Entrega de Medalhas da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Valença-RJ)

No dia 19 de Dezembro de 2015 foi realizado na Associação dos Ex-Combatente do Brasil – Seção Valença- RJ, Solenidade de Entrega de Medalhas.

A solenidade teve a finalidade de agraciar com Medalhas e Diplomas colaboradores da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Valença, neste ano que se comemora os 70 anos do FIM da Segunda Guerra Mundial, e logo após uma Confraternização Natalina.

A Solenidade começou com o hino Nacional sendo cantado pelo cantor Nilo Canedo, onde os presentes o seguiram.

A MEDALHA DO JUBILEU DE 70 ANOS DA VITÓRIA INTER-ALIADA NA 2ª GUERRA MUNDIAL, instituída pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil no Rio Grande do Sul e a Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do sul por ocasião dos festejos da efeméride da Vitória Inter-Aliada na segunda Guerra Mundial no ano de seu Jubileu de 70 anos foi outorgada:

– HUMBERTO MURAT, Presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Valença,

– VETERANO  FRANCISCO CONCEIÇÃO LEAL.

– PROFESSOR ME. ROGÉRIO DA SILVA TJÄDER – Grande historiador, que além de divulgar através dos seus livros, suas aulas e palestras a história da Segunda Guerra Mundial e conseqüentemente os feitos dos pracinhas brasileiros.

– PROFESSOR  DR. RAIMUNDO CÉSAR DE OLIVEIRA MATTOS –  Grande historiador e Colaborador atuante de nossa Associação.

A Medalha Jubileu de Ouro da Vitória  foi  instituída pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Rio de Janeiro e é destinada àqueles civis e militares que contribuíram para que a atuação dos Ex-combatentes na Segunda Guerra Mundial seja conhecida na sua plenitude , e que assim possam ser cultivados os seus feitos gloriosos nos campos de Batalha da Itália, no Ar e no Mar, fazendo patrulhamento e comboiamento de navios mercantes. Foi outorgada:

– TEN WALDEY CALIXTO DA SILVA – Encarregado do Museu Militar Plínio Pitaluga.

– DR. JOÃO ALBERTO JOÃO DE CARVALHO – Diretor da Rádio Alternativa Sul que muito colabora divulgando os projetos da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seç&atilde, o Valença, representando por José Alex Ramos.

A Medalha General Plínio Pitaluga,  que foi instituída pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção de Valença e reconhecida pelo código 240- Adt. DCEM 7A – Boletim DGP Nr 029, de 20 de julho de 2005.

A referida insígnia tem por finalidade homenagear o cidadão brasileiro, civil ou militar, por suas virtudes morais e mérito profissional, tornando-o digno representante dos Ex-Combatentes do Brasil de terra, mar e ar, numa forma de eternizar a memória do General Plínio Pitaluga, pelos seus feitos nos campos de batalhas da Itália, pela figura insigne de chefe militar que prestou mais de 40 (quarenta) anos de serviço ao Exército Brasileiro e também aos mais de 30 (trinta) anos à frente do Conselho Nacional das Associações dos Ex-Combatentes do Brasil, mantendo assim, em evidência as glórias da FEB na II Guerra Mundial, maior conflito militar na história da Humanidade.

Os recipiendários da medalha General Plínio Plitaluga foram:

Ex- Combatente EX-COMBATENTE JOAQUIM CÂNDIDO NOGUEIRA, representado pela mãe de seus filhos Isabel César Kelly.

– SRª MARIA ISALETE DE BRITO LEAL,  Filha de Veterano e Fomentadora da Preservação da Memória da FEB, autora do livro “Histórias de um pracinha da Segunda Guerra Mundial – Memórias de meu pai”.

– SR. ALEX DA SILVA CORRÊA – Grande Colaborador, que através da arte e de sua música atrai novos públicos e novos olhares para a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Valença.

– Ten R/2 de Infantaria ANTÔNIO JORGE DE AZEVEDO CLAVERY  – Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército -Petrópolis e – Delegado do CNOR.

– Ten R/2 de Infantaria PAULO CESAR VIEIRA MIRANDA Vice-Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército –Petrópolis.

– Ten R/2 de Infantaria ROBERTO DE OLIVEIRA DIRETOR Secretário da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército –Petrópolis.

– Ten R/2 DE INFANTARIA ALCINDO CAMPOS TEIXEIRA Diretor de Informações da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército –Petrópolis.

– SR. GILBERTO WILSON LIMA MONTEIRO – Ganhador Do 1º Lugar do Varal de Poesias – Categoria A, que não pode estar presente na ocasião da Noite de Declamação, oportunidade onde foi entregue

DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO DO 1º VARAL DE POESIA Categoria A:

– Capitão-de-Longo-Curso da Marinha Mercante Cmte FRANCISCO CÉSAR MONTEIRO GONDAR.

Algumas viúvas, sócias atuantes,  representando assim todas  as viúvas dos Ex-Combatentes do Brasil , foram homenageadas  com o DIPLOMA DE AMIGA DA ASSOCIAÇÃO;

– Maria Cezarina Barbosa Vitorino

– Sebastiana de Assis Oliveira

– Juracy Bastos da Silva.

Apos a entrega das medalhas e diplomas houve sorteio de brindes e vale-brindes doados pelo comércio local, fica registrado aqui nossos agradecimentos às lojas: Floricultura Watanabe, Bazar Barateiro, Studio de Beleza do Fão, Oficina do Cabelo, Instituto de Beleza Françoise Esteine, Sabor do Verão Sorveteria, Paty Modas, Nossas Lojas Brasil, Styllus, Restaurante do Bolão, Boutique Spáccio, Azhu Novidades, Cia do Livro, Belíssima Bijouterias e Acessórios, Nana Banana, Havainas é na Mini-Preço, Dugysa, Casa das Tintas, Boutique Impacttus, Faz-de-Conta, Farmácia São José, Papelaria Freitas, Lojas Abraão, Vale Luz, Papelaria Freitas, Kelvin, Romanela, Ótica Valença, Arte Vale Artesanato, Cinderela,  Mundo das Utilidades, entre sócios e amigos da Associação que fizeram doações para o brilhantismo e alegria do evento.

Durante o Coquetel houve apresentação de Alex Côrrea no violão e convidados, sendo no primeiro momento com Fraga de Medeiros, flauta e violino e em um segundo momento, mais descontraído com o cantor Nilo Canedo.

No gabinete do Presidente estavam expostos os trabalhos dos cursos de crochete com lacre de latinhas e artesanatos das Professoras Beth e Sandra (Filhas do Ex-Combatente Joaquim Ozório Vitorino).

Créditos: Isalete Leal.


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. GERALDO MAGALHÃES SANTOS /

    PROCURO POR MEU PAI VALDIVINO PEREIRA DOS SANTOS,MILITAR,EX COMBATENTE.DEVIDO SEU ESTADO DE SAUDE MENTAL,DESAPARECEU DA CIDADE DE GOV. VALADARES-MG, FOI VISTO POR ULTIMA VEZ EM 1985 NA MESMA CIDADE.DAI NUNCA MAIS SE SOUBE DO PARADEIRO. GOSTARIA MUITO COMO FILHO MAIS NOVO,REENCONTRÁ-LO PARA CUIDAR E TRATAR DE SUA SAÚDE.
    Jose Geraldo Magalhães dos Santos
    (27) 998031020
    geromagal@hotmail.com

Deixar um comentário

WordPress Blog