Veterano Antonio Sanches Palma

Antonio Sanches Palma nasceu em Jacareí no dia 13 de junho de 1922. Sua mãe, uma imigrante da Espanha, veio para o Brasil fugindo da fome e miséria da europa em busca de uma vida melhor. Fixou residencia em Jacareí, na rua Alfredo Ramos. Desde criança até a adolescência, Antonio trabalhava na roça, com seu pai. Quando adulto, estudou no Colégio Carlos Porto e também fez vários cursos, se preparando para os novos desafios da vida. Em 1942 o Exército Brasileiro convocou os jovens brasileiros para a Campanha da Itália. Os soldados da FEB força Expedicionária Brasileira, embarcaram no Porto do Rio de janeiro em 1944 com destino a Europa, precisamente à Itália,para combater na segunda Guerra Mundial contra o nazi- nacismo.
O desembarque foi no Porto de Nápoles na Itália, em meio a muito frio, os soldados brasileiros não tinham roupa adequada para enfrentar o inverno europeu, não conheciam a neve.
Nosso pai nos contava detalhes dos fatos da guerra com muito orgulho. segundo ele foram 229 dias de combate. Foram muitos atos de bravura deste cidadão Jacariense, como ele mesmo dizia. O primeiro ataque foi no Monte Belvedere, em uma trincheira com ajuda dos companheiros fizeram dois prisioneiros.

No segundo ataque ficou preso por onze horas sob artilharia pesada do inimigo na tomada da cidade de Montese, em 15 de abril de 1945, sob forte bombardeio foi atingido por estilhaços calibre 88 que acertou sua coxa esquerda. Foi levado para cidadede Pistóia, para ser operado e depois para cidade de Livorno para recuperação.

Ele se orgulhava de ter participado e ajudado a escrever uma das mais brilhantes histórias Força Expedicionária Brasileira . De volta ao Brasil, recomeçando sua vida, casou-se com Maria do Santos Palma com quem teve nove filhos.
Trabalhou na indústria farmacêutica Pedra Santa, onde exercia o cargo de encarregado. Algum tempo depois, abriu um comércio na rua Santa Rosa onde morou por mais de 35 anos, criou seus filhos. Quando alcançou uma idade avançada, mudou no jardim Califórnia.

Sempre valorizou o trabalho e não sabia ficar parado. Então foi trabalhar de taxista no ponto Caçula no Rosário, Depois resolveu parar, dedicou seu tempo em uma chácara de propriedade da família, sempre relembrando de seus velhos tempos de roça, já que tinha muita afinidade com a terra.

Em 2010 foi acometido de vários problemas de saúde, principalmente Alzheimer. Veio a  falecer em 14/o4/2012, deixando 9 filhos, netos,bisnetos e tataranetos .

Nos orgulhamos de nosso pai que nos deixou um legado de fé e exemplos no amor de Cristo. Em 20/06/2006 em suas memórias escreveu:

“…Hoje eu me orgulho de ter participado da Segunda Guerra Mundial e agradeço ao nosso grande Deus por ter me permitido fazer tudo o que fiz em benefício da paz no mundo Eu que tomei parte e que vi de perto os horrores da guerra, presenciei a miséria, o sofrimento de um povo, destruição, lágrimas e fome. Peço a Deus que nunca haja guerra em nosso país e em nenhum lugar do mundo…”


Antonio Sanches Palma segundo sargento reformado
EX COMBATENTE DA FEB


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

4 comentários

  1. Maria do Socorro Sampaio M. de Barros /

    Feliz a família que pode orgulhar-se de um pai assim!
    A saudade sempre será grande mas virá acompanhada da gratidão pelo legado recebido.

  2. isalete leal /

    Mais uma história de Veterano da Segunda Guerra Mundial. História que ele mesmo se orgulhava de fazer parte. Com esse exemplo, todos nos brasileiros, devemos nos orgulhar e reverenciar nossos nossos heróis. Parabéns a família linda do Veteranos Antonio Sanches Palma. Vocês são privilegiados por ter um HERÓI. Como filha de um Veterano me emociono quando vejo relatos de cada família que ama e respeita seus heróis.

  3. obrigado gente pelo comentario realmente e um orgulho ter um pai heroi

    Deus abençoe vcs

  4. orgulho meu pai tinha de poder contribuir com a nossa pátria. sinto orgulhosa da homenagem feito a ele pela camara municipal

Deixar um comentário

WordPress Blog