Veteranos se Reúnem no Rio de Janeiro

Vieram do Norte e do Sul, do campo e da montanha, da selva e da caatinga.

Atravessaram o oceano para enfrentar uma ideologia equivocada, na Itália sofrida.

Eram 25 mil soldados brasileiros, 70 enfermeiras e 400 integrantes do 1º. Grupo de Caça.

 Hoje, 26 de novembro de 2014, apenas uns poucos deles, nao mais que 30, puderam retornar a mesma Vila Militar, de onde partiram para a guerra.

No XXVI Encontro Nacional dos Veteranos da FEB – Força Expedicionaria Brasileira, os veteranos assistiram emocionados ao desfile da 1ª. Divisão de Exército, a sucessora das tropas que embarcaram para a Europa naquela época incerta.

Tão poucos, que apenas 2 viaturas foram suficientes para acomodar os que ainda podiam se locomover com mais facilidade, todos com mais de 90 anos.

Enquanto a tropa desfilava em continencia ao General RAMOS, Comandante da Guarnição da Vila Militar, eles certamente recordaram, talvez entre entre uma ou outra lágrima furtiva, o tempo em que eles mesmos estavam desfilando por este Campo de Parada do Regimento Sampaio, onde marcham agora os jovens de hoje.

As homenagens foram muitas aos bravos Veteranos, nas palavras do General RAMOS, General ROSENDO, Presidente da Casa da FEB, e nas presenças dos Generais e Coroneis Comandantes das Unidades que compoe a 1ª. DE, herdeiras e sucessoras das unidades FEBianas e das ricas tradições da FEB. Os estandartes e uniformes historicos se destacavam diante dos uniformes camuflados de hoje, as boinas, e os rostos dos jovens soldados.

Tudo mudou, o material, os uniformes, as viaturas, mas permanecem para sempre os mesmos valores do Exército, de ontem e e sempre.

Estavam presentes Gen Leonel, Cmt da AD/1, Gen Abrahao, Cmt Bda Inf Pqdt, Gen Nolasco, Cmt 9ª. Bda e GUEs.

Após o desfile, aconteceu um almoço de confraternização no Regimento SAMPAIO – 1º. Btl InfMtz Es, visita ao Centro Cultural e a Reunião dos Presidentes das Regionais da ANVFEB.

Prof. Israel Blajberg 

Assessoria de Com Social – Casa da FEB

Edição finalizada em 26 nov 2014 as 20 h


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

3 comentários

  1. Belíssimo artigo!!!

    Minhas saudações a esses bravos veteranos da Segunda Guerra!!! Que emocionante esse reencontro!!!

    É fundamental manter vivo em nossas memórias esse conflito mundial para que jamais tenhamos que presenciar tamanho horror para a humanidade!!!

    Parabéns!!!

  2. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Encontro memorável esse!
    A presença dos veteranos, seus familiares, simpatizantes e Grupo Histórico bem demonstra o cuidado com a história e participação da FEB na Itália.
    Apenas sinalizando que foram 67 Enfermeiras no Exército e 06 no I Grupo de Caça Áereo, num total de 73 participantes na Força Expedicionária Brasileira.

  3. Zenaide Duboc /

    Muito emocionada, parabenizo aos bravos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e aos organizadores de tão nobre evento!
    Parabéns
    Zenaide Duboc – filha do Veterano da FEB – Major Álvaro Duboc Filho
    Viva a FEB!

Deixar um comentário

Weboy