Incrições Abertas: Especialização em História Militar / Turma 2012

CONVÊNIO: Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército – DECEx e com a interveniência do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil – IGHMB.

INSTITUIÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina

CARGA HORÁRIA: 360 h

NÍVEL: Especialização

 

Apresentação

Atender a necessidade de formação e aperfeiçoamento específicos dos estudiosos e interessados na História Militar; Estimular a ampliação da pesquisa científica na área da História Militar; Contribuir para o levantamento e análise de problemas da historiografia militar.

Foco do Curso

O sentido histórico implica necessariamente um olhar para o passado, mas, esse olhar está carregado de sentidos produzidos em nosso presente. Compreender a imbricação entre olhares e sentidos do presente para o estudo do passado é algo que  requer esforço constante.

Ao longo dos últimos anos, a História como ciência dinamizou e revitalizou seus objetos e campos de pesquisa. A História Militar hoje pode ser entendida tanto como campo quanto objeto de estudo de pesquisadores das diferentes áreas das ciências humanas. Assim, a História Militar como campo de estudo revitalizado pelas novas perspectivas subsidia a missão militar e ilumina novos paradigmas.

Conteúdo do Curso

O conteúdo do Curso distribui-se em uma grade curricular que contempla a oito disciplinas divididas em três módulos não hierarquizados, ou seja, sem que um seja pré-requisito a realização do outro. Apresentam-se os três módulos e as disciplinas a eles relacionadas:

MÓDULO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA MILITAR:
1. Teoria e Metodologia da História;
2. Introdução ao Estudo da História Militar;
3. Tópicos Especiais: Memória e Representações Militares.

MÓDULO HISTÓRIA MILITAR GERAL:
1. Metodologia da Pesquisa Científica;
2. História Militar Geral I: das guerras da Idade Antiga à Idade Moderna;
3. História Militar Geral II: das guerras de Napoleão ao século XXI.

MÓDULO HISTÓRIA MILITAR BRASILEIRA:
1. História Militar Brasileira I: do período colonial ao monárquico;
2. História Militar Brasileira II: período republicano.

O quarto módulo refere-se exclusivamente à elaboração da Monografia. Para esta, deve-se ter concluído com êxito às disciplinas dos três módulos.

Objetivos do Curso

  • Atender a necessidade de formação e aperfeiçoamento específicos dos estudiosos e interessados na História Militar universal e brasileira;
  • Contribuir para o levantamento e análise de problemas da historiografia militar;
  • Favorecer o interesse, o desenvolvimento dos estudos, as pesquisas, os conhecimentos e as confrontações dos temas pertinentes à área histórico-militar;
  • Estimular a pesquisa científica na área da História Militar.
Perfil do Profissional

Pretende-se formar especialistas que:

  • Conheçam aspectos que tangenciam a Doutrina Militar e a História Militar.
  • Realizem estudos e pesquisas específicos em História Militar.
  • Contribuam para a investigação, o levantamento e análise de problemas da historiografia militar.
  • Atendam as demandas de ensino da História Militar nos estabelecimentos de ensino militar e nas universidades.
Diplomação

Especialista em História Militar.

A Unisul está credenciada pelo Ministério da Educação para ofertar cursos superiores a distância, conforme portarias MEC nºs 1.067/2003 e 2.146/2004. Os Diplomas têm validade em todo o Brasil.

Dados legais

Coordenação

Professora Karla Leonora Dahse Nunes

E-mail: Karla.Nunes@unisul.br

Karla Leonora Dahse Nunes – Possui graduação em História – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC – 1998), Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2001 e 2009). Atualmente coordena o Curso de Especialização em História Militar, modalidade a distância, na Unisul Virtual. Trabalhou como designer instrucional também na UnisulVirtual de 2005 até 2009 quando migrou sua atividade para equipe de analistas acadêmicas na função de assistente pedagógica; é professora nos Cursos de Especialização (lato sensu) em História Militar e Ciências da Educação. Sua experiência no campo educacional data de 1983.

Vice-Coordenador

Cel. Luiz Carlos Carneiro de Paula

Luiz Carlos Carneiro de Paula – É coronel de Engenharia e Estado-Maior do Exército Brasileiro; sócio titular do IGHMB e emérito da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, docente e co-coordenador também do Curso de Especialização em História Militar Brasileira (presencial) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Foi professor convidado de Geopolítica e professor titulado de Logística na Academia de Guerra do Exército do Chile.

Mais detalhes em: http://www.unisul.br/posgraduacaovirtual/outros/historiamilitar/inscricoes.html

 


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Anderson Gonzaga Dias /

    Gostaria de saber mais sobre o concurso com relação às aulas todas são on-line, tenho algumas matérias publicadas na revista guerras sobre a II Grande Guerra, sou bacharel em Teologia e estou cursando o último ano de Direito.
    Sem mais agradeço, aguardo contacto.
    Anderson

Deixar um comentário

WordPress主题