Vibrante Encontro dos Veteranos Brasileiros no RJ

Com a II Festa Nacional do Pracinha,  foi encerrado sábado 29 nov 2014 no Clube Militar da Lagoa mais um Encontro Nacional dos Veteranos da FEB – Força Expedicionaria Brasileira. Foi um dia de muita alegria com os veteranos, familiares, sócios e amigos da Casa da FEB lotando as dependências do Clube, onde houve exibições de bandas, coral, almoço, exposição, e muita confraternização entre os cerca de 200 participantes do encontro, dos quais em torno de 30 eram veteranos.

Com as delegações retornando aos seus Estados, fica a saudade, e a esperança de no próximo ano todos se encontrarem novamente, desta vez em Santa Rosa – RS, conforme decidido na Reunião dos Presidentes das Regionais da ANVFEB, realizada na quarta 26 sob a coordenação do General de Divisão MARCIO ROSENDO DE MELO, Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB.

Em Santa Rosa há 5 veteranos, e muitos familiares e amigos da FEB. A Regional desenvolve diversas atividades, sendo Presidente o Major Wladimir Ribas, atual Comandante do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (4º BPAF) da Brigada Militar. Santa Rosa fica ao norte do Rio Grande do Sul, próximo a fronteira com a Argentina, sendo conhecida como o “Berço Nacional da Soja”.

Na quinta 27 no Monumento dos Pracinhas ocorreu uma aposição floral no túmulo do Soldado Desconhecido, seguindo-se palavras do Ten Cel Rego Barros, Diretor do MNMSGM, do Sr Mario Pereira, Administrador do Monumento Militar Votivo de Pistóia, e do Capelão do Comando Militar do Leste. Compareceram diversas autoridades, entre as quais o General de Divisão JOSÉ CARLOS DOS SANTOS, Vice Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Após o almoço no Clube Militar, houve uma visita ao Museu da PE.

Na sexta 28 os participantes foram recebidos no Museu Militar Conde de Linhares, com a presença do General AJAX e do Diretor Cel Brum, com apresentação das Bandeiras Históricas, aposição de medalhas, seguindo-se visita e almoço. A tarde ocorreu a visita ao Museu Historico do Exercito e Forte Copacabana.

 

VETERANOS SE ENCONTRAM
Um encontro que aguardou 70 anos para acontecer. Eles eram jovens, um tenente medico, e outro soldado padioleiro, ambos do 1º. Batalhão de Saude. Dr Carlos Henrique Bessa, 95, apenas neste ano se incorporou ao quadro social da ANVFEB, e tem realizado vários levantamentos para escrever a história da sua participação na guerra, para legar aos filhos e netos.
Suas pesquisas o levaram a Itália, onde esteve há alguns meses.
Através da Profa. Carmem Rigoni chegou ao veterano Modesto Mariano de Brito, de Curitiba, com quem trocou ideias durante o almoço no MMCL.
Dr Bessa e mais 3 colegas se formaram pela Faculdade de Medicina de Niterói, tendo embarcado logo em seguida para a Itália.
Fica o registro e a esperança de que algum leitor possa indicar ouros veteranos do 1º. BS para novos encontros.
Prof. Israel Blajberg 
Assessoria de Com Social – Casa da FEB
Edição finalizada em 30 nov 2014 as 14 h

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Favor enviar mis saludos respectuosos al Dr. Carlos Bessa , de parte de Vignes , de Essilor , Varilux.
    Abracao !
    Michel Vignes , de Paris .

Deixar um comentário

Weboy