Policiais do Exército: Quem São Vocês?

Somos oriundos dos MP’s da Força Expedicionária Brasileira, nascidos para atuar no Teatro de Operações da Itália, com missões específicas para escoltar, proteger e realizar o policiamento em áreas de conflito, das muitas missões que os nossos pioneiros Policiais do Exército exerceram, estavam os severos bombardeios da artilharia inimiga durante os deslocamentos de comboios, enquanto o antigo PE realizava o balizamento.

Somos oriundos desses valorosos febianos que iniciaram a tradição do Braçal PE, mesmo inscrito MP, já denotavam que se tratava de uma tropa cujo os valores e a postura não deveria ser melhor, nem pior do que ninguém, deveria ser diferente.

A guerra acabou na Itália, mas a experiência brasileira com esta tropa especial foi sentida. Fato percebido por um dos grandes generais desse nosso Exército, Comandante da Infantaria Divisionária, General Zenóbio da Costa, o mesmo que tomou Monte Castelo, Colleccio, Fornovo e Montese. Percebeu a necessidade de se formar uma Tropa de Elite de Polícia do Exército em tempos de paz. Em 1946, nasce a 1ª Companhia de Polícia do Exército – Rio de Janeiro. Logo novos pelotões, companhias e Batalhões surgiram, haja vista a utilização destas tropas em operações da garantia da Lei e da Ordem. Além do Rio de Janeiro, em 1949 São Paulo, 1950 Pernambuco e Rio Grande do Sul e Brasília em 1960, estavam lançados à formação dos cinco Batalhões de Polícia do Exército do Brasil, encerrando este ciclo com a criação 8º BPE em Paraíso, São Paulo.

No decorrer destas décadas os integrantes destas Unidades de Polícia do Exército foram sendo recrutados de Estados como Santa Catarina e Paraná, dando origem a uma tradição “os lendários catarinas”, por seu porte físico e extrema disciplina. Esses efetivos percussores dos nossos Batalhões, continuaram a tradição de disciplina, postura, respeito, honra, dignidade e principalmente amor pelo Braçal PE e tudo que ele representa para o Brasil.

A Polícia do Exército se mantém firme nas suas convicções e na sua importância para manter os Poderes Constituídos da Nação brasileira sob qualquer circunstância.

Seus Veteranos, brasileiros que adquiriram e foram forjados nos valores da Polícia do Exército durante anos, estão, agora, se reunindo em um grande movimento nacional, associações de Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão se alinhando para traçar objetivos nacionais. O Brasil precisa disto, de pessoas valorosas para disseminar ações de resgate do amor pelo nosso país; ações práticas que visem engrandecer o Brasil.

Isso nos anima, pois é uma contraposição de uma sociedade que se organiza para mostrar aos parasitas que ainda há cidadãos brasileiros, munidos de valores pátrios e prontos para lutarem pela bandeira verde-amarela.

ENCONTRO NACIONAL DOS VETERANOS DA POLÍCIA DO EXÉRCITO

ENVEPEx

RECIFE/2013

ONDE?

4º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO

(PERNAMBUCO)

QUANDO?

20 a 22 de Setembro de 2013

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 30 DE ABRIL DE 2013.

VETERANO PE – AGUARDE!

UMA VEZ PE, SEMPRE PE!!

Créditos: Chico Miranda


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

79 comentários

  1. Walter Siciliano /

    Servi na 2aCia da PE na Abilio Soares no ano de 1965, soldado Siciliano 173, eu era motorista, a minha responsabilidade com a viatura era onibus, o Comandante era o Major Mesquita, sub-comandante Capitão Werneck, o Tenente da manutenção das viaturas Walter Campos,outros Sargento Robertão, Novelo, Vendramine, Novaes, Silvestre, Cabo Almeida, Policarpo e etc.

  2. sadi andre barroso /

    Soldado PE Andre 784 pelotão de comunicações da CCS de 1979/1980 tenho orgulho e admiração pelo 1BPE. Lembro-me dos colegas: Samuel, Luziê, Fernando etc. Também dos Cabos Menezes, Advalter., Sargentos: Alexandre, Edwal (atuante na ABRAPE) Moretti, Alves, Cruz, Shonenborn. O ten. Calheiros Com. do pelcom. O cmt do Bth.era o Cel. Schimidt sucedido pelo Te. Cel. Hilton Cunha Portela. Se algum veterano da época quiser fazer contato contate-me pelo e-mail. Abraço fraterno a todos os PEs do Brasil.

  3. sadi andre barroso /
  4. Roberto MARTIN Perez /

    E a Escoltaaaa! É pra galo!
    (É do tempo de vocês? )
    Escolta e Guarda, PE, Brasil
    Fui do PELOPES
    Motorista do Furgão EB 52.2470

    Cmte da Companhia:
    Cap. Motociclista Wilson Machado
    Ten. Motociclista Hernani

    Senhores, foi o melhor período de minha vida.

  5. Roberto MARTIN Perez /

    Obs. Meu número de Guerra 1602

  6. Carlos Alberto Da Silva /

    Eu servi na 1 cia PÉ vila militar RJ em 88 sd Alberto escolta e guarda era cinofilo veterinário ten José Raimundo major Gervazone capitão verri comandante e sub comandante

  7. Carlos Alberto Da Silva /

    Alberto 1cia de PE vila millrde 1988 RJ cino filósofo cachorre ironía do tengo José Raimundo

  8. Carlos Augusto de Freitas Maier /

    Eu fui da CCS 2º BPE turma 88 – Atuei no PIC, como motorista e fotógrafo. Eu ainda servi na Abílio Soares.

