Publicações da UFPR em PDF sobre a FEB

Feliz da vida e muito satisfeito por ter afinal conseguido publicar digitalmente o livro do nosso evento ano passado. Agradeço a confiança (e a paciência) dos autores Adriane Piovezan, Durval Junior, Francisco Ferraz, Maico Moura, Pauline Bitzer, Rafael Botega, Renata Viana, Solange de Lima. Agora é aguardar a impressão do livro em papel e enviar aos autores.

CONFIRA AQUI

A Força Expedicionária Brasileira e a Segunda Guerra Mundial: estudos e pesquisas

Guia do Museu do Expedicionário 2011

Abaixo, as imagens das visitas técnicas realizadas no âmbito do projeto de extensão universitária “Guia do Museu do Expedicionário”, em parceria com a SEEC/PR (Genilda Ulmann), Colégio Bom Jesus (Rosana Capello) e LPE (Valderez Archegas).

O pesquisador Dennison de Oliveira afirma que conseguiu captar dinheiro para publicar outro livro, o Guia do Museu do Expedicionário, do qual participaram os autores Nikesara Luana, Andre Andre Felipe Nakano Teixeira, Matteus Macedo, Lana B. Baroni, Vitor Victor Reis Chaves Alvim, Simone Guaselle, Anita Pitol, Thiago Evaldo Rosa, Eduardo da Cruz, Felipe Cavalcante, Toni Greff, Solange Lima, Cassia Lino, Daniel Dória, Adriane Piovezan, Ana Paula Peters.

Vejam o valor obtido no Edital

Colaborador: Dennison de Oliveira, Bacharel e Licenciado em História (UFPR, 1987), Mestre em Ciência Política (UNICAMP, 1990), Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP, 1995). Lecionou nos cursos de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre 1990 e 1991, tendo também sido chefe do Departamento de História daquela Universidade (1990). Ingressou na UFPR em 1991, tendo sido chefe do Departamento de História (DEHIS) entre 1996 e 1998, vice-coordenador dos Cursos de Pós-Graduação (PGHIS) de 2000 a 2002 e Coordenador do Curso de História entre 2002 e 2004. Foi coordenador do primeiro programa de extensão universitária do DEHIS, intitulado Educação para a Cidadania entre 2000 e 2005. Tal programa era voltado para o estudo e desenvolvimento de métodos de ensino e aprendizagem na área das Humanidades em nível médio e fundamental, numa perspectiva pluridisciplinar e multimidiática, de acordo com o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Fundamental (PCNs) do Ministério da Educação (MEC). Em 2002 coordenou a elaboração e lançamento da Coleção História do Paraná – Estudos Introdutórios resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), UFPR e FUNPAR. Seus interesses de pesquisa englobam tanto a História Política quando a História Militar, relacionados ao período da História Contemporânea. No que se refere à história política a ênfase é na análise de políticas públicas (telecomunicações, energia, urbanismo, etc.) e o processo de formação e recrutamento de elites dirigentes. Já na história militar o foco são as duas guerras mundiais e os regimes políticos vigentes entres os contendores (fascismo, nazismo, comunismo, varguismo, etc.) Atualmente desenvolve projetos de pesquisa dedicados às relações entre cinema e história. Confira mais detalhes do Currículo Lattes – CNPq


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. FANTÁSTICA esta iniciativa. Poucos se recordam dos nossos pracinhas. Mas eles tiveram a coragem de defender o Brasil num momento em que poucos queriam defendê-lo.
    resgatar nossa história é fundamental para as futuras gerações compreenderem o nosso passado e melhorarem o nosso futuro!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme