Tenente Vinício Prata

O Tenente VINÍCIO PRATA nasceu em Belo Horizonte – Minas Gerais  em 29/07/1916.
Era filho  do Farmacêutico Augusto Prata  e da imigrante italiana Elisetta Pieruccetti  Prata.
Aluno do tradicional Colégio Arnaldo, terminou  o Ensino Médio e ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, colando grau em 08/12/1941.

Simultaneamente fazia o Curso Preparatório de Oficiais da Reserva  (CPOR).  Foi nomeado Segundo Tenente, em 12 de agosto de 1941, tendo seu Diploma assinado pelo Ministro da Guerra  GAL. Eurico Gaspar Dutra e pelo Presidente Getúlio Vargas. Com a entrada do BRASIL na Segunda Guerra mundial, Vinício Prata foi convocado para a FEB sendo mandado  para o Depósito da FEB no  Rio De Janeiro.

Segundo narrativa de meu próprio Pai , apesar de ser formado em Medicina, foi enviado como Segundo  Tenente de Infantaria, pois lhe foi avisado que não havia vagas no quadro de Oficiais médicos  (QOM) .

Por  não gostar de comentar fatos da sua estada na Itália, pois tal  assunto sempre o levava ás lágrimas, apenas falava de Monte Castelo sem detalhar nada, mas contava que ao retornar da Itália ficou por um ano como CMT de CIA em Fernando de Noronha  (art. 80 E.B), Primeiro Tenente com posto de Capitão, sendo posteriormente  enviado para Recife,  “Sede da Sétima Região Militar”, onde ficou algum tempo se tornando amigo e companheiro de jogos de Xadrez do  Sr. Capitão Humberto de Alencar Castelo Branco, que muitos anos depois, seria Presidente do  Brasil.


Colaborador: Marco Tulio Prata (Pratinha) pratinha54@yahoo.com.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

5 comentários

  1. ALEXANDRE BORGES /

    “NADA MAIS SINCERO QUE O CORAÇÃO DE UM VOLUNTÁRIO”! MEU RECONHECIMENTO AO PATRIOTISMO DO TENENTE VINÍCIO PRATA, POR DEFENDER NOSSA NAÇÃO; POR LUTAR POR MIM ANTES MESMO QUE EU NASCESSE! DEUS SEJA LOUVADO!!!

  2. Hugo Pieruccetti Filho /

    Bom dia, em busca por meu sobrenome no site Google descobre este portal, em meio a leitura do texto encontrei o nome Elisetta Pieruccetti Prata, gostaria de saber se tem conhecimento de irmãos, pois meu avô se chamava Eliseu Pieruccetti, acredito que podem ser irmãos, filhos de Assunpta Pieruccetti.

    Aguardo resposta.

    Grato

  3. marco túlio prata /

    Bom dia , se seu avô for Italiano da cidade de (Luca) Firenze, com certeza ele é irmão ou primo de minha avó Elizetta pieruccetti. um abraço.

  4. SOU HISTORIADOR MILITAR – DELEGADO DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL NA CIDADE DE URUGUAIANA – RS – TENHO VÁRIAS OBRAS PUBLICADAS, ONDE MENCIONO A BIOGRAFIA DE MUITOS FEBIANOS –
    NECESSITO DE CONTATOS COM INTERESSADOS NO ASSUNTO – PRINCIPALMENTE DAS FAMÍLIAS DOS FEBIANOS QUE SAÍRAM, VOLUNTÁRIOS, PELO ENTÃO 8º RC, DA MINHA CIDADE, PARA GUERRA.

  5. ALCIRO MORAES /

    Eles foram e não sabiam se voltariam, que Deus abençoe seus filhos e netos e o tenha em grande estima!

Deixar um comentário

Weboy