Francisco José Montibeller – Defesa do Litoral

montibeller - 1944Francisco José Montibeller nasceu no dia 27 de março de 1922, na cidade de Nova Trento, SC. De uma família numerosa, falavam desde pequeno o dialeto italiano local (seu avô era oriundo de Trento, na Itália).

Com 21 anos foi convocado, pela idade, para servir o exército, sendo que no ano seguinte o Brasil entra na guerra. Na época, o batalhão para o serviço militar que ele foi designado (III/20) era o de Itajaí, SC (não há mais resquício da construção; hoje no local fica o Colégio Salesiano Itajaí). Uma de suas funções na época era ficar no farol da praia de Cabeçudas (que ainda existe é de responsabilidade da Marinha).

Francisco recorda que muitas famílias de ascendência alemã foram expulsas de suas casas, que eram usadas pelos militares de alta patente para se estabelecerem durante o período da guerra. As outras famílias de origem alemã que ficaram tiveram suas casas vigiadas. Caso tentassem se comunicar com algum familiar que porventura estivesse na Alemanha era preso e levado para interrogatório (com possibilidade de ir para a prisão do bairro Trindade, em Florianópolis ou para Joinville).

Após o término da guerra na Europa, o batalhão a qual servia foi desmantelado em agosto de 1945.

Tornou-se marceneiro em sua terra natal, casou-se duas vezes e teve 14 filhos e mais de 40 netos e mais de 10 bisnetos. No ano de 1990 foi reconhecido como ex-combatente por ter servido na defesa do litoral e agraciado com uma pensão.

Atualmente tem 91 anos e vive na cidade de Itajaí, SC.

nahor e mentibeller

Nahor Lopes de Souza Junior – Professor, neto do sr. Francisco


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Muito me alegro em ver publicada uma parte da história de meu avô. Período curto de serviço durante a guerra, mas muito profundo.
    Fico à disposição para informações. Contato: nahorlopes@yahoo.com.br

  2. estou muito feliz de ter alguem da epoca do meu pai ele servio entajai ex combatente recebia pensao de 20 tenente
    atualmente moramos em toledo pr meu pai ja falecido
    deixou muita historia para nos
    tenho muitas foto dele com os companheiro talves seu pai esteja junto vou ferificar
    abraços fique com deus .///

Deixar um comentário

WordPress主题