Sessão Solene de Posse de Acadêmicos na Academia de História Militar

A Academia de História Militar Terrestre do Brasil / Rio de Janeiro, realizou no último dia 30 de novembro, uma Sessão Solene de Posse de Acadêmicos no – CEPHiMEx – Espaço Cultural Laguna, situado no antigo palacete da Rua Gen Canabarro na Tijuca – Rio de Janeiro.
 
Na ocasião foram outorgados, nos termos do Estatuto em vigor, os seguintes títulos acadêmicos : 1°. Presidente de Honra da AHIMTB/RIO – Comandante Militar do Leste – Gen Ex WALTER SOUZA BRAGA NETTO: 2°. Presidente de Honra da AHIMTB/RIO – Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exercito – Gen Bda SEVERINO DE RAMOS BENTO DA PAIXÃO; 3°. Presidente de Honra da AHIMTB/RIO – Comandante da ECEME – Gen Bda RICHARD FERNANDEZ NUNES.
 
Os novos titulares foram recebidos em nome do Colégio Acadêmico pelo Presidente da FAHIMTB, Cel Claudio Moreira Bento.
 
Na mesma ocasiao foram elevados ao grau de Acadêmico Emérito o GEN MARCIO TADEU BETTEGA BERGO e o CEL ROBERTO MASCARENHAS DE MORAES, sendo empossado na Cadeira Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes o ENGº. MARCOS MORETZSOHN RENAULT COELHO, como 2º. Ocupante , na vaga aberta pela elevação do Cel Roberto Mascarenhas de Moraes a Acadêmico Emérito, sendo recebido com saudação do Cel Claudio Skora Rosty.
 
O novo confrade MARCOS RENAULT realiza expressiva atividade na preservação da memoria da FEB, e na area de veiculos militares antigos, residindo em Belo Horizonte. Seus pais e esposa encontravam-se presentes na solenidade. Marcos apresentou tambem um trabalho no V SENAB, realizado na mesma semana no CEPHIMEX.
 
A sessão realizou-se no âmbito das comemorações do 6º. aniversario do CEPHiMEx, Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército,sendo os eventos presididos pelo Gen Ex João Camilo Pires de Campos, Chefe do DECEX. Estava presente tambem o Gen Div Decio dos Santos Brasil, Sub-chefe do DECEX, e acadêmicos, pesquisadores, professores e estudiosos da Historia Militar.
 
Como é tradição, os trabalhos iniciaram-se com o plantio de uma muda, seguindo-se as sessões comemorativas e solene de posse no Auditório da Maioridade de D. Pedro. Foram outorgados titulos de pesquisadores associados do CEPHIMEX, e entregues premios aos vencedores do concurso de trabalhos sobre Da. Rosa da Fonseca. O Presidente da FAHIMTB recebeu o titulo de Pesquisador Honorário do CEPHIMEX. Nos ultimos anos a AHIMTB / RIO tem realizado diversas sessões solenes de posse no CEPHIMEX.


Prof. Israel Blajberg – AHIMTB/RIO
Fotos: Ivanhoé

COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

Free WordPress Theme