Troca de Comando na 2ª Companhia de Guarda

Sabe aquele ditado: A palavra convence, mas o exemplo arrasta! Conhecemos poucos que expressam tão bem esse honroso ditado como o Major Antoine, comandante da 2ª Companhia de Guarda, que passou o comando para o Capitão Prazeres no dia de ontem (17). A Companhia de Guarda em Pernambuco é uma das mais antigas e tradicionais Unidades Militares do Estado, possui uma estreita ligação com a FEB, pois grande parte do contingente nordestino que passou, em trânsito, para se incorporar as unidades de combate no Rio de Janeiro, ficaram alojados na então 2ª Companhia Independente de Guarda, ainda localizada na Rua Visconde de Suassuana. Não apenas isso, mas todo o patrulhamento do litoral do Recife, durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma das muitas missões desempenhadas pela Companhia, além do patrulhamento para manter o “backout” contra possíveis incursões aéreas do inimigo.

O Major Antoine comandou essa respeitadíssima Unidade Militar cotejando e enaltecendo sua história, para tanto, inaugurou o Espaço FEB, uma sala dedicada a preservar à memória da Força Expedicionária Brasileira, e permitiu que seu contingente estivesse em contato contínuo com os feitos do Exército Brasileiro no Teatro de Operações da Itália. Não por acaso, teve seu nome indicado para ser agraciado com a Medalha Aspirante Mega, nada mais justo! A cerimônia da entrega da Medalha ocorreu em 22 de junho, e todos ficamos impressionados com o discurso do Major Antoine, dando ênfase ao espírito guerreiro do Aspirante Mega, ouvia-se, no tom emocionado de sua voz, a convicção de um militar diferenciado, de um profissional do mais alto gabarito. Mas, o que mais chamou a atenção foi o respeito e o carinho que a tropa nutria por seu comandante, ficando evidente nas palavras do Tenente R/2 EDMILSON BARBOSA, que naquela ocasião, estava se despedindo da Companhia por término de tempo de serviço, e no seu discurso de despedida, exaltou o período em que esteve sob o comando de Major Antoine. Foi realmente emocionante.

Todos são unanimes em afirmar que a passagem de comando, realizada no dia de ontem, foi uma das mais belas cerimônias militares já realizadas na região. E, como não poderia deixar de ser, o comandante realizou um discurso emocionante, entusiasmando os presentes.

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira agradece ao Major Antoine todo o carinho e o respeito com que sempre nos ajudou, em todas as ocasiões que tivemos a oportunidade de compartilhar a preservação da História da FEB. No mesmo intento, deseja sucesso no ECEME, e nos colocamos à disposição para qualquer eventualidade, pois a ANVFEB-PE sempre estará aberta ao nobre guerreiro de infantaria!


Francisco Miranda (Chico Miranda)

Diretor de Patrimônio

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Meu nome é Analores fröhlich Jahn, moro em Guaramirim – SC. Meu pai serviu na segunda Guerra mundial,mas, até hoje não recebeu sua aposentadoria.Eu gostaria de saber como devo agir para encaminhar os documento dele para requerer a aposentadiria. Ele tem 92 anos e não se conforma que os colegas que serviram com ele nos mesmos lugares, há muitos anos foram aposentados e ele já encaminhou varios vezes a documentação e até agora não tem recebido uma justificativa coerente.
    Podem me ajudar?

  2. O nome de meu pai é Alfredo Fröhlich, tem 92 anos e sonho em ser recompensado pelos 3 anos que serviu em varios lugares. Joinville, São francisco do Sul, Blumenau, e Rio de Janeiro.
    Me respondam por favor.

Deixar um comentário

Weboy