74 Anos do Desembarque da FEB na Itália comemorados na Casa da FEB

Os 74 Anos do Desembarque da Força Expedicionaria Brasileira na Itália foram comemorados hoje 19 de julho na Casa da FEB.
 
Em 16 jul 1944, há exatos 74 anos desembarcaram em Nápoles os primeiros 5 mil soldados do 1º de cinco escalões, totalizando 25 mil que o Brasil mandou para ajudar a derrotar o nazifascismo na 2ª. Guerra Mundial.
 
Foram tambám comemorados os 55 Anos de Fundação da ANVFEB (16-7-1963) e os 42 Anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB (16-7-1976), com a presença do Presidente Ernesto Geisel, quando centenas de veteranos formaram ao longo da Rua das Marrecas.
 
Hoje, apenas um veterano pôde se fazer presente, o Presidente de Honra do Conselho Deliberativo, Ten Dr Israel Rosenthal, 97 anos bem vividos, que veio acompanhado de seu neto, o jovem arquiteto e colaborador da Casa da FEB Marcos Rosenthal Jochimek.
 
Inúmeros sócios, diretores, conselheiros, amigos da Casa da FEB, professores e estudantes de Historia, reencenadores, lotaram totalmente o auditorio, entre os quais o General de Divisão Ryiuzo Ikeda, Diretor do Patrimonio Historico e Cultural do Exercito, Desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, da ADESG, Desembargador Egas Moniz de Aragão Daquer, Diretor Juridico do CNOR, CMG Roland Melo, Presidente da AFAC, Association Francaise des Ancien Combattants, Consul Igor Golubev, Representante do Consul Geral da Russia, Cel Luis Mauro Ferreira Gomes, Presidente da ABD, TC Fontoura, representando o Comando do CML, TC Museologa da FAB Sahara Burity Fernandez Cyrino, Chefe do Arquivo Permanente do CENDOC, TC R/1 FAB Vilma J. de Oliviera, Dr Pedro Calmon Filho, Dir Presidente PCFA Associados, Fatima Inhan, ANVFEB/JF, Margarida Rocha Bernardes, da ESG, Adalberto Marques de Oliveira, Diretor da AORE-RJ, Ten Sergio Capella, Presidente do CVMARJ, diretores e integrantes, Cel Roberto Mascarenhas, Neto do eterno comandante da FEB Marechal Mascarenhas, CMG MNF ROLAND JEAN JACQUES MELO, PRESIDENT DE L’ASSOCIATION FRANÇAISE DES ANCIENS COMBATTANTS R.J. EX-COMBATENTES FRANCESES NO BRASIL, Wellington Corlet dos Santos – Cel R-1 Vice Presidente ANVFEB MS, DR. WALTER LABANCA ARANTES – Presidente da Associação da ORDEM NACIONAL DO MÉRITO DA FRANÇA NO BRASIL, Cel Paulo Cesar Monteiro Cabrita, da BIBLIEX, Capitão Felipe Pereira Barbosa, OFICIAL DE logística e inteligência do 2o RCG, Representando o TC Cav QEMA PAULO UBIRAJARA MENDES – Comandante do 2º RCG – “Regimento Andrade Neves”, TC Andre Dias, da RP/CML, Prof Guilherme Pereira – Diretor do IGHMB, Músico Joao BARONE, escritor e reencenador da FEB, Jornalista Luiz Coelho, Diretor da Folha Militar, TC Maristela da Silva Ferreira, Gerente do Corpo de Pesquisadores Associados e Secretária da Seção de Pesquisas Históricas, representando Gen Marcio Tadeu Betega Bergo, Chefe do CEPHIMEX, TC Dent PMERJ Luis Mariano, diretor do Grupo de Pesquisa Historica Duque de Caxias, e integrantes, Major Rodrigo Fontes de Araujo, do CCOPAB, Profa. Vera Figueiredo, da SOAMAR-RIO, Eng Flavio Miguez, da Academia Ncional de Engenharia e Conselheiro e ex-Presidente dos Antigos Alunos da Politécnica, que fez uma doação de objetos de época da FEB ao Museu, Prof. Alexander Zhebit, da UFRJ e Instituto Cultural Brasil Russia Mihail Lermontov, Prof. Dra. Aleksandra Sliwowska Bartsch, representando Veterano PL Ignacy Felczak Presidente da Diretoria Nacional da SPK, Cap Paulo NOVAES – Of Com Soc EsIE, CT Sergio Filho, representando Vice Alte Jose CArlos Mathias, Diretor do Patrimonio Historico e Documentação da MArinha, Alberto Gomes Filho, Presidente da AVFAB-RJ, Sylvio Ernesto Cocchiarella Filho, Presidente da Ass ExCmb BR, e representação da Maçonaria., Alvaro Pazquel, Historiador e Pesquisador de Heráldica Aeronáutica, e muitos outros convidados.
 
