Série Heróis Esquecidos: Cap. Av. Newton Lagares Silva 1º GAvCa

newton lagares

Newton Lagares Silva nasceu no Rio de Janeiro no dia 03 de maio de 1916. Era filho do Comandante Victor Carvalho e Silva, um aviador da Marinha do Brasil que se formou na primeira turma de aviadores da Marinha em 1916.

Ao ingressar no 1º GAvC Lagares realizou os treinamentos preliminares pelos quais o Grupo passou em Orlando, em Agua Dulce no Panamá e em Suffolk nos U.S.A.

Já na Itália foi comandante da Esquadrilha Verde, tendo completado 79 missões de combate, além de ter substituído o Major Pamplona na chefia de operações da unidade a partir do dia 13 de março de 1945. Pelo seu desempenho como piloto de caça e atos de bravura foi condecorado com a Cruz de Aviação Fita A com duas estrelas, Cruz de Aviação Fita B com duas palmas, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar de Prata, Distinguished Flying Cross com duas palmas (USA), Air Medal com duas palmas (USA), Distinguished Flying Cross (Inglaterra), Croix de Guerre com palma (França) e Presidential Unit Citation (USA).

Foi um dos 19 pilotos que partiram de Pisa no dia 18 de junho de 1945 para os Estados Unidos para levar para o Brasil os novos Thunderbolt P-47 para serem incorporados à FAB. Ao regressar para o Brasil desempenhou várias outras funções na FAB. Serviu na Base Aérea de Santa Cruz e foi, por dez anos, subcomandante e comandante da Base Aérea do Recife, além de ter prestado serviço no Correio Aéreo Nacional (CAN).

Referindo-se a como a guerra teria marcado sua vida declarou: “A tristeza da perda dos companheiros queridos nas missões, e a alegria do reencontro dos companheiros que foram feitos prisioneiros e dos quais não se tinha notícias se estavam vivos ou mortos”.

Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes (mv-arantes@uol.com.br)
Fontes: Anotações Pessoais / Site ABRA-PC


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

Deixar um comentário

WordPress Blog