Casa da FEB divulga relatório de atividades em seu intercâmbio na Rússia

comitiva brasil

A convite do Consulado da Federação da Rússia no Rio de Janeiro e do Comitê Russo de Veteranos de Guerra, uma comitiva formada por integrantes da ANVFEB, AECB-BR, SOAMAR-RIO e SOAMAR-BR, visitou Moscou e Vladimir em Maio de 2019. A comitiva brasileira reconhece o empenho dos amigos e colegas durante o intercâmbio, deixando registrado os agradecimentos da Comitiva pelas gestões que permitiram a realização da viagem, ao Exmo Sr Sergey Akopov (Embaixador da Federação da Rússia), Vladimir Tokmakov (Cônsul Geral no Rio), ao Dr Breno Amorim (Presidente da ANVFEB) e equipe da Casa da FEB e Dr José Antônio de Souza Batista (Presidente da SOAMAR-RIO).

Aliados estes fundamentais para a realização da missão, que vem sendo cumprida há cerca de 3 anos, desde a primeira visita em Novembro de 2017, seguindo-se a visita do Cel Vladimir Bednov ao Brasil no Dia da Vitória em 2018, tendo em 2019 se incorporado a SOAMAR-Brasil, pelo seu presidente Dr Cesar Krieger.

A Comitiva estava composta por:

Prof. Israel Blajberg, 1º Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e 1º. Diretor de Divulgação da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR-RIO);

Ex Combatente Ten Reformado da Marinha Brasileira, Melchisedech Afonso de Carvalho (Secretário Geral da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil e Presidente do Conselho Deliberativo da SOAMAR-RIO – Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro);

Dra Carmen Glória de Moraes Medros de Carvalho (Diretora da SOAMAR-RIO -Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro);

Cineasta Daniel Mata Roque (2º Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e 2º Diretor de Divulgação da Sociedade dos Amigos da Marinha, SOAMAR-RIO);

Dr. César Amorim Krieger, Presidente da SOAMAR-Brasil (Sociedade Amigos da Marinha do Brasil);

Enga. Raquel Cassol Krieger (SOAMAR / Florianópolis);

Dr. Marco Aurélio Ramos Krieger (Procurador Legislativo e Professor de História – IFSC aposentado – e SOAMAR / Florianópolis).

Cada integrante pagou sua própria passagem aérea Rio-Moscou-Rio. A comitiva ficou hospedada no Hotel President, por especial gentileza da Organização Russa de Veteranos, a qual, juntamente com a Embaixada do Brasil e a Aditância de Defesa apoiaram a comitiva na organização do programa e acompanhamento constante ao longo das atividades, abrangendo transportes, recepção de chegada e saida, e interpretação simultânea, pelo que deixamos aqui consignado o agradecimento da Comitiva ao Sr Alexander Mikhailovich Kovalev e Cel Av Vladimir Sergeevich Bednov, respectivamente Presidente e Coordenador da União Internacional de Organizações Publicas “Comitê de Veteranos de Guerras”, ao Exmo Sr Embaixador Tovar da Silva Nunes e Ilmo Sr. Adido de Defesa, Cel Av Decio Augusto Maruci, Adjunto T Cel Gustavo Luiz de Lima Correia e Auxiliar SO João Batista Junior.

Terça 7 de maio – Chegada da Comitiva e instalação no hotel

Quarta 8 de maio – Pela manhã, Assinatura do Protocolo de Intenções entre as organizações de veteranos do Brasil e Rússia

Na véspera da comemoração do Dia da Vitória, no Museu Central da Grande Guerra Patriótica em Moscou, foi assinado o Protocolo de Intenções entre as organizações de veteranos do Brasil e Rússia. Por ordem de adesão, celebraram o Protocolo as seguintes entidades:

União Internacional de Organizações Públicas “Comitê de Veteranos de Guerra” (Rússia), Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro), Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio) e Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil (SOAMAR-Brasil).

O Instrumento contratual tem por objetivo a Cooperação e Intercâmbio Técnico-Científico, Cultural e Humanitária com vistas ao desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para estreitar laços históricos e culturais para maior divulgação sobre a participação do Brasil e da Rússia na II Guerra Mundial, incluindo organização de sessões solenes e palestras sobre a 2ª Guerra Mundial e Grande Guerra Patriótica;

Estavam presentes diversas autoridades, entre as quais o Embaixador do Brasil na Federação da Rússia, Dr Tovar da Silva Nunes, Diretor do Departamento da América Latina do Ministério Das Relações Exteriores da Rússia; Sr Aleksandr Balientinovich Schetinin, veteranos, Diretores da União Internacional de Organizações Públicas e Comitê de Veteranos De Guerra, oficiais, familiares, funcionarios do Museu, destacando-se o Vice-Diretor e a Coordenadora do Departamento de Relações Internacionais Sra Anastasia Aleksandrovna Kretova.

