Pracinhas diplomam amigos no Colégio Militar de Santa Maria

Jornal A Razão recebeu a distinção junto com outras 17 entidades, instituições e personalidades

O Jornal A Razão, representado pelo diretor Alexandre de Grandi, recebeu na manhã desta sexta-feira, o Diploma de Amigo dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A distinção é concedida anualmente, visa agraciar instituições, entidades e personalidades civis e militares que tenham contribuído para preservar e divulgar a memória dos Pracinhas brasileiros que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

A cerimônia de entrega dos diplomas ocorreu no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) e contou com a presença dos homenageados e dos ex-combatentes da FEB, Aribides Rodrigues Pereira e Talíbio de Melo Custódio, ambos de 91 anos. Eles representaram os demais colegas que participaram das batalhas em solo europeu. Vinte e seis santa-marinenses no conflito e atualmente pouco mais de 10 residem no município.

Antes da solenidade de diplomação iniciar, os pracinhas também foram homenageados com a inauguração “Sala de Reunião Heróis da FEB”. A iniciativa foi do Comando do Colégio Militar. A placa da sala foi descerrada pelos dois veteranos presentes no evento.

Sob a execução do Hino da Vitória, ocorreu a entrega dos diplomas feita pelo Comandante do Colégio Militar, Coronel Eleazar de Morais, e pelos dois ex-combatentes.

O diploma de Amigo dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira é concedida pela Associação Nacional que representa os veteranos de guerra.

O Comandante do Colégio Militar de Santa Maria salientou que “…estamos muito honrados por realizar este evento. Parabenizo todos os homenageados, que fizeram por merecer este diploma. A sala que inauguramos tem o objetivo de preservar, de forma indelével, a memória dos ex-combatentes da FEB para que jamais seja esquecido o que eles realizaram no campo de batalha. Coincidentemente, os dois veteranos presentes no evento nasceram em Júlio de Castilhos. Eles foram para a guerra mas só se conheceram no retorno do conflito.

Agraciados com o Diploma

Coronél Vinicius Augusto Martins Ferreira

Coronel Arlindo Souza Braga

Tenente Coronel Rafael Gomes Prata

Major Daniel Gomes Prata

Major Marcelo Antonio Righi

Major Jorge Luis Maciel Ribas

Capitão Thiago André Baldissera

Tenente José Mauro Malheiros Maia

Tenente Renato Caetano Nascimento

Subtenente Jefferson Luís da Silva Pereira

Sargento Ivo Andrade Abella

Sargento Romulus Bonazza

29º Batalhão de Infantaria Blindado

1º Regimento de Cavalaria Mecanizado

13ª Companhia de Depósito e Munição

1º Batalhão de Comunicação

Jornal A Razão

RBS TV Santa Maria

Colaborador: Gustavo Augusto de Araújo Chaves Pereira


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Maria Delair Studart /

    Sou gaucha tenho orgulho do meu estado de onde vieram os maiores herois da amada Patria os Febianos sao a gloria da Patria e orgulho da Naçao exemplo para os jovens de hoje como foi para mim e muitos amigos
    Maria Delair Studart

  2. João Vitor Palmeiro /

    Meu pai ganhou!
    Coronel Vinícius.

Deixar um comentário

Free WordPress Themes