Força Expedicionária Brasileira – FEB em Mogi das Cruzes

O município de Mogi das Cruzes contribuiu com o envio de aproximadamente 400 expedicionários que representaram a cidade no front italiano.

Lá também foi erguido o primeiro monumento aos “pracinhas” no Brasil, na Praça Olegário Paiva, sendo a base de granito e o soldado em bronze e, de autoria de Camilo Dedivitis. O monumento contém uma placa, também em bronze, com as seguintes palavras: MOGI DAS CRUZES – AOS SEUS HERÓIS – 10 de Fevereiro de 1946.

Em 8 de Maio de 1947, foi fundada no município a primeira Associação dos Ex-Expedicionários e o Centro de Cultura e Memória da FEB, fundada em 5 de setembro de 2006.

É o único município brasileiro a homenagear a FEB em sua bandeira. Na década de 1950 foi lançado um concurso entre alunos dos Cursos Clássico e Científico do IEWL, com 151 trabalhos apresentados. O vencedor foi o trabalho apresentado pelo sr. Domingos Geraldo Sica, então no 3o. ano Científico e, com 18 anos de idade. Hoje, com 74 anos e meio.

“…Possui três faixas horizontais, sendo a de cima de cor preta, a do meio branca e a de baixo vermelha. Elas representam as raças da população que se formou no município: branca, negra e vermelha (índios). As faixas preta e vermelha tem cada uma 1/4 do total e a do meio tem 2/4, por ter sido maior a contribuição da raça branca.

No canto esquerdo, um triângulo de lados iguais com o vértice voltado para a direita e representando a Santíssima Trindade e, por extensão, Sant’Anna, padroeira de Mogi das Cruzes. Esse triângulo de cor azul, simbolizando o céu, tem uma estrela dourada em cada um de seus três ângulos, que lembra a expansão dos bandeirantes mogianos nos sentidos norte, noroeste e sudoeste. Ainda sobre este triângulo, há à direita o brasão da cidade e à esquerda uma cobra fumando, lembrança da participação dos mogianos na Força Expedicionária Brasileira, na 2ª Guerra Mundial, que foi a maior dentre todas as cidades do interior do Brasil…” [1]

Praça em Mogi das Cruzes, próximo ao Centro

A Força Expedicionária Brasileira está presente também no Hino do município, confira a seguir:

Hino de Mogi das Cruzes

I
Foi transpondo a serra do mar
Que Bráz Cubas teu solo pisou
E nos deu a razão de amar
Esta terra que ele fundou

II
Situada às margens do Rio
Tietê, aos pés do Itapeti
Habitada por gente de brio
Que sorrindo sempre vela por ti.

III
Teu brasão, de teus filhos estampa
A história, heroísmo, os feitos
Bandeirantes que nos deram de herança
Nossa origem, nosso grande conceito

IV
Do trabalho, teu povo é amante
Braços fortes, coragem imorredoura
Te fundiram, nesta gigante
Nesta terra tão encantadora

V
(Estribilho cantado duas vezes)
Por ti, minha Mogi querida
Das Cruzes, o símbolo cristão
Darei a minha própria vida
De todo o meu coração

VI
Foi lutando com fé e amor
Que na guerra teu filho brilhou
E voltou só ferido da dor
Dos irmãos que lá ele deixou

VII
Na Itália, distante Itália
Em Pistóia, bem longe do Anhembi
Recobertos com louros e glórias
Conquistadas por heróis de Mogi.

VIII
O saber, de tua gente é pujança
Tua indústria e lavoura um encanto
Patriotismo é a nossa esperança
Liberdade nosso tema de canto.

IX
Salve! Salve! 1º de setembro
Nobre data em que foste fundada
Te saúdo e cumprimento
Minha terra, sempre sempre amada

X
(Estribilho cantado duas vezes)
Por ti, Minha Mogi querida
Das Cruzes, o símbolo cristão
Darei a minha própria vida
De todo o meu coração [2] [3]

[1] Site oficial do Municipio de Mogi das Cruzes 

[2]

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

[3] Letra em PDF

Colaborador: Dr Domingos Geraldo Sica, agraciado com: “Honra ao Mérito” (1962) da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes e “Cidadão Mogiano” (1951). Do Exército Nacional, no “Dia do Soldado”, em 25 de agosto de 2011, em Taubaté, recebeu das mãos do Gen. Bgd. Eduardo Diniz (Comandante da Aviação do Exército) a medalha de “Colaborador Emérito do Exército” e um diploma assinado pelo Gen. Ex. Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.

Sica é Doutor em Medicina – UNIFESP/EPM e Mestre – UNITAU. Ex-Diretor dos Centros de Ciência da Saúde da UMC e UNICSUL (SP). Ex-Professor USP, UNIFESP, UNITAU, UNICSUL, UMC e UNIMARCO. Ex-Médico: Santa Casa (MC) e dos Hospitais Santa Cruz (SP), Ipiranga (MC), Santana (MC) e Mãe Pobre (MC). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – CRO/SP. Registrado na Especialidade Médica em Traumatologia – AMP/SP

Rua Julio Prestes, 217 – Jardim Esplanada

Mogi das Cruzes

Fones 4799 6108 (cons.)

97601 6296


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Themes