Sgt José de Oliveira Neves do 1° RI

Sgt José de Oliveira Neves, natural da cidade de Itabaiana – PB. Foi Sargento no 1° Regimento de Infantaria, mais conhecido como Regimento Sampaio, comandando uma sessão de metralhadoras composta por 14 homens, participando, dentre outras, da operação de tomada do Monte Castello.

oliveira_neves

A primeira foto do veterano logo quando embarcou para a Itália.

oliveira_neves2

O expedicionário em uma das últimas vezes que ele desfilou no 7 de Setembro.  Segundo o neto, o expedicionário contava aos familiares os detalhes de cada uma das medalhas. “…Essas que ele usa são as únicas que ele tinha e até hoje nós guardamos (e guardaremos por gerações)…”. 

retorno_oliveira

O retorno da guerra. O expedicionário ao lado de um grande amigo, o advogado Dr. Arthur Neves. A foto foi tirada em uma famosa avenida de Recife chamada de “Conde da Boa Vista”.

Ele frequentou a Associação dos Ex Combatentes em João Pessoa – PB. Ela ficava localizada na Av. Trincheiras, Bairro de Cruz das Armas, na capital paraibana.

Durante a carreira profissional, trabalhou como Funcionário da Distribuição de Águas em Recife-PE, Gerente Pessoal da ITEC (Indústria de Tecidos Cirurgicos LTDA (Capivari-SP), foi funcionário da Tecinorte (setor de expedição em João Pessoa-PB), Proprietário da Fazenda Dois Riachos (Salgado de São Felix – PB) e Administrador das Fazendas de Severino Saraiva com ênfase para desfibração de sisal (Salgado de São Félix – PB)

Infelizmente nosso herói não está mais conosco fisicamente, tendo falecido no dia 22 de Setembro de 2005 na cidade de João Pessoa – PB.

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo belo serviço prestado à memória daqueles que dedicaram suas vidas à defesa do interesse nacional e à paz mundial. Regozijo-me em saber que há pessoas interessadas e principalmente orgulhosas na manutenção da história de nossos pracinhas.

Colaborador: Arthur Neves Araújo


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

1 comentário

  1. Helio Santiago Mendes de Oliveira /

    Tiv a satisfação e honra d conhecr pssoalment, uma pqnina part da vasta Vida d bravura do Sr. Zé Neves, cujos anos meus, dsd a infancia, ouviram-no contar a Historia Brasileira, durant a Segunda Grand Guerra.

    Suas invstidas e agonias, coragns e medos presenciais em Mont Castelo, sobre saida do meio Itabaianense d seus Familiares e sua Senhora Amada, sobre a tomada e os por maiores do embat durant sua luta juntament com o regimento fora d casa, em regiões cujas advrsidads tantas eram-lhes contrarias, inclusiv climaticas, por serem dsconhecidas e pouco favorecidas, principalment aos nordstinos sertanejos do Brasil.

    D lah voltou, trazndo consigo no peito mais q medalhas, dvidas honrarias e homenagns ddicadas, prmaneceu no Brasil hardil, acreditando e lutando ateh morrer entre os seus, em seu proprio e nacional trritorio, numa incansavl batalha em favor do carater, da honestidade em dtrimento dum Pais Soberano e Varonil.

    Grato meu vlho amigo, conselheiro e justo guerreiro, Zé Neves Brasil.

Deixar um comentário

Weboy