Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Ceará

Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Ceará,
ANVFEB – CE. A Associação Nacional de Veteranos da FEB nasceu com a denominação de Clube dos Veteranos da Campanha da Itália, em 16 de julho de 1963,congregando-se em seu seio combatentes das Forças Armadas Brasileiras.
Em virtude de no inicio haver muita mistura, inclusive com elementos nocivos a Pátria, o Exmo. Senhor Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, resolveu modificar os seus estatutos mudando inclusive a denominação, passando a ser chamada de Associação dos Veteranos da FEB e mais posteriormente Associação nacional dos Veteranos da FEB com duração ilimitada, de jurisdição nacional, sem fins lucrativos, limitando o direito de associar-se apenas veteranos da FEB e do 1º Grupo de Caça da FAB. A sede central da entidade esta localizada no Rio de Janeiro, á rua das Marrecas, nº 35, Lapa, a qual estão as Seções Regionais do Brasil.

A Regional de Fortaleza foi fundada a 23 de setembro de 1974. O primeiro presidente foi José Francisco Cadete; inicialmente com um grupo de 39 Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de caça da Força, a associação dos Veteranos da FEB, foi ampliando o seu quadro social arregimentando um total de 213 ex-pracinhas que aqui no Ceara, continuaram lutando, não contra o nazi-facismo, mas contra o indiferentismo daqueles brasileiros, que no poder negam a concessão dos direitos que merecem, os jovens patriotas do Brasil, que em 1944/45, ofereceram as suas vidas, nos campos ensangüentados do”Front” italiano, em defesa da sua pátria e da liberdade dos povos.

ANVFEB propõe-se a colaborar com as entidades congêneres, no desempenho das tarefas relacionadas com a causa dos expedicionários, fieis aos princípios em defesa da paz, com liberdade conforme recomenda a Federação Mundial dos ANTIGOS Combatentes, cujos princípios também são incorporados, bem como a defesa dos postulados democráticos e das liberdades fundamentais estabelecidas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, adotada pela Organização das Nações Unidas que sintetiza a causa pela qual lutamos na Segunda Guerra Mundial.

A real finalidade da entidade é cultivar o espírito fraternal e a solidariedade humana entre os associados; prolongar através dos descendentes de seus associados o”espírito febiano”; reviver em todas as oportunidades, conferências e publicações os episódios ligados a historia da Campanha da Itália; organizar e manter um museu especializado, sobre a Campanha da Itália; comemorar datas gloriosas do Brasil particularmente da campanha da Itália;reverenciar os mortos em guerra; manter os laços de relações fraternais e camaradagem entre todos os veteranos nacionais e estrangeiros e suas associações e finalmente ajudar dentro do possível todos os seus associados em suas mais permanentes necessidades, sugerir, estimular e participar em medidas de amparo aos Veteranos e seus herdeiros.

Colaborador:
CAP EB: GUSTAVO AUGUSTO
PRESIDENTE DA ANVFEB-CE


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

20 comentários

  1. Derek Destito Vertino /

    Cap Gustavo, Humilde e Simpático :D

  2. isalete leal /

    Parabéns ao Cap Gustavo, presidente da ANVFEB-CE, pela reportagem apresentada. Demostrando um carinho muito especial aos Ex-Combatentes da Segunda Guerra Mundial.

  3. 22° Encontro Nacional de Veteranos da FEB em Jaraguá do Sul-SC. Inscrições pelo site: http://cultura.jaraguadosul.com.br
    Gentileza repassaràos membros da ANVFEB da região. Agradecemos e boas vindas. Agradeço.
    Secretário Executivo da SR Jaraguá do Sul-SC.
    Contato: (47)3371-6757 com Viviane financeiro@epistemeeventos.com.br

  4. Já temos um banner de tamanho “considerável” no Portal sobre este evento.

  5. Preciso que o Ten. Gustavo – Presidente da ANVFEB Seção Regional de Fortaleza entre por gentileza em contato urgente com a gente para que possamos lhe passar informações sobre o 22° Encontro Nacional de Veteranos da FEB. Perdi o endereço eletrônico do PM Franklin que sempre entrava em contato com nossa Seção Regional e parece que está agora no Rio. Aguardamos nesse endereço: ivokretzer@netuno.com.br

  6. VEUDACY GUTERRES CAVALCANTE /

    PRESADO CAP. GUSTAVO,
    PARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO NA ANVFEB-CEARÁ. HOMENS COMO V.SIA. DIGNIFICAM AS FORÇAS ARMADAS E A HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL. SEMPRE AVANTE!

    VEUDACY GUTERRES CAVALCANTE – MAJOR QOS PMMA
    ( OFTALMOLOGISTA) PRESIDENTE DA JUNTA MILITAR DE SAÚDE DA PM DO MARANHÃO – NOVO TEMPO 2 BLOCO SIRIGUELA APT 203 COHAFUMA SÃO LUIS – MA CEP 65-074845

  7. zilfa Gomes Braz Andrekowisk /

    prezados senhores, sou de Campo Grande MS e conheci um veterano de guerra vivendo na miseria.Tem em torno de 93 anos. Comecei a pesquisar no google e encontrei este espaco.Solicito a quem receber se e possivel saber se esse senhor teria alguma ajuda do exercito para seus tratamentos de saude. Nao tem filhos e a irma que cuida dele ja tem 80 anos. Sao muito simples e necessitados, mas se eles tiverem algum direito vou atras para ajuda-los. A
    guardo um contato. Atenciosamente,Zilfa

  8. Logo entraremos em contato com alguma informação.

  9. GERALDO GOMES DOS SANTOS /

    Meu paí de NOME: Manoel Gomes dos Santos, serviu como pracinha
    no periodo de 1944/45,no 10 G.O de Fortaleza, na segunda guerra.
    Gostaria, de saber imformações MILITARES do mesmo.
    Ele já é FALECIDO.
    Lembro-me que o mesmo comentava que também serviu no Amazonas.
    Agradeço antecipadamente qualquer imformação a respeito do MEU
    Velho.
    Estranho é que tentamos com a 10, Região militar e não tivemos
    sucesso.

  10. raimjundo feitosa /

    Solicito alteraçoes do conbatente

    Eliezer çonçalves da silva

    grato raimundo feitosa

  11. antonio miguel araujo lima /

    geraldo rodrigues de oliveira,eis combatente feb ainda esta vivo mande ele entra encotato sou subrinho dele no ceara .gostei muinto obriggado.

  12. antonio miguel araujo lima /

    nome dos eis combatente do ceara estao vivo ?

  13. Solicito informar enderço e telefone em Fortaleza, para que Eu possa fazer uma visita.
    Peço também informar dia e horário para atendimento.
    Cordialmente,
    Wagner.

  14. gostaria que alguem pudesse me ajudar a pesquisar sobre a lista de sobreviventes do paquete Baependi, navio que ao ser torpedeado por submarino alemao, validou a entrada do Brasil na segunda guerra mundial, acredito conhecer um sobrevivente desse navio e tambem foi um expedicionario.

  15. José Roberto Waldeck Pedroso e Silva /

    Sou casado com a filha de um ex combatente da FEB. Procuro o nome dele, nos ´´sobreviventes“ Pracinhas da tomada de MONTE CASTELO e não encontro. Percorri todas os principais sites, e , nada.Relação dos mortos são encontrados com facilidade, e os sobreviventes?> Jorge Gouvêa,filho de Manoel Gouvêa e Arminda …Gouvêa- Lúcia de Souza Gouvêa (filha) Brasília DF (61) 9668 2620 / 8580 9879- Vivo e Oi

  16. Bruno Pessoa Villela /

    Para os interessados, trabalho com o levantamento histórico dos ex-combatentes. Estou a disposição para levantamento de histórico militar e demais documentos para os interessados, sem custas. Os interessados entrar em contato com
    Bruno Villela
    pessoaevillela@hotmail.com

  17. Lucas Viana Nogueira /

    Tenho um parente que é veterano, o nome dele é Cassiano(o único nome que eu sei dele). Ele mora no Paraná , mas é natural do Ceará. Alguém conhece ele ?

  18. Lucas Viana Nogueira /

    O museu fica mais ou menos na a. da universidade ? Se for, eu irei visitar.

  19. Lucas Viana Nogueira /

    Por favor , respondam a minha pergunta , preciso saber algo mais sobre o meu tio-avô.

  20. Lucas Viana Nogueira /

    Sou do município de Trairi/CE, e descobri que na localidade do mesmo município,a um veterano brasileiro. Ele era o chamado soldado da borracha, que ia para a Amazônia para retirar o material para fazer a borracha. Ele também é meu tio-avô.

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes