Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Ceará,
ANVFEB – CE. A Associação Nacional de Veteranos da FEB nasceu com a denominação de Clube dos Veteranos da Campanha da Itália, em 16 de julho de 1963,congregando-se em seu seio combatentes das Forças Armadas Brasileiras.
Em virtude de no inicio haver muita mistura, inclusive com elementos nocivos a Pátria, o Exmo. Senhor Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, resolveu modificar os seus estatutos mudando inclusive a denominação, passando a ser chamada de Associação dos Veteranos da FEB e mais posteriormente Associação nacional dos Veteranos da FEB com duração ilimitada, de jurisdição nacional, sem fins lucrativos, limitando o direito de associar-se apenas veteranos da FEB e do 1º Grupo de Caça da FAB. A sede central da entidade esta localizada no Rio de Janeiro, á rua das Marrecas, nº 35, Lapa, a qual estão as Seções Regionais do Brasil.
A Regional de Fortaleza foi fundada a 23 de setembro de 1974. O primeiro presidente foi José Francisco Cadete; inicialmente com um grupo de 39 Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de caça da Força, a associação dos Veteranos da FEB, foi ampliando o seu quadro social arregimentando um total de 213 ex-pracinhas que aqui no Ceara, continuaram lutando, não contra o nazi-facismo, mas contra o indiferentismo daqueles brasileiros, que no poder negam a concessão dos direitos que merecem, os jovens patriotas do Brasil, que em 1944/45, ofereceram as suas vidas, nos campos ensangüentados do”Front” italiano, em defesa da sua pátria e da liberdade dos povos.
ANVFEB propõe-se a colaborar com as entidades congêneres, no desempenho das tarefas relacionadas com a causa dos expedicionários, fieis aos princípios em defesa da paz, com liberdade conforme recomenda a Federação Mundial dos ANTIGOS Combatentes, cujos princípios também são incorporados, bem como a defesa dos postulados democráticos e das liberdades fundamentais estabelecidas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, adotada pela Organização das Nações Unidas que sintetiza a causa pela qual lutamos na Segunda Guerra Mundial.
A real finalidade da entidade é cultivar o espírito fraternal e a solidariedade humana entre os associados; prolongar através dos descendentes de seus associados o”espírito febiano”; reviver em todas as oportunidades, conferências e publicações os episódios ligados a historia da Campanha da Itália; organizar e manter um museu especializado, sobre a Campanha da Itália; comemorar datas gloriosas do Brasil particularmente da campanha da Itália;reverenciar os mortos em guerra; manter os laços de relações fraternais e camaradagem entre todos os veteranos nacionais e estrangeiros e suas associações e finalmente ajudar dentro do possível todos os seus associados em suas mais permanentes necessidades, sugerir, estimular e participar em medidas de amparo aos Veteranos e seus herdeiros.
Colaborador:
CAP EB: GUSTAVO AUGUSTO
PRESIDENTE DA ANVFEB-CE
Cap Gustavo, Humilde e Simpático
Parabéns ao Cap Gustavo, presidente da ANVFEB-CE, pela reportagem apresentada. Demostrando um carinho muito especial aos Ex-Combatentes da Segunda Guerra Mundial.
22° Encontro Nacional de Veteranos da FEB em Jaraguá do Sul-SC. Inscrições pelo site: http://cultura.jaraguadosul.com.br
Gentileza repassaràos membros da ANVFEB da região. Agradecemos e boas vindas. Agradeço.
Secretário Executivo da SR Jaraguá do Sul-SC.
Contato: (47)3371-6757 com Viviane financeiro@epistemeeventos.com.br
Já temos um banner de tamanho “considerável” no Portal sobre este evento.
Preciso que o Ten. Gustavo – Presidente da ANVFEB Seção Regional de Fortaleza entre por gentileza em contato urgente com a gente para que possamos lhe passar informações sobre o 22° Encontro Nacional de Veteranos da FEB. Perdi o endereço eletrônico do PM Franklin que sempre entrava em contato com nossa Seção Regional e parece que está agora no Rio. Aguardamos nesse endereço: ivokretzer@netuno.com.br
PRESADO CAP. GUSTAVO,
PARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO NA ANVFEB-CEARÁ. HOMENS COMO V.SIA. DIGNIFICAM AS FORÇAS ARMADAS E A HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL. SEMPRE AVANTE!
VEUDACY GUTERRES CAVALCANTE – MAJOR QOS PMMA
( OFTALMOLOGISTA) PRESIDENTE DA JUNTA MILITAR DE SAÚDE DA PM DO MARANHÃO – NOVO TEMPO 2 BLOCO SIRIGUELA APT 203 COHAFUMA SÃO LUIS – MA CEP 65-074845
prezados senhores, sou de Campo Grande MS e conheci um veterano de guerra vivendo na miseria.Tem em torno de 93 anos. Comecei a pesquisar no google e encontrei este espaco.Solicito a quem receber se e possivel saber se esse senhor teria alguma ajuda do exercito para seus tratamentos de saude. Nao tem filhos e a irma que cuida dele ja tem 80 anos. Sao muito simples e necessitados, mas se eles tiverem algum direito vou atras para ajuda-los. A
guardo um contato. Atenciosamente,Zilfa
Logo entraremos em contato com alguma informação.
Meu paí de NOME: Manoel Gomes dos Santos, serviu como pracinha
no periodo de 1944/45,no 10 G.O de Fortaleza, na segunda guerra.
