12º Encontro FEBiano – A Marinha Mercante na 2ª Guerra Mundial

Realizou-se na quinta 31 maio 2012 – 14h 30 min, com a palestra do Capitão-de-Longo-Curso Francisco GONDAR, VP do Clube dos Capitães da Marinha Mercante, sobre A Marinha Mercante na 2ª. Guerra Mundial, seguindo-se Confraternização no Salão Nobre. O Gen Marcio Rosendo de Melo, Presidente da Direção Central da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, abriu os trabalhos, seguindo-se a execução do Toque de Presença de Ex Combatente e do canto do Hino Nacional Brasileiro.

Em seguida, o Comte Roland MELO, Presidente da Associação Francesa de Antigos Combatentes – Seção Rio de Janeiro, formalizou a admissão, como Sócios Honorários da AFAC, do Presidente Gen Marcio Rosendo de Melo e do Vice Presidente do CD, Ten Israel Rosenthal.

O professor Israel Blajberg, diretor de relações públicas da Casa da FEB e coordenador do Ciclo de Encontros Febianos 2012, fez a leitura do Currículo Vitae do palestrante, FRANCISCO CESAR MONTEIRO GONDAR, Capitão-de-Longo-Curso da Marinha Mercante, com 37 anos de vida no mar, na Empresa Brasileira Aliança, dos quais 25 em função de Comando, sendo primeiro  Vice-Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante desde 2006, Juiz Suplente do Tribunal Marítimo e Palestrante do CIAGA/CIABA em Colégios da rede publica e privada sobre a participação do Brasil  e sua  Marinha Mercante  na Segunda Guerra  mundial. Possui o Curso Política e Estratégia Marítima – CPEM – Escola de Guerra Naval, 2000. Conta com mais de 2.400.000 milhas marítimas navegadas,  em 8.850 dias embarcados. Recebeu diversas CONDECORAÇÕES, entre as quais o MERITO TAMANDARÉ, MERITO NAVAL NO GRAU DE OFICIAL, MEDALHA DA VITORIA e DISTINTIVO DE COMODORO DA MARINHA MERCANTE.

No encerramento os presentes entoaram as duas primeiras estrofes e o refrão da “Canção de Expedicionário”, letra do príncipe dos poetas brasileiros Guilherme de Almeida e a música de Spártaco Rossi, e ao final foi prestada a tradicional homenagem a todos companheiros Veteranos da FEB já falecidos, com alguns momentos de reflexão e silêncio.

Editor do Boletim Informativo e Diretor de Relações Públicas

Prof. Israel Blajberg – Socio Especial          [  iblaj@telecom.uff.br  ]



COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Weboy