Após o toque de presença de ex-combatente e o Hino Nacional Brasileiro, o Presidente Dr Breno Amorim apresentou o XXX Encontro Nacional dos Veteranos da FEB, a ser realizado no Rio de Janeiro de 28 nov a 02 dez 2018.
 
Em seguida o 1º Vice-presidente da ANVFEB, Prof Israel Blajberg , falou sobre a importância do 16 de Julho, pois comemora tres eventos marcantes, o desembarque do 1º. Escalão da FEB na Itália, a criação da ANVFEB, e a inauguração do prédio da Casa da FEB, todos no 16 de julho, ressaltando que hoje a Casa da FEB tem seu futuro garantido, com o decreto estadual de tombamento histórico da nossa sede e do acervo histórico da Associação.
 
A COBRA CONTINUA FUMANDO!
 
O Cel Roberto Mascarenhas, neto do Marechal Mascarenhas, Comandante da FEB, discorreu sobre o valor do soldado brasileiro, recordando passagens alusivas da historia da FEB, vivenciadas pelos entao Capitao Meira Mattos e General Mascarenhas.
 
Na ocasião, foi procedida a imposição da “Medalha Marechal Mascarenhas de Morais”, as seguintes personalidades:
 
Helena Ramos (2° Tenente-Enfermeira da FEB, concessão post mortem recebida por seu primo, Dr. Olímpio Mata), Coronel Júlio (comandante do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana), Capitão Perantoni (Forte Imbuí), Capitão Castricini (21 GAC), Sra. Maria Isalete Leal (Associação dos Ex-Combarentes do Brasil – Seção Volta Redonda) e Sr. Alfredo Duarte Santos (Sociedade MMDC).
 
Como é tradição, foram cantadas as duas primeiras estrofes e o refrão da “Canção do Expedicionário”, seguindo-se o Minuto de Silencio homenageando os Veteranos da FEB falecidos. Um coquetel de confraternização no Salão de Eventos do 2º andar e a inauguração da Exposição A FAB na 2ª. GM, gentilmente montada pelo CENDOC reuniu os presentes em confraternização, com o PARABENS e corte do bolo de aniversário da ANVFEB.
 
Foi lançado tambem o livro “ANVFEB: 1963-2018 – 55 anos de lutas e memórias” por Israel Blajberg e Daniel Mata Roque (orgs), sendo oferecido aos presentes um exemplar em CD (e-book – livro eletrônico). Os interessados poderão baixar o livro gratuitamente no Clube dos Autores, ou adquirir a versão impressa. O e-book em pdf pode ser baixado tambem nas paginas da Casa da FEB e IGHMB (casadafeb.com e ighmb.org.br).
 
Texto Prof Israel Blajberg
Fotos: Daniel Mata Roque
- ASCOM / CFEB
 
Patrocinio:
CH GRUPO / TECNOLACH
Espaços Corporativos com Tecnologia e Inovação

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Alvaro Pazquel /

    Boa noite, amigos(as).
    Foi muito importante o evento realizado na Casa da FEB, no último dia 19, quando todos que a ele compareceram, puderam vivenciar um momento único de reverência a fatos históricos para a preservação da memória de fatos e feitos dos nossos Bravos Guerreiros – os nossos Pracinhas brasileiros.
    É uma pena que fatos e eventos como este, não recebam sequer uma linha nos noticiários, triste é o país que não dá o devido valor histórico aos seus feitos, principalmente quando envolve uma grande parcela da representação do povo brasileiro, na figura de cada Militar que tomou parte na Campanha da Segunda Guerra Mundial quer do Soldado ao General, souberam bem representar a Nação brasileira no ideal da liberdade mundial da tirania Nazifascista, nos legando um mundo livre, onde hoje podemos viver e reverênciar esses homens que deram o seu sangue por um ideal nunca antes alcançado. Esses são os nossos verdadeiros Heróis da Nação brasileira, que deram seus filhos e maridos para lutarem a princípio uma Guerra que não era nossa, porém, após o ultraje dos ataques aos nossos navios seifando vidas preciosas, não nos restando outra saída a não ser responder com a mesma fúria a esses ultrajes.
    Fomos, lutamos e vencemos, apesar de todas as dificuldades, mais deixamos registrado no livro da humanidade, uma página de glória e exemplo de como o povo brasileiro sabe superar e muito as dificuldades.
    Um VIVA! A cada Soldade brasileiro tombado nos Campos de Batalhas e a todos os Militares de terra, mar e ar, que nela estiveram envolvidos.
    Cabe a cada um de nós, não deixarmos que a chama desta história se apague.
    “A Cobra Fumou e continua a Fumar!”

Deixar um comentário

Weboy