XXIII Encontro Nacional dos Veteranos da FEB

Porto Alegre  –  15 a 19 nov 2011

A cobra continua fumando….  os mais novos estavam na casa dos 80, o mais antigo tinha 96 anos – Major Ruy Fonseca de Juiz de Fora-MG, mas a idade nao foi obstáculo para que 57 veteranos acompanhados de 134 familiares e amigos se reunissem mais uma vez. Orgulhosos portavam suas comendas, algumas com os corações em púrpura da Medalha Sangue do Brasil.

De Norte a Sul convergiram, das Seções Regionais da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Belo Horizonte, Brasília, Brusque-SC, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Itajai-SC, Juiz de Fora – MG, Natal, Rio de Janeiro, Salvador, São Bernardo do Campo-SP, Santa Rosa-RS, São Goncalo-RJ, São Luis e São Paulo, pois a FEB recrutou soldados de todo o Brasil, gerando tantas Regionais, hoje estando já extintas cerca de metade delas.

Da Itália vieram os Srs  Mario Pereira – Guardião do Monumento Militar Votivo Brasileiro de Pistoia, Giovanni Sula – Comunna de Montese e o Prof. Fabrizio Gilberna – estudiosos da FEB.

A abertura no auditório do GBOEx contou com a presença do Comandante Militar do Sul, Gen Ex Carlos Bolívar Goellner e do Comandante da 3ª. Região Militar, Gen Div Roberto Fantoni Saurin, seguindo-se um almoço de confraternização no Regimento Osório – 3º. Regimento de Cavalaria de Guarda – mais antiga unidade do Exercito Brasileiro, remontando a 1737 (Dragões do Rio Grande),  mais tarde comandado pelo próprio Marechal Manoel Luiz Osório,  Patrono da Nobre Arma Ligeira.

Na noite seguinte, a Fanfarra da Unidade comandada pelo Regento ST Carlos Alberto encantou os presentes com um rico repertorio,  no Circulo Militar.

Na sexta-feira, diante do Monumento ao Expedicionário em frente ao Casarão da Várzea (CMPA), no Parque da Redenção, realizou-se a formatura, com honras militares, entrega de medalhas, e pronunciamentos.

Um almoço típico com espetáculo regionalista no Galpão Crioulo e o jantar de encerramento no Grêmio Expedicionário Geraldo Santana coroaram mais este encontro de veteranos.

Sábado e domingo foram dedicados aos paasseios em Caxias do Sul e Gramado, com participação na formatura do Dia da Bandeira no Grupo Conde de Caxias ( 3 G Can A Ae).

Foram dias belíssimos e de merecida homenagem aos ex-combatentes, já antecipando os eventos de 2012,  quando recordaremos os 70 anos da brutal agressão do Eixo nazi-fascista ao nosso pais, com a perda de centenas de preciosas vidas brasileiras no mar, e a conseqüente entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Israel Blajberg  –  Diretor de RP

Casa da FEB – RIO

anvfeb@uol.com.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

5 comentários

  1. vedendo tutti questi pracinhas ancora in salute e sempre presenti ,fà molto piacere e danno la carica, ha noi italiani, di ricordarli quando e possibile,per fare fumare il cobra qui da noi.ho visto Mario e Giovanni nelle foto,loro sono i nostri ambasciatori.cordiali saluti fracesco putorti

  2. Gostaria de ter ido, sou neto de ex-pracinha. Pena que não foi divulgado. Moro em Santa Rosa, RS.

  3. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Compareci e muito orgulho senti ao ver esses homens/heróis da Pátria amada Brasil. Esse ano a Convenção será em Juiz de Fora mas tb teremos na Itália.

  4. ola! gostaria muito de ter comparecido, sou um grande adimirador da FED e gostaria muito de poder comversar com um veterano. Se alguém puder me informar quando e conde será o proximo encontro, ficaria mto satisfeito. Obrigado!!! deixo meu email caso alguem me faça esse favor!Obrigado!!! ritchelly_borges@hotmail.com

  5. BOA TARDE FICO MUITO FELIZ MEU PAI VETERANO DA FEB
    O NOME DELE BRAZ JOSE DE OLIVEIRA COM 94 ANOS AINDA CONTAVAS SUAS HISTORIAS PARA FILHOS NETOS BISNETOS
    OBRIGADA TOLEDO PR.///

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes