Inauguração dos monumentos em homenagem aos veteranos da FEB

É com muito prazer, orgulho e sentimento de dever cumprido, que informamos a todos que neste sábado, dia 19, executamos com sucesso a etapa complementar do nosso projeto de revitalização da Regional/Museu da FEB de Belo Horizonte.

Em uma bela operação que envolveu quase uma centena de pessoas de boa vontade, munidos de responsabilidade social, amor à nossa história e de puro patriotismo e sob a luz dos primeiros raios de sol do dia que prometia ser inesquecível, os integrantes do Regimento Inconfidentes estacionaram as suas viaturas em frente à nossa sede para o embarque dos veteranos Cap. Divaldo Medrado, Ten Geraldo Campos Taitson e Cláudio Soares da Silva, além do contingente do Grupo Histórico FEB e outros colaboradores.

O comboio de 12 viaturas partiu rumo ao 12 BI. Fomos recebidos com muita
consideração pelo oficial responsável que nos autorizou a entrada naquela história OM para o embarque do obuseiro Howitzer M-1 A1 de 155mm, fabricado em 1944, que nos foi cedido pelo Exército Brasileiro, por interseção do Exmo. General-de-Divisão Ilídio Gaspar Filho – Comandante da 4ª RM.

Uma vez carregada a nossa nova e preciosa carga em uma carreta cedida pela empresa Infrater, nosso comboio partiu rumo à Praça Afonso Arinos já devidamente escoltado por motociclistas da Polícia Militar de Minas Gerais.

Naquela praça o nosso monumento permaneceu por mais de duas décadas.  Duas décadas de desrespeito e descaso. Inúmeras foram as vezes que nós da ANVFEB tivemos que repor a baioneta do bravo expedicionário eternizado em posição de ataque.

A bela e imponente estátua foi vítima constante de pichadores, ladrões e vândalos que nela dependuravam desde ratos mortos, até preservativos usados. É muito fácil constatar pelas fotos anexas que a placa e a baioneta haviam sido roubadas.

Embora situada no centro da cidade o afluxo de pessoas no local não é grande, pois a rua onde ficava localizada é sem saída. Servindo basicamente de estacionamento, o local ainda abriga uma feira de produtos horti-fruti, cujas barracas são armadas a menos de três metros do pedestal do monumento.

Com o auxílio imprescindível de outra empresa amiga, desta vez a Petrel
Engenharia, que nos cedeu trabalhadores braçais e um caminhão Munck, retiramos a estátua do pedestal onde ficava instalada e a embarcamos em uma caminhonete do Regimento Inconfidentes para cumprir o último deslocamento até o destino final: O canteiro central, em frente à sede da nossa Associação. O trajeto, que incluiu a av. Afonso Pena (principal via de Belo Horizonte), foi feito garbosamente em marcha reduzida e sob o som das sirenes.

Já no local de destino a grande movimentação causou alvoroço da população que assistia e fotografava com curiosidade todos os passos do desembarque e montagem das duas peças históricas, que a partir de agora vão trazer muito mais visibilidade ao nosso Museu, além de trazer beleza e prestígio à região. Fomos procurados por diversos moradores que elogiaram a iniciativa e que se disseram orgulhosos de estarem recebendo os dois novos monumentos.

Todos os serviços de transporte e montagem foram encerrados por volta das 14:00h.

Agora só nos falta a inauguração oficial que vai acontecer no próximo domingo, dia 27, às 10:00 hs da manhã. Você é nosso convidado!

Agradecimentos:
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
General-de-Divisão Ilídio Gaspar Filho – Comandante da 4ª RM
Sr. Adriano Ventura – Vereador de Belo Horizonte
Exército Brasileiro
Polícia Militar de Minas Gerais
Grupo Histórico FEB
Regimento Inconfidentes
Engº Pier Giorgio
Infrater ltda.
Petrel Engenharia ltda.Marcos Moretzsohn Renault Coelho
Vice-Presidente da ANVFEB-BH

ANVFEB – BH-MG 

Museu e Casa da FEB

Av.Francisco Sales 199 Floresta BH- MG CEP:30150220 Tel: (31)3224-9891
Aberto de segunda a sexta-feira de 13hs as 17hs e sábado e domingo de 10hs as 13hs.

Colaborador: Diretor Revista diretorevista@clubemilitar.com.br e Sérgio Augusto Pereira


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Humberto Ferreira /

    Parabéns por essa nobre iniciativa!! Aplausos.

Deixar um comentário

WordPress Blog