Tenente R/2 de Artilharia Marcos GALPER
Veterano da FEB
10 / março / 2011
Faleceu hoje no Hospital Israelita no Rio de Janeiro o Tenente Galper, onde estava internado desde o dia 4 de março, após uma queda sofrida em sua residencia.
Ex- aluno do Colégio Pedro II e do CPOR/RJ, da Turma de 1942, ainda de 3 anos, do tradicional quartel de Correia Lima, onde hoje se situa o Museu Militar Conde de Linhares, próximo a Quinta da Boa Vista. Era Engenheiro Civil e Professor. Foi 1º. Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, de cujo Conselho Deliberativo era membro nato.
Uma das peças da Bateria de Obuses 105mm do CPOR/RJ, onde cursou, leva o nome Ten Galper, em sua homenagem.
Na Itália integrou o 2º. Grupo do 1º. Regimento de Artilharia Auto Rebocado, depois 2º. Grupo de Obuses 105mm, o Grupo Da Camino, sediado em Campinho – RIO, que realizou o 1º. Tiro da Artilharia Brasileira na II Guerra Mundial, no sopé do Monte Bastione.
Esta unidade é hoje o Grupo Monte Bastione – 21° Grupo de Artilharia de Campanha, aquartelado no Forte Barão do Rio Branco em Jurujuba, Niterói, sucessor do 2° GO 105 FEB, por sua vez herdeiro de uma das nossas mais antigas e tradicionais unidades, o Corpo de Artilharia do Rio de Janeiro, criado por Carta Régia de Dom João V em 1736, para guarnecer as fortalezas que defendiam a Baia da Guanabara.
Ten Galper foi Oficial de Motores da Bateria de Serviços, e também Observador Avançado da Artilharia, em posições arriscadas próximas das linhas alemãs. Retornou da Itália como responsável pela carga do navio que transportou para o Brasil o material de guerra capturado a 148 Divisão de Infantaria alemã e outras unidades.
Deixa a esposa, Da. Lili, 2 filhos e netos, sendo Márcio, também ex-aluno do CPOR/RJ, da Turma de 1976 de Artilharia, 35 anos depois que seu pai concluiu o mesmo curso no antigo CPOR de São Cristóvão.
“Peça Atirou !!!“
“Ma Force d’en Haut“
(Minha Força Vem do Alto)
Israel Blajberg
Meus sentimentos a família e companheiros de luta. Mais uma “ESTREA” na CONSTELAÇÃO DOS HEROIS DA FEB.
Meu pai foi voluntário ao partir para a Itália. Tinha em mente que o que estava acontecendo naquele momento era um absurdo total e que poderia contribuir para combater as atrocidades que os alemães estavam praticando. É muito difícil de se imaginar que um rapaz de 21 anos estaria partindo para a guerra sem saber se voltaria vivo.
Pai voce foi e sempre será um Herói!!! Tenho muita satisfacao em dizer isso!!! Que Deus te ilumine!!! Saudades Eternas!!!!!!
Meus sentimentos a família. Seu pai foi se juntar ao meu, mais uma estrela estara brilhando no cèu.
Vovô eu sempre gostei muito, muito de você eu te amarei para sempre, estou sentindo muitas saudades de você e da vovó, nunca esquecerei de vocês!!!!!!!!!!!!!!muitos beijos da sua netinha Bruna.
Toda hora que eu olhar para o ceu, vou te ver sorrindo para mim , eu nunca esquecerei de voce eu te amo muito, que nao tem nem como explicar, voce será a estrela que brilhar mais!!!!!!!!!!!!!!!