Gostaria, de saber imformações MILITARES do mesmo.
Ele já é FALECIDO.
Lembro-me que o mesmo comentava que também serviu no Amazonas.
Agradeço antecipadamente qualquer imformação a respeito do MEU
Velho.
Estranho é que tentamos com a 10, Região militar e não tivemos
sucesso.
Solicito alteraçoes do conbatente
Eliezer çonçalves da silva
grato raimundo feitosa
geraldo rodrigues de oliveira,eis combatente feb ainda esta vivo mande ele entra encotato sou subrinho dele no ceara .gostei muinto obriggado.
nome dos eis combatente do ceara estao vivo ?
Solicito informar enderço e telefone em Fortaleza, para que Eu possa fazer uma visita.
Peço também informar dia e horário para atendimento.
Cordialmente,
Wagner.
gostaria que alguem pudesse me ajudar a pesquisar sobre a lista de sobreviventes do paquete Baependi, navio que ao ser torpedeado por submarino alemao, validou a entrada do Brasil na segunda guerra mundial, acredito conhecer um sobrevivente desse navio e tambem foi um expedicionario.
Sou casado com a filha de um ex combatente da FEB. Procuro o nome dele, nos ´´sobreviventes“ Pracinhas da tomada de MONTE CASTELO e não encontro. Percorri todas os principais sites, e , nada.Relação dos mortos são encontrados com facilidade, e os sobreviventes?> Jorge Gouvêa,filho de Manoel Gouvêa e Arminda …Gouvêa- Lúcia de Souza Gouvêa (filha) Brasília DF (61) 9668 2620 / 8580 9879- Vivo e Oi
Para os interessados, trabalho com o levantamento histórico dos ex-combatentes. Estou a disposição para levantamento de histórico militar e demais documentos para os interessados, sem custas. Os interessados entrar em contato com
Bruno Villela
pessoaevillela@hotmail.com
Tenho um parente que é veterano, o nome dele é Cassiano(o único nome que eu sei dele). Ele mora no Paraná , mas é natural do Ceará. Alguém conhece ele ?
O museu fica mais ou menos na a. da universidade ? Se for, eu irei visitar.
Por favor , respondam a minha pergunta , preciso saber algo mais sobre o meu tio-avô.
Sou do município de Trairi/CE, e descobri que na localidade do mesmo município,a um veterano brasileiro. Ele era o chamado soldado da borracha, que ia para a Amazônia para retirar o material para fazer a borracha. Ele também é meu tio-avô.
SOU NETA DE EX COMBATENTE E SEU NOME LAURENTINO DE MORAES.GOSTARIA DE INFORMACOES ,POIS MINHA MÃE Q É SUA FILHA NÃO O CONHECEU E PARA NOS ISS0 É MUITO IMPORTANTE SABER DE SUAS ORIGENS. OBG.
Sou filho do ex combatente e ele participou da segunda guerra na Italia, gostaria de saber mais sobre ele ja que ele faleceu em 10 de abril de l977.
No aguardo Jose Ximenes Melo
o nome de é Manoel Benjamim Martins Melo
Sou filho do ex combatente e ele participou da segunda guerra na Italia,o nome dele é Manoel Benjamim Martins Melo gostaria de saber mais sobre ele ja que ele faleceu em 10 de abril de l977.
No aguardo Jose Ximenes Melo
Peço a todos que obsequio visitem o pequeno acervo do museu da ANVFEB, localizado no antigo 10º GAC, na Av Borges de MElo, hoje AQUARTELAMENTO GENERAL TIBURCIO, pois existem pesquisas, que poderão ajuda-los.
Obrigado
Aten; GUSTAVO – Cap
Olá.
Há algum banco de dados onde eu possa verificar o nome dos cearenses foram à guerra?
Grato.
Tiago Moura
OLÁ BOM DIA, GOSTARIA DE SABER AONDE FICA A SEDE DA FEB EM FORTALEZA E SE OUTRAS PESSOAS PODE SE ASSOCIAR. GRATO E FICO NO AGUARDO DA RESPOSTA.
Boa noite amigos(as) eu gostaria de receber por e-mail a relação dos ex combatentes ainda vivos da 2a guerra mundial apenas do estado do Ceará com os respectivos conratos e/ou ennder
Boa noite amigos(as) eu gostaria de receber por e-mail a relação dos ex comba tentes ainda vivos da 2a guerra mundial do estado do Ceará com seus respectivos co tato e/ ou endereços. GRATO
Senhores, boa noite.
Caso queiram se aprofundar mais sobre a História de nossos pracinhas cearenses, lancei um Livro sobre a epopeia da participação do CEARÁ na II Guerra Mundial.
Permaneço a disposição.
Fico muito grato, sou militar da Marinha do Brasil e queria participar da historia desses herois.
Gostaria de receber endereço da Associação, em Fortaleza.
Bom…dia tive o prazer de conhecer..um herói de guerra… Sobrevivente do itagibe que foi torpedeado pelo submarino alemão… resgatado pelo Pará..que foi torpedeado quando salvava os sobreviventes do itagibe…de deste número foram salvos 3 …que pôsteriomente foram para Itália…e retornaram…vivos… gostaria de ver a relação dos sobreviventes…se possível.. grato…
Gostaria de saber notícias do ex-combatente FEB Francisco pessoa Sales
Grato
Parabéns por esse trabalho tão importante