Veja também: Acadêmica russa é admitida na Academia de História Militar como Sócia Correspondente, Brasil e Rússia assinam Protocolo de Intenções entre as organizações de veteranos e Casa da FEB apresenta obras em intercâmbio na Argentina e Rússia

O Cerimonial e montagem do evento ficou a cargo da Aditância de Defesa, e além da assinatura do protocolo, o evento contou com lançamento de livros, mini-expo sobre a participação do Brasil na 2ª. Guerra Mundial, palavras das autoridades presentes e exibição de filmes e fotografias.

Foram agraciadas na ocasião diversas Entidades e personalidades russas e brasileiras, com medalhas das duas nações, e entregue uma Placa e Moção do Vereador Leonel Brizola Neto para o neto do Marechal Vassili Ivanovitch Chuikov, Sr. Nikolai Vladimirovich Chuikov, In Memoriam do seu avô, Marechal da União Soviética e Comandante do 62º Exercito Soviético, Defensor de Stalingrado e duas vezes declarado Herói da União Soviética. O Sr Nikolai Chuikov fez entrega à Comitiva de uma granada contendo terra de Stalingrado, e de um livro.

Os integrantes da Comitiva e autoridades foram tambem agraciados com a Medalha “Na Luta contra o Nazi-fascismo Estivemos Juntos”, cunhada especialmente para a ocasião da assinatura do Protocolo, emitida pelo “Comitê de Veteranos de Guerras”.

Foram distribuídos livros e publicações, bem como lembranças diversas das organizações nacionais signatárias do Protocolo, como panóplias e peças da ANVFEB, AssExCmbBR, SOAMAR-RIO, SOAMAR-BRASIL e documentação alusiva a FEB (Mapa-Roteiro das Operações da FEB na Itália, livros, pins, DVD Estrela de David no Cruzeiro do Sul, folhetos da Casa da FEB, IGHMB, CEPHIMEX, MNM2GM e papers sobre O Papel do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O rico intercâmbio lançou o material de divulgação do CCSM, como o livro “As Bruxas da Noite – As aviadoras soviéticas na Segunda Guerra Mundial”, uma obra do Cel Historiador Carlos Daroz (CEPHIMEX), com a ilustre presença da Veterana Galina Pavlovna Brok-Beltsova (a última das aviadoras vivas, do Regimento de Bombardeio Noturno “Bruxas da Noite”).

O evento também contou com o lançamento das obras “Práticas e representações fotográficas do Serviço de Saúde brasileiro na II Guerra Mundial” (organizado por Daniel Mata Roque, Alexandre Oliveira, Margarida Bernardes e Israel Blajberg) e “55 Anos da ANVFEB – 1963 – 2018” (organizado por Israel Blajberg e Daniel Mata Roque).

Quinta 09 de maio – Pela manhã, Parada da Vitória, e à tarde Participação no desfile do Regimento Imortal na Praça Vermelha, com as bandeiras da FEB e do Brasil e cartazes com fotos de veteranos da FEB.

O Veterano Melchisedech Afonso de Carvalho e Sra assistiram a Parada da Vitória na parte da manhã, da tribuna da Praça Vermelha, cujo acesso era privativo dos portadores de convites especiais para a ocasião. Os demais integrantes da comitiva não assistiram à Parada por falta dos mencionados convites.

À tarde parte da comitiva participou do Desfile do Regimento Imortal na Praça Vermelha, portando cartazes com retratos de integrantes da FEB, e bandeiras do Brasil, da FEB e da SOAMAR-RIO. Os demais integrantes desistiram devido à demora e dificuldade de acesso ao local.

10 a  12 de Maio

comitiva brasil1Programa Cultural, incluindo Visitas a pontos históricos e monumentos, Kremlin, Bolshoi, Parque da Vitoria na Grande Guerra Patriótica e Museus.

13 de maio

O Embaixador do Brasil Tovar da Silva Nunes recebeu a Comitiva e Autoridades para cerimônia alusiva à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial,às 11:00, na Embaixada do Brasil em Moscou, Bolshaia Nikitskaia, n54.

Estavam presentes o Sr Aleksandr Balientinovich Schetinin, Diretor do Departamento da América Latina do Ministério Das Relações Exteriores da Rússia, Sr Alexander Mikhailovich Kovalev e Cel Av Vladimir Sergeevich Bednov, respectivamente Presidente e Coordenador da União Internacional de Organizações Publicas “Comitê de Veteranos de Guerras, integrantes do Corpo Diplomatico e funcionarios da Embaixada, Adido de Defesa Cel Av Decio Augusto Maruci e demais integrantes.

Foram agraciados o Exmo Sr Embaixador e integrantes do Corpo Diplomatico com as medalhas Marechal Mascarenhas de Moraes e Mérito FEBiano, concedidas pela ANVFEB, e Jubileu de Ouro da Vitória, concedida pela Ass Ex-Cmb BR. Na ocasião a Profa. Dra. LIUDMILA SEMENOVNA OKUNEVA foi admitida no grau de SÓCIA CORRESPONDENTE DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL – AHIMTB/RIO.

A Profa. Okuneva foi saudadade pelo Presidente da Academia, Prof. Israel Blajberg, recebendo o Medalhão, Diploma e Distintivo da Academia. Encerrando o evento, foi exibido um trecho do documentário “GRAZIE SOLDATI”, seguindo-se um brinde em homenagem aos veteranos.

Em seguida a comitiva deslocou-se para a MGIMO – Universidade Estatal de Relações Internacionais, onde foi realizada uma apresentação em português para cerca de 40 alunos e professores das áreas de Relações Internacionais, Economia Internacional, Direito Internacional, Jornalismo Internacional, Gestão Internacional.

Estavam presentes entre outros os professores Nicolay Ivanov, Chefe da Cátedra de Português, Maria Khvan, Vice-Chefe, Liudmilla Okuneva (autora de traballho em russo sobre a FEB publicada na Revista da Academia Sovietica de Ciencias), tendo sido distribuidos materiais e documentação sobre o Brasil na 2ª. Guerra Mundial e de lembranças da Casa da FEB e SOAMAR-BRASIL.

Inicialmente o Ex-Cmb Ten MB Melchisedech Afonso de Carvalho, discorreu sobre sua vivência embarcado em navios da Marinha durante a guerra no litoral brasilero, fazendo a escolta e proteção de comboios, seguindo-se o Prof. Israel Blajberg que fez uma apresentação sobre o Brasil na 2ª. GM.

Foram entregues ao Departamento de Lingua Portuguesa diversos materiais, livros, pins, DVD Estrela de David no Cruzeiro do Sul, folhetos da Casa da FEB, IGHMB, CEPHIMEX, MNM2GM, papers do Prof Israel Blajberg sobre o Brasil na 2ª. GM. À noite a comitiva embarcou por via ferroviária para a cidade de Vladimir, a cerca de 200km de Moscou.

14 de maio

A Comitiva visitou a cidade histórica de Suzdal, e a noite participou de cerimônia de homenagem a veteranos brasileiros e russos no Centro Cultural da cidade, quando ocorreu troca de medalhas e lembranças, bem como a entrega de mudas de cedro com os nomes dos integrantes da comitiva, a serem plantadas em um bosque como recordação da visita à cidade.

O Grupo de Pesquisa Histórica da cidade ofereceu a Comitiva uma pá original da época da 2ª. GM utilizada na desativação de minas terrestres, encontrada em escavações na cidade de Smolensk.

15 de maio – Embarque de retorno ao Brasil.

A comitiva embarcou de volta ao Brasil no dia 15 de maio, entretanto o Veterano Melchisedec sentiu-se mal, tendo a equipe medica recomendado sua internação, com diagnóstico de pneumonia. Após receber alta, retornou ao Rio de Janeiro em 23 de maio, acompanhado de sua esposa Dra Carmen.

Cabe ressaltar que a viagem teve extensiva cobertura da imprensa russa, com matérias exibidas na TV BRICS e no Canal 1, de grande relevância na mídia local. Ao finalizar este relatório, renovamos agradecimentos as Autoridades Brasileiras e Russas que possibilitaram a realização desta missão, acima mencionadas.

Rio de Janeiro, 24 de maio de 2019.

Prof. Israel Blajberg

Chefe da Comitiva


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme