Dia da Vitória em Belém tem homenagem dos plastimodelistas a FEB

Por André Viana

 

No dia 8 de Maio deste ano, foi realizada A celebração do Dia da Vitória pelos veteranos da Associação de Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira – Regional Pará, localizada na Avenida Governador José Malcher em Belém do Pará.

A reunião contou com a presença de familiares e civis que cultivam o respeito e a memória dos bravos conterrâneos que fizeram parte do esforço nacional na Segunda Guerra Mundial.

A reunião cívica foi marcada pelo patriotismo, com o presidente da associação, Sr. Raimundo Nonato abrindo a sessão convidando os presentes para cantar o Hino Nacional.

Foram relembrados os companheiros que não voltaram, assim como os dias antes, durante e após o retorno e os marcantes momentos no front e junto ao povo italiano que até os dias de hoje tem mais zelo a memória dos Pracinhas do que os próprios brasileiros.

Um dos pontos altos da reunião foi à presença do Grupo de Pesquisa e Plastimodelismo do Pará – GPP-PA.  O porta voz do grupo, o comunicador André Marques de Almeida Viana acompanhado pelos modelistas Antônio e Andrey, foi convidado a tomar à palavra, realizando um emocionado discurso onde não faltaram homenagens e citações a bravura dos pracinhas na guerra.

Ao final da homenagem, os membros do GPP-PA ofertaram aos veteranos um diploma assinado por todos os integrantes com as seguintes palavras:

8 de Maio de 2010

Através deste, o Grupo de Pesquisa e Plastimodelismo do Pará – GPP-PA, homenageia os veteranos da Força Expedicionária Brasileira – FEB, por sua honra e coragem demonstradas em solo europeu frente ao nazi-facismo.

Em memória aos 65 anos da Vitória Aliada.

Aqui, nosso orgulho e gratidão a nossos heróis.

A homenagem foi muito emocionante e recebida com sincera gratidão pelo Sr. Nonato e seus companheiros que levantaram-se e retribuíram a honraria com um caloroso abraço nos integrantes do GPP-PA.


A homenagem foi muito emocionante e recebida com sincera gratidão pelo Sr. Nonato e seus companheiros que se levantaram e retribuíram a honraria com um caloroso abraço nos integrantes do GPP-PA.

O Grupo que esteve presente por convite da associação foi uma grande honra. Até porque alguns membros do GPP-PA são sobrinhos e netos de veteranos da FEB. Nas palavras de André Viana, estar junto de nossos veteranos não é apenas uma honra como um dever cívico e de prestígio e preservação da memória de homens simples que vieram de todas as classes da sociedade brasileira e que atravessaram o mar para enfrentar uma das mais poderosas forças do mal que a humanidade viu andar sobre a terra.

André anda justificou a sua participação do evento e do GPP-PA com as seguintes palavras:

Leio sobre a Segunda Guerra desde criança. Sempre achava os soldados americanos e britânicos heroicos. Mas quando descobri que lutamos na guerra me aprofundei na história da FEB e hoje tenho um orgulho especial por ser brasileiro. Fomos para lá mal preparados, mas demos o melhor de nós. E o esforço e a coragem dos pracinhas para mim são a expressão clara do que é ser um verdadeiro brasileiro. Eu me sinto feliz de hoje estar aqui homenageando heróis de verdade. Heróis brasileiros.

Aos paraenses que desejam conhecer a associação local, por sinal a única ainda existente em toda a região norte, ela encontra-se aberta as segundas, terças e quintas no horário da manhã.

E o lema dos pracinhas paraenses, é lembrado e honrado por várias das associações de ex-combatentes em todo Brasil: Até o último homem!

.

Colaboração: André Viana

andreadvman@hotmail.com

andremarquesviana78@gmail.com


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. Caramba moro em belém, sou neto de Pracinha e não soube desse acontecimento!!! não acredito… =/

  2. sidnei farias dos santos /

    moro no interior do estado passei muitas veses pela sede da associaçao dos ex combatente gostaria de visitar a

    ssociação,pela adiração por esses bravos conbatentes hora e gloria a feb

  3. gosto da história da segunda guerra e me orgulho de nossos brasileiros q lutaram contra os nazistas e fascistas europeus…sou cabloco da amazônia com orgulho e presto minhas homenagens aos cablocos da amazônia que lutaram com bravura e orgulho contra os nazi-fasci na confiança de nossa bandeira e nosso povo brasileiro.

  4. Amanda Souza /

    Gostaria de saber como era o nome do navio que saiu de Belém com os soldados.

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes