Espero Que Você Esteja Bem – Aline Elias

espero que esteja bem aline eliasA obra é um romance baseado nas cartas trocadas entre o meu pai e minha mãe de 1943 a 1947 e nos registros de guerra de nosso acervo particular A princípio seria uma obra biográfica da vida de meu pai e quando estava quase no final da biografia decidi escrever o romance.

O material existente, por ser de família e pertencer aos mortos, parecia-me sagrado e por inúmeras vezes desisti da publicação. Felizmente encontrei amigos, pessoas que escutaram, leram, aconselharam, deram incentivo e ferramentas para que conseguisse dar continuidade. O exercício durante o processo da escrita foi o de integrar textos fragmentados que não tinham como objetivo inicial a composição de um livro. No entanto, os textos eram a história, mesmo que algumas vezes de maneira compulsivamente repetitiva e abordando o mesmo tema de vários ângulos diferentes.

O mundo da escrita é sedutor e fiquei absolutamente arrebatada de paixão pela obra. O amor pela minha família fazia com que cumprisse as tarefas diárias, mas as ideias para os capítulos, as palavras, as frases, rondavam dia e noite os meus pensamentos. Escrevi nas noites escuras, na claridade do amanhecer, nas salas de espera, entre casamentos, no lindo nascimento, em viagens, na casa cheia, na casa vazia. Não houve planejamento dos capítulos, os pulos no tempo aconteceram pela imaginação. E cada vez que seguia em frente, esculpindo as palavras, escrevendo e reescrevendo as frases, os personagens saíam do pensamento mágico e criavam vida. Gastei os olhos no processo de revisar, o medo de errar, a mania da perfeição. E depois cortar, eliminar as partes que não fossem relevantes, deletar os detalhes desnecessários.

Quando honrei a história ela tomou força e seguiu o próprio rumo. Durante todo o trabalho senti a benção dos meus ancestrais, as vozes antigas, quase esquecidas, abriram um oásis no meu coração. E a publicação realiza a história, o que não compartilhamos deixa de existir e vira pó. Reverencio os mortos como os indígenas na noite em que eles vestem troncos de madeira com as roupas dos ancestrais.

Convido você para ajudar-me a colocar vestimentas em meus personagens, dançar junto comigo e trazê-los a vida abrindo as páginas desse livro.

O livro “Espero Que Você Esteja Bem” está disponível na Editora Biografia (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1795).

O livro sai a R$19 aos leitores do Portal FEEB, enviando uma mensagem para o email para veradefina@uol.com.br ! Boa leitura!


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Weboy