  9. Fui da ccsv, 1984/ 85. Sd dos anjos.
    Pelcom , muitas saudades daquela epoca

  10. Sou da turma de 1984/85. Ccsv pelcom
    Sd dos anjos. Sou PE até hoje.

  11. Francisco /

    1ª Cia PE vila militar Rio de Janeiro 1986

  12. Luiz Rogerio florim Carvalho /

    GOSTEI E GOSTARIA DE SABER COMO POSSO PARTICIPAR POIS SERVI NO 1º BPE TIJUCA RIO DE JANEIRO EM 1976 3ª COMPANHIA DE SHOCK E VINHA A MUITO TEMPO TENTANDO RESGATAR AMIGOS DE FARDA E SUPERIORES BOA INICIATIVA ESSA O BRASIL ESTA PRECISANDO DE MILITARES PATRIOTAS

  13. Celso Moraes de Oliveira /

    Servi nesta valorosa Unidade do Exercito Brasileiro nos anos de 1980/1981 .no Primeiro Batalhão de Policia do Exercito no tradicional bairro da Tijuca, na CCs e posteriormente na Segunda companhia de Polícia .

  14. Eugénio BURG /

    Servi na gloriosa 5a. Cia PE, em 1975 e 1976. Sem dúvida uma das melhores coisas da minha vida.

  15. Savério Emanuel Mandarino /

    Servi na 2ª Cia de Polícia do Exército no ano de 1965, rua Abílio Soares, onde vim a conhecer os melhores os amigos que alguém podia ter. Agradeço a Deus por tudo isso, uma vez PE sempre PE!

  16. Luciano "Bandeira" /

    OLa amigos Cachorrões servi no 3° BPE ( Porto Alegre ), 3 ° Cia- 2° Pel . De 89/91 . Cabo Intendente.
    me orgulho em ter pertencido a esta família , lamento em ter saído…
    Como faço para adquirir esta camiseta dos veteranos da PE ???

  17. Cléberson Ferreira Lopes /

    Servi

    no ano 88/89 1BPE 2CIA

  18. Federnandes Frigato /

    Servi na PE em Brasília 74/75 meu número era 1035 SD. Frigato 1Ciapol,meu cel.44 999747365 Tim, se tiver algum irmão de caserna entre em contacto,uma vez PE sempre Pé. Abraço.

  19. Cleber Bernardes da Conceição /

    Servi no l BPE no Rio de Janeiro, RJ Batalhão Marechal Zenóbio da Costa em 1986, sob o comando do Cel. José Plínio Monteiro, pertenci a terceira companhia comandada pelo Cap. Amauri Domingues.
    Época inesquecível.
    PE Brasil.
    Selva.

  20. Edwal ribeiro /

    Boa noite amigos veteranos PE. Aqueles que serviram no 1°BPE, entrem em contato com a nossa Abrape, agende uma visita ao nosso Batalhão é conheça nossa Associação. Venha reviver nossos bons momentos de caserna. Um abraço à todos.

  21. Marcelo MAIA da Silva /

    Servi na 1′ Companhia de Polícia do Exército, 1986/1887, saí em 1988.
    Gostaria de poder reencontrar nossos irmãos, PE Brasil.

  22. Sidney Cavalcante da Silva /

    Servi na 1 Cia PE 1986 Deodoro Rio de janeiro meu número 199

  23. Silvio Augusto Alves QUEIMA /

    Marcelo MAIA da Silva, servimos no ano de 1986 na 1 Cia PE, meu nome de guerra era *Queima*. Temos um grupo da nossa turma. Faça contato comigo (21) 99920-1986.
    Grande abraço
    Queima 200/turma 1986..

  24. OLDAIR COSTA PEREIRA /

    Servi na 1ª Cia PE, Vila Militar 86 a set 87, 87 a 97 no 1º BPE, Barão de Mesquita.

  25. Sidney Cavalcante da Silva /

    Fala Marcelo Maia da Silva sou o Sidney o 199 da 1 Cia de PE do ano de 1986, temos um grupo do nosso ano que se reúne a cada 2 meses e queremos vc conosco meu contato é 21-970128977.

  26. Marcelo ANTUNES /

    Servi na 1 dia de PE em 1986 junto com sd Maia, Cabo verde e outros guerreiros entramos nos reunimos sempre que possível. Maia entre em contato conosco. Cel. (21) 98522-4251. Estamos de braços abertos para te receber.

  27. Elivaldo Belarmino da Silva /

    Servi no 4*BPE/OLINDA, em 81/82. Infelizmente não consegui seguir a carreira militar por não ter sido selecionado pra engajar. Até hoje não deixou de correr nas minhas veias o sangue verde oliva. Em fevereiro de 2012, junto com outros veteranos apaixonados pelo braçal PE, resolvemos criar uma associação de Veteranos PE’S do 4BPE. E assim o fizemos para contarmos a história do nosso batalhão e de Veteranos PE’S que por ele deixaram seus nomes marcados. Hoje temos a ASSPEX – Associação Sempre Polícia do Exército Regional Pernambuco, com sede provisória na cidade de Olinda, bairro de casa caiada. Atualmente sou Diretor institucional e antigo presidente. Meu contato de zap: 83- 99301-1204/BELARMINO.

  28. Silvio Augusto Alves QUEIMA /

    Alô Marcelo MAIA da Silva, fala comigo. Vários integrantes de nossa turma de 1986/1 Cia PE deixaram recados por aqui para vc.

    Queima 200.

  29. MARIO RUAS DA FONSECA /

    Servi de 1967 a 1968. Soldado Fonseca. Último contingente de catarinas. Vim de Curitiba.

Deixar um comentário

WordPress Themes