Palestra de Pracinha Itapetiningano na AFA

Palestra de Pracinha Itapetiningano na Academia da Força Aérea

Palestra proferida pelo nosso veterano da II Guerra Mundial, o Sr. VICTÓRIO NALESSO para militares da Força Aérea Brasileira (FAB) lotados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, SP.

Ocorrida no dia 12 de março de 2014, a palestra, o translado e o alojamento do Sr. Victório e comitiva foram resultantes dos esforços do tenente coronel da reserva da FAB Marcelo Victor Rodrigues do Nascimento, um dos principais colaboradores do Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga no resgate da memória e dos feitos de nossos concidadãos na Segunda Guerra Mundial e pessoa a quem muito temos a agradecer por ter propiciado à nossa cidade essa projeção, por intermédio da pessoa do veterano Victório Nalesso.

Se me permite, eu gostaria de lhe encaminhar a matéria abaixo escrita pela competente pena do tenente coronel Nascimento para vossa apreciação com vistas a ser publicada em oportuna edição da Folha de Itapetininga, jornal que há anos tem prestado relevantes serviços à causa de nossos ex-combatentes.

As fotos que poderão ilustrar o artigo a vosso gosto são da autoria de Zezinho Trindade, outro precioso colaborador de nosso Portal e que autoriza a publicação das mesmas.

Palestra de Pracinha Itapetiningano na Academia da Força Aérea

 

No dia 12 de março de 2014, o Sr. Victório Nalesso, Pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ministrou uma palestra na Academia da Força Aérea (AFA), uma renomada instituição de ensino do Comando da Aeronáutica, situada em Pirassununga – SP, destinada a formar os oficiais aviadores, de intendência e de infantaria da aeronáutica brasileira e de nações amigas.

A comitiva que acompanhou nosso herói de guerra itapetiningano foi composta pelo Tenente-Coronel R-1 FAB Marcelo Victor Rodrigues do Nascimento, pelo Sr. Valdinei Aparecido de Almeida (piloto privado) e pelo Sr. José Trindade Xavier (cinegrafista).

O atual Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, recepcionou calorosamente a comitiva e fez uma justa homenagem ao veterano de guerra, ao destacar sua honrosa presença na formatura diária dos Cadetes da AFA.

A palestra sobre a participação da FEB na 2ª Guerra Mundial foi dirigida aos militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, os quais homenagearam nosso herói, entregando-lhe um diploma de agradecimento e cantando, com entusiasmo, a Canção do Expedicionário.

Durante a permanência na AFA, a comitiva, acompanhada pelo Tenente-Coronel FAB Alexandre Esteves da Silva, visitou a sede do Esquadrão de Demonstração Aérea do Comando da Aeronáutica (a “Esquadrilha da Fumaça”) e o Museu Histórico da AFA, local em que o veterano de guerra assinou o livro dos cidadãos ilustres que passaram por aquela Organização Militar, assentado à mesa que pertenceu ao primeiro Ministro da Aeronáutica (o Exmo. Sr. Joaquim Pedro Salgado Filho).

Para o Sr. Vitório Nalesso, o que mais lhe impressionou durante toda a visita foi o alto grau de profissionalismo, a consideração e o respeito dos militares da AFA para com os brasileiros que, como ele, arriscaram suas próprias vidas para defender a pátria.

Texto de Autoria do Ten Cel R/1 Marcelo Victor Rodrigues do Nascimento

.

prof. Jefferson Biajone
Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga
Março 13, 2014


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress主题