Solenidade: Baile da Vitória na Base Aérea de SP

Solenidade Baile da Vitória promovido pela Base Aérea de SP sob o comando do Cel. Av. Antonino Frifini Junior, esta comemoração tem por finalidade rememorar o 8 de maio de 1945 e a atuação do 1° Grupo de Caça da Força Aérea Bras. a FAB

Abertura:

Hino Nacional Brasileiro

Hino dos EUA

Programação:
Todo o ambiente estava ornamentado visando a época (Retrô) as decorações faziam jus a organização do baile, a orquestra esmerava nas canções americanas, resaltava-se o músico compositor Glenn Miller, Tommy Dorsey, Duke Ellingtom  e entre as apresentações de encenação oral dos grupos históricos também nosso cancioneiro se fez presente musicalmente com Ary Barroso, Pixinguinha, David Nasser, Adelino Moreira etc. O salão tinha nas suas laterais os cartazes vistos nos anexos 2 e 3
Os grupos com fardamentos de época explicavam a funcionabilidade de cada, havia os de passeio e de função militar, as enfermeiras se apresentaram com vestimentas de países Aliados.
Presentes estavam dois Vet. da FAB. que fizeram uma retrospectiva daqueles dias da Guerra nos céus da Europa, O Sr. Vet. Osias Carvalho da Silva piloto de caça com o P47 Thunderbolt, enumerou as diversas atuações do grupo na guerra citando o desempenho ora neutralizando o remuniciamento do inimigo, ora ajudando a infantaria divisionaria a ex. de Monte Castelo. Relembrou o Documentario Senta a Púa onde num ataque a um trem não sabendo que o mesmo estava tranportando munição de alto calibre, ao disparar as metralhadoras do P47, houve grande explosão e que pedaços de trilho voaram passando na frente da camera de filmagem no frontal da aeronave, todas elas eram providas de cameras, acentou que a Hstória poderia ter tido um final diferente caso a 147° div. Alemã chegasse a Belim para um reforço a cidade sitiada.
O Vet. Bertelli diferentemente do Grupo de Caça atuou no 1° ELO, avião de obervação desarmado  Piper Cub (teco teco) usado para fazer contato visual com o inimigo e passar as informações logísticas a Artilharia Divisionaria do 2° escalão da FEB,  esta companhia de aviação estava subordinada a Força Expedicionária, seu distintivo baseava-se no desenho dos (grasshoppers) gafanhotos e um binóculo, pela sua contribuição na guerra receberam do Gen. Americano Truscott a condecoração “AIR MEDAL”
Compareceram também os membros da diretoria da associação dos ex-combatentes da FEB SP, representando os Pracinhas.

Colaborador: Claudevan Melo

claudevanmelo@itelefonica.com.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Premium WordPress Themes