Lançado em PoA documentário sobre os judeus para nas Forças Armadas Brasileiras

Lançado em Porto Alegre documentário sobre contribuição dos judeus para setor militar brasileiro
 
O professor e palestrante Israel Blajberg, autor de diversos livros, esteve em Porto Alegre na quarta-feira, 25 de abril, para lançar o documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul, do cineasta Daniel Mata Roque, baseado no livro homônimo que trata sobre a contribuição dos judeus para setor militar brasileiro. O evento, realizado no Centro Israelita Porto-Alegrense, que acaba de comemorar seu centenário, contou com o apoio da FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul
 
“Esse documentário é fruto de estudos que tenho feito ao longo dos anos e que são importantes para a comunidade judaica e para a Historia do Brasil. Minha pesquisa sobre militares judeus vem desde o Mestre João, que chegou ao Brasil junto com as caravelas de Cabral e que também descobriu o Cruzeiro do Sul, daí o nome do livro e do filme”
 
A obra mostra a trajetória desde os cristãos novos na chegada de Cabral até as forças de paz, passando pelo Brasil Colônia, Brasil Holandês, Império, Força Expedicionária Brasileira, Guarda Nacional, entre outros períodos. Foi uma das 16 peliculas selecionadas para exibição no I Festival do Filme Militar em Brasília, promovido pelo Centro de Comunicação Social do Exército – CComSEx.
 
O evento foi aberto pelo diretor da FIRS e Vice-Presidente da Academia Rio-Grandenses de Letras, Rafael Bán Jacobsen e pelo representante do Centro Israelita Porto-Alegrense, Dael Rodrigues, membro do Conselho Estadual da Cultura.
 
Entre o público presente, membros da comunidade israelita e militar local, o Presidente do Centro Israelita, Flavio Lermann, o Rabino Marcos Perelmutter, o Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Coronel Luiz Eduardo Caminha Giorgis, o ex-presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exercito, Capitão Bento Chalegre e a Desembargadora Maria José Aguiar Teixeira Oliveira, entre outros.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Blog