Evento de lançamento do livro “Torpedo – O Terror no Atlântico”

O lançamento do livro Torpedo – O Terror no Atlântico (editora Livre Expressão), que aconteceu na Sede do SINDMAR, no Rio de Janeiro, reuniu liderança sindical marítima, principais autoridades militares e personalidades da Marinha Mercante na noite de 7 de maio. A publicação, que resgata com detalhes a história dos ataques sofridos pelos navios brasileiros da Marinha Mercante na Segunda Guerra Mundial, foi idealizada pelo Oficial Mercante Marcus Vinícius de Lima Arantes. As 285 páginas do livro objetivam claramente perpetuar parte da história brasileira e, também, da Marinha Mercante durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante o lançamento do livro Torpedo – O Terror no Atlântico, que reuniu mais de 130 convidados, o autor contou que toda publicação que leu sobre a época em questão não continha detalhes. “Busquei dar uma visão diferenciada nesse livro, com especificações e origem dos navios, além de detalhes dos ataques por esses sofridos”, contou Marcus Vinícius.
Na noite de autógrafos, o Presidente do SINDMAR, Severino Almeida, elogiou a iniciativa de Marcus Vinícius. “Esse livro tem uma importância enorme não só para as pessoas ligadas à Marinha, mas, também, a todos que se interessam por história”, declarou Severino Almeida. “Hoje vivemos consequência do passado; e é preciso conhecer nosso passado”, explicou o Presidente do SINDMAR.
Presente na solenidade de lançamento do livro, o Segundo Presidente do Sindicato, José Válido, não mediu palavras. “Todos precisam conhecer nossa história. O maior número de vítimas brasileiras na Segunda Guerra Mundial foi da Marinha Mercante. E pouca gente sabe disso”, declarou Válido, que prestigiou à cerimônia de lançamento do livro ao lado dos companheiros de diretoria José Serra (Diretor de Educação e Formação Profissional), Marco Aurélio (Diretor-Procurador) e Odilon Braga (Diretor-Secretário).
Representando os combatentes brasileiros da Marinha Mercante na Segunda Grande Guerra do século XX, o OSM Jorge Alves Pinto, que hoje está com 90 anos, compareceu ao lançamento do livro Torpedo – O Terror no Atlântico. O ex-combatente lembrou os momentos em que tripulava o Bagé, quando a embarcação, que estava na rota Recife-Salvador, foi torpedeada pelo U-185 na costa de Sergipe por voltas das 21h de 31 de julho de 1943. “Na época, tinha 22 anos e era Praticante. Lembro que pude salvar cinco aspirantes do exército que estavam embarcados. As marcas do naufrágio do Bagé ainda estão na memória do Chefe Jap (apelido formado pela sigla com as iniciais de seu nome completo).
Ex-Ministro do governo Fernando Henrique, o Almirante-de-Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira, que também ocupou a Representação Permanente Brasileira na IMO, ressaltou a importância desse livro. “Essa publicação tenta trazer a visão da época para que possamos entender melhor aquela situação. É preciso levar esse conhecimento a todos. Na época da Segunda Grande Guerra, eu era menino, mas lembro da angústia das pessoas que tinham parentes embarcados em navios, que eram traiçoeiramente torpedeados em nossas águas”, lembra o Alte Mauro César, que congratulou o autor Marcus Vinícius. “Quem escreveu esse livro é, acima de tudo, um patriota. Engana-se quem pensa que esse livro é de militar; essa publicação foi feita para os brasileiros”, completou.

O Comandante da Esquadra da Marinha do Brasil, Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira destacou o foco do livro. “As pessoas conhecem mais sobre a Segunda Guerra Mundial no Atlântico pelo lado dos norte-americanos. É preciso resgatar a nossa história. Está na hora de o Brasil reconhecer e agradecer o trabalho feito pela Marinha Mercante, sobretudo naquela época”, declarou Leal Ferreira.

Presente ao lançamento do livro, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, apontou a importância do resgate da história. “Esse livro conta em detalhes o que ocorreu com as vidas humanas e cargas perdidas, além dos desdobramentos disso para a economia nacional da época”, contou.
O Almirante Paulo José Rodrigues de Carvalho disse que “a importância desse resgate da nossa história é grande. O livro resgata a memória e a história”.
Em consonância com o Alte Paulo José, o Presidente do Cento de Capitães da Marinha Mercante, CLC Álvaro Almeida, elogiou a iniciativa da publicação desse livro. “Todos os acontecimentos que priorizam a cultura são muito importantes; ainda mais se relacionados com a nossa Marinha Mercante”, afirmou Álvaro Almeida.
Um dos Práticos mais antigos do país, Fábio Mello Fontes, que coleciona 42 anos de ofício, prestigiou o lançamento do livro. “A grande contribuição desse livro é consolidar a memória de eventos passados, que poderiam ser facilmente esquecidos pelas novas gerações. Esse livro consolida a memória de página importante da história do Brasil”, opinou Fontes.
Mostrando entusiasmado com a publicação do livro Torpedo – O Terror no Atlântico o CLC Francisco Gondar disse que “esse livro resgata não só a história da Marinha Mercante, mas o passado do país que pouca gente conhece. Esse livro irá enriquecer o conhecimento. Todo país precisa de seu passado para se defender no futuro”.
O CLC Jones Soares também destacou o conteúdo do livro. “Resgatar a história da Marinha Mercante, tão cheia de orgulho e brio, é muito importante para mostrarmos para a sociedade brasileira o papel desempenhado pelos nossos homens do mar na época”, declarou Jones.
Consultor Jurídico da CONTTMAF, o OSM Edson Martins Areias elogiou a iniciativa do autor em resgatar e preservar parte importante da história brasileira. “Um povo e uma categoria que não conhece seu passado não tem futuro”, resumiu Areias.
O Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, que recentemente assumiu o Comando do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), também prestigiou o lançamento do livro, acompanhado por alunos da EFOMM.

COMPRE JÁ O SEU EXEMPLAR

286 páginas

R$40 + frete

mv.arantes@hotmail.com

Colaborador: Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante

Fotos: Luciana Aguiar


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Nenhum comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Colaborador do Portal participa de evento no Congresso Nacional | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Você está interessado em saber mais sobre o livro “Torpedo: O Terror no Atlântico“?  Clique aqui, aqui e aqui …

Deixar um comentário

WordPress主题