Brasil na II Guerra é tema de “rock pesado” da banda Sabaton

Por Helton Costa

Autor dos livros Uma vez na Itália” e “Confissões do Front: soldados do Mato Grosso do Sul na II Guerra Mundial”

A banda sueca Sabaton, conhecida pelo som que mistura rock (power metal) pesado com letras de fatos históricos mundiais, principalmente a II Guerra Mundial, homenageará o Brasil em uma de suas canções do próximo trabalho “Heroes”. A música “Smoking Snacks” foi a forma que o pessoal do Sabaton encontrou de lembrar que o Brasil também lutou contra o nazi-fascismo no maior conflito do século XX.

Sabaton

Na versão que vazou na Internet, a música fala sobre três heróis que não se rendem, o que é entendido pelos fãs da banda como uma alusão aos soldados brasileiros: Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Rodrigues de Souza e Geraldo Baêta da Cruz, que após uma ação de combate se desgarraram de seu grupo e acabaram dando de frente com uma unidade alemã.

Lutaram até a última bala e não se renderam. Foram mortos pelos inimigos, que após o combate colocaram uma cruz perto dos túmulos dos três com a inscrição: Drei Brasilianische helden (três heróis brasileiros). A história é verdadeira e documentada entre os vários atos de bravura dos soldados nacionais naquela campanha.

O nome da música “Smoking Snakes” (Cobras Fumando), também confirma a idéia de homenagear os soldados, já que o brasão brasileiro que eles ostentavam no ombro era exatamente uma cobra com um cachimbo na boca.

Confira abaixo a canção Smoking Snakes da banda Sabaton no albúm Heroes

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

Dos fãs

Para compor a letra, a sugestão foi de fãs brasileiros, um deles, o professor de História, Derek Destito Vertino, que mora em Socorro, no interior paulista e que curte o som da banda. Segundo Derek, ele entrou em contato com o pessoal do Sabaton ainda na época do Orkut e esse ano houve uma resposta positiva do roqueiros. “Estou feliz que você aprecie as músicas do Sabaton, espero que possamos entrar em turnê ao Brasil em breve. E obrigado pela ideia, vai demorar um pouco antes de gravar um novo álbum, mas eu vou guardar seu e-mail”, respondeu, o baixista Pär Sundström.

Agora, em 2014, ano que lembra os 70 anos de embarque da Força Expedicionária Brasileira – FEB, para a Itália, veio a surpresa: uma música em homenagem aos Pracinhas e a inserção da bandeira brasileira na capa alternativa do disco, junto às bandeiras aliadas.

Na Internet

O trabalho dos suecos entrará no mercado no dia 16 de maio, quando será lançado oficialmente. A faixa em homenagem ao Brasil é a terceira. As gravações ocorreram nos estúdios da “The Abyss”, na cidade de Pärlby, na Suécia. O Sabaton trabalha com temas históricos desde 1999, quando a banda foi fundada. Este será o sétimo álbum dos músicos.

FEB

A FEB foi o contingente brasileiro de 25 mil soldados que o Brasil enviou em 1944 como parte da Força Aliada que combatia tropas de Hitler e Mussolini na II Guerra Mundial. O front dos brasileiros esteve no norte da Itália até maio de 1945, quando o conflito teve fim.

Durante sua ação na Itália, a FEB fez 20.573 prisioneiros, teve 457 mortos (13 oficiais e 444 praças), sofreu 35 prisioneiros, 1.577 feridos em combate, 487 acidentados em ação de combate e 658 acidentados fora das linhas de combate.

 

Conheça o Site Oficial

Baixe o APP do Sabaton no Google Play


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. Lembrando que o primeiro contato e iniciativa foi do Eder Jacomino

  2. Reginaldo /

    Excelente!

  3. Rodrigues /

    Prezados, saberiam me informar onde há documentação disponível sobre os três soldados representados na letra da música? Busco material a respeito, mas mesmo em livros tem sido difícil achar menção, exceto no livro do João Barone. Obrigado.

  4. Smoking “snacks” foi foda hahaha hahaha! É smoking snakes!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Confira a letra da canção Smoking Snakes – Sabaton | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - […] os artigos Brasil na II Guerra é tema de “rock pesado” da banda Sabaton e Smoking Snakes – Uma homenagem …

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes