Nota de Falecimento – Tenente Marcos GALPER

Tenente R/2 de Artilharia Marcos GALPER

Veterano da FEB

10 / março / 2011

Faleceu hoje no Hospital Israelita no Rio de Janeiro o Tenente Galper, onde estava internado desde o dia 4 de março, após uma queda sofrida em sua residencia.

Ex- aluno do Colégio Pedro II e do CPOR/RJ, da Turma de 1942, ainda de 3 anos, do tradicional quartel de Correia Lima, onde hoje se situa o Museu Militar Conde de Linhares, próximo a Quinta da Boa Vista.  Era Engenheiro Civil e Professor. Foi 1º. Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, de cujo Conselho Deliberativo era membro nato.

Uma das peças da Bateria de Obuses 105mm do CPOR/RJ, onde cursou, leva o nome Ten Galper, em sua homenagem.

Na Itália integrou o 2º. Grupo do 1º. Regimento de Artilharia Auto Rebocado, depois 2º. Grupo de Obuses 105mm, o Grupo Da Camino, sediado em Campinho – RIO, que realizou o 1º. Tiro da Artilharia Brasileira na II Guerra Mundial, no sopé do Monte Bastione.

Esta unidade é hoje o Grupo Monte Bastione – 21° Grupo de Artilharia de Campanha, aquartelado no Forte Barão do Rio Branco em Jurujuba, Niterói, sucessor do 2° GO 105 FEB, por sua vez herdeiro de uma das nossas mais antigas e tradicionais unidades, o Corpo de Artilharia do Rio de Janeiro, criado por Carta Régia de Dom João V em 1736, para guarnecer as fortalezas que defendiam a Baia da Guanabara.

Ten Galper foi Oficial de Motores da Bateria de Serviços, e também Observador Avançado da Artilharia, em posições arriscadas próximas das linhas alemãs. Retornou da Itália como responsável pela carga do navio que transportou para o Brasil o material de guerra capturado a 148 Divisão de Infantaria alemã e outras unidades.

Deixa a esposa, Da. Lili, 2 filhos e netos, sendo Márcio, também ex-aluno do CPOR/RJ, da Turma de 1976 de Artilharia, 35 anos depois que seu pai concluiu o mesmo curso no antigo CPOR de São Cristóvão.

“Peça Atirou !!!“

“Ma Force d’en Haut“

(Minha Força Vem do Alto)

Israel Blajberg

iblaj@telecom.uff.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

5 comentários

  1. Meus sentimentos a família e companheiros de luta. Mais uma “ESTREA” na CONSTELAÇÃO DOS HEROIS DA FEB.

  2. Marcel Galper /

    Meu pai foi voluntário ao partir para a Itália. Tinha em mente que o que estava acontecendo naquele momento era um absurdo total e que poderia contribuir para combater as atrocidades que os alemães estavam praticando. É muito difícil de se imaginar que um rapaz de 21 anos estaria partindo para a guerra sem saber se voltaria vivo.
    Pai voce foi e sempre será um Herói!!! Tenho muita satisfacao em dizer isso!!! Que Deus te ilumine!!! Saudades Eternas!!!!!!

  3. Mirian de Moura Tosi /

    Meus sentimentos a família. Seu pai foi se juntar ao meu, mais uma estrela estara brilhando no cèu.

  4. Bruna Galper /

    Vovô eu sempre gostei muito, muito de você eu te amarei para sempre, estou sentindo muitas saudades de você e da vovó, nunca esquecerei de vocês!!!!!!!!!!!!!!muitos beijos da sua netinha Bruna.

  5. Bruna Galper /

    Toda hora que eu olhar para o ceu, vou te ver sorrindo para mim , eu nunca esquecerei de voce eu te amo muito, que nao tem nem como explicar, voce será a estrela que brilhar mais!!!!!!!!!!!!!!!

Deixar um comentário

WordPress Themes