Veterano José Rodrigues Fontes

Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, o 2º Ten. JOSÉ RODRIGUES FONTES, filho de Manuel Rodrigues Fontes e Argentina Francisca Fontes, nasceu na Fazenda Pouso Alegre, em Afonso Cláudio, Município do Estado do Espírito Santo, em 07 de junho de 1920.

Foi convocado ao Exército no dia 01 de dezembro de 1941 e serviu no Grupo Escola – I ( 1º RAPC(GE). Recebeu treinamento por alguns meses na Cidade do Rio de Janeiro e embarcou em navio rumo à Itália, no 2º Escalão como integrante do I/1º RAPC (Regimento de Artilharia Pesada Curta Rio de Janeiro). Após 15 dias de viagem, ele e seus companheiros chegaram em Nápoles, de onde se deslocaram até Livorno, acampando na região de Pisa.

Prestou serviço durante a Campanha da Itália de 06/10/1944 à 11/08/1945 e participou no Combate pela posse do Monte Castelo cuja batalha marcou a presença da FEB no conflito que durou 3 meses.

O 2º Tenente José Rodrigues Fontes, casado com Zilda de Abreu Fontes com a qual teve 6 filhos residiu no RJ durante 50 anos. Na cidade de Petrópolis (RJ), como integrante da Associação dos Ex-combatentes participou de eventos promovidos pelo 32º BIMz. A partir de 1º de julho de 2011 fixou residência na Cidade de Canela(RS).

Não nos esqueçamos dos nossos pracinhas, não deixemos se perder esse legado deixado pelos verdadeiros heróis de nossa nação, não nos esqueçamos dos feitos daquele dia 21 de fevereiro de 1945. Vamos rememorar atos heróicos como esse para evitar que nossa sociedade seja escrava de sua própria ignorância.

“… povo que não tem virtude acaba por ser escravo….”

Colaboradora: Deiza Maria Fontes de Almeida


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Eu tenho miuto orgulho disso tudo.
    Foi bom compartilhar e saber um pouco mais dessa pessoa maravilhos.

Deixar um comentário

Free WordPress Theme