Casa da FEB comemora 72 Anos do Desembarque da Força Expedicionária Brasileira na Itália

Os 72 Anos do Desembarque da Força Expedicionária Brasileira na Italia foram comemorados hoje 21 de julho na Casa da FEB. Em 16 jul 1944, ha exatos 72 anos desembarcaram em Nápoles os primeiros soldados dos 25 mil que o Brasil mandou para ajudar a derrotar o nazifascismo na 2ª. Guerra Mundial.
 
Foram também comemorados os 53 Anos de Fundação da ANVFEB (16-7-1963) e os 40 Anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB (16-7-1976). Estavam presentes os Veteranos Rosenthal, Maximo, Candinho e Osias e diversos representantes civis e militares,entre os quais o Vice Alte Jose CArlos Mathias, Diretor do Patrimônio Historico e Documentação da Marinha, Desembargador Egas Moniz de Aragão Daquer, Diretor Juridico do CNOR, Cel Denilson Santos Leitão, Sub-Diretor da Diretoria do Patrimônio Historico e Cultural do Exercito, Cel Arthur, Secretario da Ordem dos Velhos Artilheiros, CMG Roland Melo, Presidente da AFAC, Association Francaise des Ancien Combattants, CLC Francisco Gondar VP do CCMM – Centro de Capitaes da Marinha Mercante, CMG Guilherme, Cmt do Gpt FNRJ, Dr José Antônio Azevedo, Diretor da SOAMAR-RIO, Amigos da MArinha, e demais Diretores, Cel Claudio Skora Rosty, representante do Diretor do CEPHIMEX, Gen Bergo, e demais Pesquisadores Associados, TC Fabio Batouli, Cmt do 21º. GAC, TC Claudio, Diretor do MNM2GM, Sr Artem Fomin, Chefe do Protocolo, Representante do Consul da Russia, Maj GArruth, Sub-Cmt do Museu Miitar Conde de Linhares, Maj Fernando Procópio dos Santos, Representante do Comandante do 1º. G Av Ca, TC Gonçalves, CC Claudio Abrantes, Representante do Comandante do 1º. DN Alte Leonardo Puntel, Tem Gabriel, Rpresentante do Cmt do BEsCom, Tem Jorge Silva, Representante do Gen Ramos, Cmt da 1ª. DE, Tem Sergio Monteiro, Presidente do CNOR, Tem Ricardo, Presidente da AORE-RJ e demais Diretores, Dr Edson Schttini, representante do Presidente da ADESG, Prof. Gustavo Heck, Tem Sergio Capella, Diretor do CVMARJ, Vet FN Jurandir Soares, AVCFN e TRANSRUF, entre outros.
 
Após o toque de presença de ex-combatente e o Hino Nacional Brasileiro, o Presidente Dr Breno Amorim apresentou sua tocante crônica inspirada na data de hoje, do desembarque do 1º escalão de nossos soldados na Itália, no distante, porém inesquecível, 16 de julho de 1944, sob o titulo CRONICA DE UM EMBARQUE, 70 ANOS DEPOIS.
 
Em seguida o 2º Vice-presidente da ANVFEB, Prof Israel Blajberg apresentou o novo projeto da Casa da FEB, o CCOMN – Conselho dos Comandantes das OMs Nacionais da 2ª. Guerra Mundial, após o que ocorreu a imposição da “Medalha Marechal Mascarenhas de Morais”, ao Dr. Antonio Seixas, Srs Marco Antonio Tronca, Marcelo Peixoto, e Maj PMRS Jorge Emerson Ribas de Lima, da “Medalha do Mérito Febiano” ao Dr. Alexandre Fortes Costa, e da “Medalha do Sesquicentenário de Retomada de Uruguaiana” ao Veterano Israel Rosenthal, Dr Breno Amorim, Tem Sergio Monteiro, Prof Israel Blajberg e Cel Herbert Seixas Duarte.
 
Os homenageados Dr. Antonio Seixas e Dr. Alexandre Fortes Costa apresentaram explanação sobre os trabalhos jurídicos e institucionais que ambos promoveram, com a ajuda de sócios e dirigentes da ANVFEB, na defesa da ação judicial que ameaçava o futuro da Casa da FEB, e que culminou com o decreto estadual de tombamento histórico da nossa sede e do acervo histórico da Associação.
 
O Sr. Marcos Tronca realizou uma apresentação sobre o trabalho civico que o INSTITUTO DE HISTÓRIA E TRADIÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL realiza com sucesso, «Projeto FEB nas Escolas», pela Liga da Defesa Nacional (RS).
 
Como é tradição, foram cantadas as duas primeiras estrofes e o refrão da “Canção do Expedicionário”, seguindo-se o Minuto de Silencio homenageando os Veteranos da FEB falecidos. Um coquetel de confraternização no Salão de Eventos do 2º andar encerou as atividades, com o PARABÉNS e corte do bolo de aniversário da ANVFEB.
Texto: Prof Israel Blajberg – ASCOM / CFEB
Fotos: Ivanoe e ASCOM CFEB
 
Patrocínio:
CHGRUPO
Espaços Corporativos com Tecnologia e Inovação
 
Créditos: Assessoria de Comunicação Social – Casa da FEB Casa da Força Expedicionária Brasileira
Prof. Israel Blajberg

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Maria Aparecida Telles de Barros /

    Como é bom resgatar coisas boas do passado desses heróis incluindo meu avô, não está mais entre nós. Cuidou bravamente dos feridos no combate na 2¤ grande Guerra Mundial “Itamar José Jacinto Soares” Sandro Costa tem memorizado cada detalhe, com excelência e dedicação.

  2. ANA MARIA GOMES DE ALMEIDA /

    PARABÉNS. APRENDI MUITO.
    VIVO NO RIO – CAPITAL E GOstaria de saber sobre meu tio, DILON GOMES DA SILVA – meu tio mais querido e ter alguma foto dele na Itália,
    Tinha algumas na família, mas se perderam, ele esta sepultado no Mausoléu da FEB – no Rio.
    Ele foi como soldado, mas foi promovido a CABO ( SÓ SEI ISSO- vi uma uma foto mandada por ele da Itália, mas a família dele perdeu.
    S. Queria apenas de lembrança, uma foto dele na Itália.SEI QUE A VIÚVA DELE, JÁ BEM IDOSA, RECEBE PENSÃO DESDE QUE ELE FALECEU, HÁ UNS 8 OU 9 ANOS. ELE ERA DO RIO DE JANEIRO E EMBARCOU NO RIO DE JANEIRO. ( EU ACHO ) .Ele 1rimeiro foi sepultado com as Honras da FEB no Cemitério de Inhaúma ( RJ) e mais tarde soube que seus restos mortais estão no MAUSOlÉU DA FEB, no Cemitério São Francisco Xavier- ( no CAJÚ – RJ).

    Atenciosamente, ANA MAria.

    DADOS PESSOAIS DELE:
    NOME: DILON GOMES DA SILVA,
    Nascido em 30/03/1918 na cidade de Portella- ( RJ )
    Nome da viúva : AìDA MARTINGIL DA SILVA.
    Como saber mais dados sobre ele ? Podem me ajudar ?

Deixar um comentário

Weboy