Tenente Rosenthal Re-inaugura Canhão Capturado pela FEB

Na quinta feira de frio incomum diversos arco-iris foram vistos pelo Rio. Um deles se formou bem sobre o pátio do Museu Militar Conde de Linhares, justamente no momento em que o General Marcio Tadeu Betega Bergo, Diretor do CEPHIMEX, juntamente com o Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Casa da FEB, Ten Israel Rosenthal, cortavam a fita da re-inauguração do canhão 170mm alemão, uma das milhares de peças de armamento capturadas pela FEB quando da rendição da 148ª. Divisão de Infantaria alemã, hoje exposto no Pátio dos Blindados do MMCL.

Neste mesmo quartel, um prédio neo-clássico construido pelo Marechal Rondon, funcionou até 1967 o antigo CPOR/RJ, onde Rosenthal fez o curso de Infantaria, e no ano de 1944 apresentou-se como voluntário para embarcar com a FEB para a Itália, junto com centenas de outros jovens aspirates e tenentes.
Agora, aos 91 anos, Rosenthal voltou de novo ao velho quartel, assistindo com grande interesse a todas as palestras, e recebeu homenagens emocionadas de diversos palestrantes. Como único ex-combatente presente, teve direito ao Toque de Presença, após o que foi aplaudido pelos presentes.
O canhão de grande porte (170mm) foi fabricado em 1942 pela KRUPP, tendo causado inumeras baixas nas nossas fileiras. Recebeu uma nova pintura que o destaca dentre as diversas peças do museu, servindo de simbolo para o registro de 70 anos da agressão sofrida pelo Basil, e a consequente entrada do país na guerra.
Colaborador: AHIMTB Delegacia Rio de Janeiro

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress主题