A Força Expedicionária Brasileira na Bandeira de Mogi das Cruzes

Minha relação com a FEB, teve como alvo principal, o reconhecimento de sua importância no Brasil contemporâneo e, render-lhe o merecido reconhecimento, homenageando-a.

Em julho de 1956 foi nomeada uma comissão de vereadores na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para proceder os estudos necessários afim de elaborar Projeto de Lei, instituindo a Bandeira do Município, bem como sua regulamentação.
Foi indicado o Prof. Dr. Paulo Lopes da Silva, Professor Catedrático de História do Instituto de Educação Washington Luis (IEWL), de nossa cidade, especialista em heráldica, para orientar os trabalhos dentro de conhecimentos unicamente heráldicos.
Foi lançado um concurso entre alunos dos Cursos Clássico e Científico do IEWL com 151 trabalhos apresentados.
Uns dos itens:

“COMO FATO MAIS RECENTE, A PARTICIPAÇÃO DE “PRACINHAS” MOGIANOS NA ÚLTIMA GRANDE GUERRA ; AQUI CABENDO UM REALCE TODO ESPECIAL, POIS, MOGI DAS CRUZES, PROPORCIONALMENTE, FOI A CIDADE QUE MAIS ENVIOU SOLDADOS, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL”

O vencedor foi o trabalho apresentado pelo sr. Domingos Geraldo Sica, então no 3o. ano Científico e, com 18 anos de idade. Hoje, com 74 anos e meio. Obs.: foram mais de 400 “pracinhas”. Portanto a Força Expedicionária Brasileira está homenageada na BANDEIRA DE MOGI DAS CRUZES.

É a única bandeira, no Brasil, que rende êsse tipo de homenagem.
Recebi da Câmara Municipal os títulos de “Honra ao Mérito” (1962) e “Cidadão Mogiano” (1951).
Do Exército Nacional, no “Dia do Soldado”, em 25 de agosto de 2011, em Taubaté, recebi das mãos do Gen. Bgd. Eduardo Diniz (Comandante da Aviação do Exército) a medalha de “Colaborador Emérito do Exército” e um diploma assinado pelo Gen. Ex. Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.

Saudações.
Geraldo Sica*

*Domingos Geraldo Sica é Doutor em Medicina – UNIFESP/EPM e Mestre – UNITAU. Ex-Diretor dos Centros de Ciência da Saúde da UMC e UNICSUL (SP). Ex-Professor USP, UNIFESP, UNITAU, UNICSUL, UMC e UNIMARCO. Ex-Médico: Santa Casa (MC) e dos Hospitais Santa Cruz (SP), Ipiranga (MC), Santana (MC) e Mãe Pobre (MC). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – CRO/SP. Registrado na Especialidade Médica em Traumatologia – AMP/SP

Rua Julio Prestes, 217 – Jardim Esplanada

Mogi das Cruzes

Fones 4799 6108 (cons.)

97601 6296 (cel.)


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

3 comentários

  1. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Foi uma grande surpresa tomar conhecimento dessa homenagem. Mogi das Cruzes deu um exemplo valoroso ao destacar o feito heroico de nossos rapazes e moças ao atravessarem o Atlântico para defender a democracia. Parabéns ao Domingos Geraldo Sica juntamente com os mentores de tal iniciativa.

  2. tania duarte /

    gratificante encontrar dr.geraldo sica como mentor de tal iniciativa. a importancia dele para a cidade é de se ter orgulho. um homem integro, um professor doutor dos mais brilhantes que não deixa duvidas do seu amor pelo paiz e pela sua querida mogi das cruzes parabens .

  3. Carlos Lopes /

    Redundância falar a respeito de sua inteligência e dignidade. É muito gratificante comentar junto a outras pessoas que foi meu sogro que idealizou esta bandeira.
    Parabéns.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dr Domingos Geraldo Sica, autor da bandeira de Mogi das Cruzes | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] mais sobre Mogi das Cruzes e sua ligação com a Força Expedicionária Brasileira: Aqui, aqui e aqui COMPARTILHE ESSE …

Deixar um comentário

WordPress Themes