, já acabaram.ACORDA BRASIL.

  10. Isalete,que documentário maravilhoso. Quantas coisas foram esquecidas, nossos herois deveriam ser mais lembrados.
    Meu pai foi e será sempre meu heroi.
    Parabéns !!!!!

  11. Irani de Alvarenga Cidade /

    Parabéns pela matéria. Cada vez que leio um artigo sobre nosso heróis,me emociono.Precisamos manter viva a memória desses heróis.Cada artigo de um colaborador significa para nos um tesouro.

  12. Excelente imagens, um resgate da atmosfera do desembarque daquele daquele agosto em 1945. Se eu pudesse voltar no tempo, com certeza estaria na platéia saudando e fotografando os nossos heróis! Parabéns pelo trabalho!!

  13. A resportagem ficou ótima, deveria ser mais divulgada na imprensa e nas escolas para pesquisa, pois estamos fazendo 70 anos do inicio da guerra;veja reportagem do Jornal O Dia.
    Parabenizo a todos os colaboradores do portal.

  14. A REPORTAGEM FICOU ÓTIMA.SINTO-ME ORGULHOSA,PORQUE FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA.MEU PAI É REALMENTE UM HEROI E MERECE MESMO SER LEMBRADO .PARABENIZO MINHA IRMÃ PELA CONTRIBUIÇÃO ENVIANDO ESSE ARTIGO E A TURMA DO PORTAL.NÃO VAMOS DEIXAR ESSA MEMÓRIA SE APAGAR.

  15. Izalete Kuhn /

    Fico feliz em rever nossa história e lembrar nossos valorosos heróis. A reportagem está excelente.Parabenizo familiares desses heróis.Reportagem ótima.Obrigado por não deixarem essa memoria desaparecer.

  16. Estou muito feliz por ter a oportunidade de estar comentando sobre um trabalho tão magnífico. Parabéns aos colaboradores e fundadores desse portal relembrando pessoas de bravura incomparável. É de histórias como estas que as escolas deveriam procurar se inteirar e passar para os nossos filhos, que certamente não tem conhecimentos de tanta coisa maravilha. Que essas pessoa de tanta garra e força, permaneçam vivas na mente e no coração de cada um. São pessoa que jamais deverão esquecidas, por suas lutas em prol do nosso Pais!

    OS MEUS AGRADECIMENTOS E PARABÉNS AOS NOSSOS HERÓIS!

  17. Ana Nalesso Bonifácio /

    Obrigado Isalete pela bonita matéria .Certamente meu pai aí estava.Isso emociona a nós que sabemos o valor desses heróis…

  18. Juliano ("NanBolado") /

    Este documentario mostra os herois que tivemos no passado e que sirva de inspiração p/ os novos herois que estão se formando. È um prazer poder ler e ter um pouco mas desta historia que nao encontramos na cadeira escolar, so a vida atraves de amigos p/ conhecer. Parabéns pelo documentário, site e principalmente p/ o Pai da minha amiga Maria Isalete, o Sr. Francisco Conceição Leal (cabo LEAL), que está em destaque na foto.

  19. Rogéria Muniz /

    Fiquei emocionada quando vi as histórias desses herois,principalmente do senhor Francisco pai da minha cunhada Valéria e minha amiga Isalete Leal.
    Foi uma linda homenagem aos grandes herois e principalmente ao senhor Francisco que com a graça de Deus ainda se encontra vivo pra puder falar e contribuir com essa linda historia.
    Parabéns a vc Isalete por ser uma filha maravilhosa.

  20. Ola!! Gostei muito… só de saber que seu pai esteve por la…
    me sinto orgulho de ter vc como minha amiga! e parabés pelas fotos, deve ser ótimo poder expor toda essa raridade, e melhor do que isso é poder dizer: meu pai esteve lá.
    parabéns amiga, “a você e seu pai”

  21. Isalete quando eu começo a ler os acontecimento da querra chega ate me dar arrepios,tamanho a emoção,achei muito bacana achar no meio de tanta gente naquele navio o cabo Leal seu pai e nosso herói,espero que Deus ilumine sua família um abraço a todos os ex combatentes e seus famíliares de um amigo e fã de todos vocês,valeu.

  22. Jorge Azevedo Coelho /

    As maiores dádivas concedidas ao homem são a capacidade de servir ao próximo e honrar a pátria. Obrigada do fundo do coração a Francisco Leal por ter doado uma parte de sua vida a todos nós brasileiros.

  23. Apesar de ser contra todas as guerras que considero estúpidas e irracionais, principalmente a Segunda Guerra, com a qual nada tínhamos a ver e que ceifou inúmeras vidas de brasileiros, só temos que parabenizar nossos garbosos, valentes e valorosos soldados,ex-pracinhas integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos da Itália, dentre os quais encontra-se o mui nobre cabo Leal, Francisco Conceição Leal, genitor da minha especial amiga Maria Isalete de Britto Leal, que com certeza e também com toda razão tem enorme orgulho do seu pai por quem também passei a ter enorme admiração. Meu tio chegou a ser convocado, mas, ao chegar ao Rio de Janeiro, para embarque eis que aquela estúpida e desnessária guerra, como o são todas as guerras, acabou, para alívio de minha avó, minha mãe, tios e também de todo o Brasil e do mundo. Meus parabéns ao cabo Leal e a ele meu maior apreço, respeito e admiração assim como meus ensejos de muita saúde. A ele também um forte abraço…

  24. João de Britto Leal e Vanessa /

    Parabéns a todos por manter viva uma história tão bonita! Tenho orgulho em dizer “MEU AVÔ É UM HÉROI”… UM VIVA A TODOS OS EX-COMBATENTES!!!

  25. Gostei muito da matéria. Parabéns!!!

  26. Excelente reportagem. É um orgulho para todos nós brasileiros. Sogra, parabéns !!!!

  27. é com imenso prazer que parabenizo minha grande amiga isa pela iniciativa de publicar a vitória de tantas pessoas que fazem do nosso país uma nação de heróis.
    temos, assim, o registro de história tão marcante, principalmente para aqueles que participaram ativamente da guerra.
    parabéns, seu chico! seu papel foi fundamental para a elevação do brasil a uma nação de destaque no cenário mundial.
    mais uma vez, isa, parabéns por desempenhar o papel de divulgadora de feito tão importante.

  28. Arcenio Rodrigues Torres /

    Acho que todos nós Brasileiros devemos muito aos nóssos Herois da FEB, que na Segunda Guerra lutaram e venceram 09 Divisões Alemãs e 03 Divisões Italianas, nos livrando do Eixo do Mal…. Que Deus os ilumine aonde estiverem!!

  29. Ana Luiza /

    Eu sempre tenho como heroi o meu pai. Quando estava na faculdade de Direito foi pedido que fizessemos uma redação sobre o heroi de nossa vida. Muitos escreveram sobre personnalidades políticas outros atores e eu fui a única que falei do meu pai. Para mim ele não é “só” um heroi de guerra mais também de vida e valores morais indiscutíveis.Por isso tenho orgulho de ser sua filha e com muita emoção sempre falo de sua participação e galhardia nos confrontos em território italiano duramte a Segunda Guerra Mundial. Por isso digo: É, e semmpre será, O MEU HEROI!!! E sobre o artigo enviadi por minha irmã. Quero agradece-la por ter tido essa nobre iniciativa de tornar publico um passado recente esquecido não só pela história como principalmente pelos governates de nosso BRASIL VARONIL.

  30. BOA NOITE!PROCURO VARIAS VEZES,COMO POSSO EMCONTRAR FOTO DE MEU PAI.NÃO SEI ONDE PROCURAR MAIS ELE ERA EX:COMBATENTE,ELE MORAVA COM MINHA MÃE TINHA 3 FILHOS HOMEMS COM MINHA MÃE E ACABOU CASANDO-SE COM A MELHOR AMIGA DE MINHA MÃE,OBS:ELE NÃO TINHA CASADO COM MINHA MÃE,POIS ELA TINHA SIDO ABUSADA NA FAZENDA PELO CHEFE DELA ,E NAQUELA ÉPOCA ERA TUDO DE BOCA CALADA SENÃO MORRIA.ELE ERA DONO DE VARIAS FAZENDA E ELA ERA SÓ NETA DE UMA ESCRAVA,ELE TEVE DOIS FILHOS HOM:TB:NO CASAMENTO,VOLTOU NAMORAR COM MINHA MÃE ESCONDID..ACABOU DEIXANDO MINHA MÃE GRAVIDA,SABE COMO ERA O NOME DELES MINHA MÃE ANTONIA,MEU PAI ANTONIO KKKK É VERDADE!EU VIM AO MUNDO EM 09/07/1957 ELE FALECEU EM 15/12/1957.MINHA MÃE PRATICAMENTE FOI PERS:PELA AMIGA DELA E NÃO PODE NEM FICAR MAIS NA BAHIA NO INTERIOR,PERDEU 2 FILHOS E VEIO PRO RIO.EU NÃO VÍ UMA FOTO DE MEU PAI!O NOME DELE ERA ANTONIO RANGEL FILHO ELE ERA HEROI DE GUERRA,QUE LINDO,TENHO ORGULHO DELE.AJUDA-ME PERQU/NÃO ACHEI QUERO FATOS E FOTOS DELE…

  31. Quando eu era menino, meus pais compravam “A Noite Ilustrada”, da qual sou grande saudoista. Hoje tenho 66 anos, e gostaria de encontrar algum exemplar podendo ser reproduzida, especialmente esa dachegada da FEB. Meu e-mail é: walfridolourenco@hotmail.com. Se alguém dispuser de alguns exemplares e quiser negociar comigo, contacte-me. Discutiremos preços e condições.

  32. Sergio Luiz Storino Gonçalves /

    Assisti do 3ºandar do Edifício A NOITE na Praça Maua,7 a chegada dos escalão de FEB que esteve na Itália.Era apenas uma criança na época pois nasci em 1933 mas via a revista A Noite ilustrada que chegava lá em casa..
    O processo evolutivo do homem deveria excluir de sua mente e de seus dicionários a palavra GUERRA mas infelizmente ainda vai perdurar por muitos anos . Mas temos que pelejar para atingirmos esse ojetivo Sérgio Luiz Storino Gonçalves

  33. Tenho a honra e a satisfação de ser sido filho de um herói brasileiro, o Terceiro Sargento Aristides Teixeira de Souza do golorioso Primeiro Regimento de Infantaria, o “REGIMENTO SAMPAIO”
    Cuja maior frustação foi ter sido desligado do Exército Brasileiro por decreto do então Presidente Getúlio Vargas recebendo apenas um Diploma de Participação no Teatro de Operações da Itália, documento este assinado pelo Cel. Aguinaldo Caiado de Castro. Quantas vezes ví o meu pai se emocionar ao falar sobre a FEB e principalmente das batalhas travadas pelo “SAMPAIO” e o que ele recebeu?… apenas um soldo de Segundo Tenente, pjá depois de morto, pois para ele o importante era ter continuado no exército,e na infantaria a rainha das armas e no “SAMPAIO” regimento pelo qual deu sua vida, ao exército e ao Brasil.
    Este é apenas um desabafo de um brasileiro que acha que o Brasil não reconhece os seus herói, pois simples e humildes que eles sejam.
    Queria apenas receber a medalha da Vitória,a cruz de Sangue do Brasil e da FEB, coisa que foram negadas em vida a este brasileiro, que não foi revolucionário e não participou de guerrilha no Araguaia como o Sr. José Genoino, que recebeua a medalaha da Vitória. Os papéis estão invertidos, sinto muito.
    Gilson Ferreira de Souza.
    Projetista Naval – Professor e Historiador Naval.

  34. Excellent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just extremely wonderful. I actually like what you’ve acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it wise. I can’t wait to read far more from you. This is really a wonderful site.

  35. Isalete Leal /

    Gilson, É por isso que temos que participar do portal e gritar a todos o que fizeram com nossos pais. Eles mereciam ser reconhecidos e lembrados por todos os brasileiros e principalmente pelo governo. Basta dizer que a FEB foi dissolvida ainda na Itália!!!!

  36. Isalete Leal /

    Andrea, Obrigada por visital o portalfeb. Qual é o link do seu blog?

  37. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Parabéns amiga!

  38. Sábado, dia 11 de maio, às 15h, a autora de “HISTÓRIAS DE UM PRACINHA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL”, Maria Isalete de um Pracinha da Segunda Guerra Mundial fará uma tarde de autógrafos na Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Valença, situada na Rua Dom André Arcoverde, nº 314, Centro, Valença-RJ.

Deixar um comentário

WordPress Themes