Mensagem da ANVFEB Jaraguá para os amigos de Campinas

A ANVFEB – SEÇÃO REGIONAL DE JARAGUÁ DO SUL-SC, vem saudar com muito carinho os associados da ANVFEB de Campinas-SP. Passamos um enfoque de nossa Associação em Jaraguá do Sul.

Desde 1944, estiveram residindo aqui na região do Vale do Itapocu um total de 98 Ex-combatentes, e todos esses estiveram nos Campos de Operações da Itália, definidos nas diversas funções da campanha. Em 25 de julho de 1976, criou-se a Seção Regional, constituída por 35 Expedicionários. Com o passar dos tempos, foram instalados na região três Monumentos dos Expedicionários, lembrando os Heróis nacionais.  Empolgados com os valores que a comunidade prestava a esses célebres homens da história, criou-se o Museu do Expedicionário, hoje “FEB – Museu da Paz”, mantido pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. A sala conta com aproximadamente 300 itens, incluindo uma réplica da bomba atômica, a  “Little Boy”,  em escala menor. As atividades da Associação são diversas e os trabalhos desempenhados pela sua diretoria atendem a um cronograma estabelecido em cada ano. Algumas das atividades desempenhadas:

Monumento dos Expedicionários da cidade de Corupá-SC:

Celebra-se no mês de fevereiro a solenidade em memória da “Batalha de Monte Castello”.

Monumento dos Expedicionários de Jaraguá do Sul-SC:

Celebra-se no mês de maio a solenidade do “Dia da Vitória e o fim da guerra na Europa”.

Monumento dos Expedicionários de Guaramirim-SC:

Celebra-se no mês de julho o “Desembarque do primeiro Escalão da FEB” em Nápoles.

Desfile cívico na cidade:

Os Veteranos da FEB acompanhados pelos associados, devidamente uniformizados, participam do desfile cívico de 7 de setembro.

FEB – Museu da Paz:

Com muita freqüência se atende as visitações das escolas da região, com palestras proferidas voluntariamente pelo Secretário da Seção Regional.

Palestras em geral:

A Associação é requisitada para prestar palestras em faculdades e escolas da região.

Pelotões de Reencenação de Pracinhas e Enfermeiras da FEB:

Como forma de lembrar a Campanha dos Pracinhas e das Enfermeiras da FEB, criou-se dois Pelotões de Reencenação, constituído por 10 componentes (Pracinhas) e 6 componentes (Enfermeiras). Todos trajam uniforme réplica, porém sem armas.  Para levar a história ao conhecimento do público, elaborou-se um  cronograma para o ano inteiro,  e nas datas de fundações dos Municípios mais próximos,  os dois Pelotões  se apresentam nos desfiles cívicos.

Encontro dos associados:

Após as solenidades nos Monumentos, os associados se reúnem em restaurante definido no cronograma  anual, ocasião em que são repassadas todas as informações das atividades. Aproveita-se a oportunidade para coletar de forma voluntária contribuições em dinheiro para fins administrativos da Associação.

Fundos para manutenções diversas;

A Associação oferece aos associados e amigos, emblemas bordados e metálicos ao preço acessível, o que converte em bons resultados.

Reuniões da Associação:

A cada dois meses, sem datas pré-definidas em cronograma, são realizadas reuniões da diretoria, mediante registros em atas. As informações contidas são repassadas aos associados nos almoços após os eventos.

Divulgação dos eventos  da Associação:

Sem custos, os eventos da Associação são divulgados pelas Rádios locais, grandes parceiras da instituição. Da mesma forma, excelente é a assistência prestada  pela Prefeitura Municipal.

Exército Brasileiro:

A Associação tem como grande parceiro o 62º Batalhão de Infantaria, de Joinville, cidade próxima.

Estão presentes em várias ocasiões, seja nos eventos citados acima, bem como nas solenidades de sepultamentos de Veteranos da FEB.

Por fim, a Associação vive desde sua fundação, faz 36 anos bons momentos, sem ter qualquer dificuldade na projeção de seus ideais. Mas para que o sucesso seja alcançado, necessário se faz  ter à frente uma pessoa voluntária, com  determinação e amor pela causa da FEB e isso envolve  a comunidade que com carinho ajuda a manter o zelo da instituição e seus feitos. 

Um dos grandes feitos já realizados aqui na região foi acolher em novembro de 2010, na cidade de Jaraguá do Sul, 70 Expedicionários, vindos de várias partes do Brasil, quando da realização  do 22º ENCONTRO NACIONAL DOS VETERANOS DA FEB, que foi um sucesso.

Deixamos escrito um pensamento:

Aquilo que foi construído para o bem da cultura de um povo, jamais pode ser deixado corroer-se pelo esquecimento e pela falta de vontade de se manter viva a história.” (Ivo Kretzer).

A ANVFEB, Seção Regional de Jaraguá do Sul vem saudar todos os integrantes da Seção Regional de Campinas-SP, e deseja entusiasmo na luta para  manter  elevada para sempre a bandeira da FEB. 

 

 

Cordiais saudações.

19/02/2013

IVO KRETZER

Secretário Executivo da SR

ivokretzer13@gmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. isalete leal /

    Mais um exemplo de vitoria para manter viva a Nossa História. Parabéns ao colaboradores de JARAGUÁ DO SUL.

  2. vcpediu para a minha avó entrar em contato com vc o nome dela é lidia maria bertoldi wolff filha do tio germano wolff agora agente quer que vc entre em contato com a gente no meu face o email é esse ai em cima

Deixar um comentário

WordPress Themes