125 anos de criação do Clube Militar

Posse da Diretoria eleita para o biênio 2012/2014 – Palavras do Presidente

Agradeço aos prezados Chefes, às senhoras e senhores que aqui compareceram, prestigiando e abrilhantando este ato solene.

As primeiras palavras, nesta solenidade em que toma posse a diretoria eleita para um segundo biênio, são de agradecimento e reconhecimento pela confiança demonstrada por expressivo número de nossos associados, no Brasil inteiro, que nos autoriza a continuar gerindo este patrimônio brasileiro, o Clube Militar, que hoje completa 125 anos de sua criação com uma invejável contribuição à história deste País.

Há dois anos, tivemos a felicidade de formar uma diretoria de competentes e dedicados camaradas, os vice-presidentes, diretores e assessores, que facilitaram o cumprimento das diretrizes da Presidência, planejando, racionalizando, inovando na busca de atuais sistemas de gestão, o que permitiu a execução de várias atividades dentro da realidade orçamentária. Essa mesma diretoria continuará pelo próximo período até 2014.

Não me esqueço de nossos queridos e valorosos funcionários de todos os segmentos, que demonstram carinho pelo Clube e ajudam na manutenção das nossas sedes: Central (edifício Duque de Caxias e edifício Marechal Deodoro), Esportiva da Lagoa e Praiana de Cabo Frio.

É importante, também, salientar que as administrações anteriores aplainaram a nossa caminhada no biênio ora encerrado.

O irrestrito e incondicional apoio dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, presentes na fiscalização, orientação e, mesmo, aconselhando em difíceis questões ou em soluções para o fiel cumprimento de nosso Estatuto e na observância dos Regimento e Regulamento internos, indica uma total harmonia entre os poderes constituídos do Clube Militar.

Em todas as situações, a integração com os coirmãos d´Armas, do Clube Naval e de Aeronáutica, tem sido mantida e deverá ser plenamente entendido que, juntos, somos mais fortes e multiplicadores de nossos objetivos comuns.
O futuro está presente. No passado já distante, diferente da atualidade, praticamente todos os jovens oficiais se filiavam ao Clube.
Hoje, pela continuação do Projeto Novos Camaradas iniciado em gestões anteriores, estamos com um ingresso razoável de cadetes e tenentes a formar o contingente de novas gerações para condução futura dos destinos da Casa da República.

Uma administração do Clube que busca ser atuante tem compromissos importantes com nossos associados espalhados pelos estados da federação e se manifesta através de atividades sociais, culturais, esportivas e também no acompanhando da conjuntura nacional e seus desdobramentos nos diversos campos do poder, particularmente no campo militar, ouvindo os desejos e aspirações da classe, hoje vivendo momentos difíceis decorrentes da má remuneração, do estado de obsolescência de parte de nosso valioso material de emprego militar e de pressões de toda ordem que visam abrir antigas feridas que dizem respeito a fatos que já foram julgados e anistiados.

Apesar de tudo isso, as Forças Armadas se mantêm no topo das Instituições que desfrutam da confiança e confiabilidade da população brasileira, decorrente dos compromissos com a democracia e com a ética, dedicação ao serviço, disciplina e respeito aos Chefes Militares, os únicos que podem e devem falar em nome das respectivas Forças.

Para finalizar, dirijo-me mais uma vez aos sócios, agradecido e respeitosamente, com a certeza de sua confiança e apoio que serão de extrema necessidade para a condução do nosso querido Clube Militar.

Muito obrigado.

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2012 – General-de-Exército Renato Cesar Tibau da Costa – 125 anos de criação do Clube Militar

Colaborador: Diretor da Revista do Clube Militar


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes