Série Heróis Esquecidos: 2º Ten Av Pedro de Lima Mendes

mendes

Pedro de Lima Mendes nasceu no Rio de Janeiro no dia 30/06/1920. Era filho único do Cel. Augusto de Lima Mendes e da Sra. Candelária de Lima Mendes. Declarado Aspirante a Oficial Aviador em 1943, foi posteriormente Instrutor de Vôo na Escola de Aeronáutica e em 1944 apresentou-se como voluntario no 1º Grupo de Caça e partiu para a fase de treinamento em Aguadulce no Panamá e no Suffolk County Army Air Field, em Long Island nos Estados Unidos.

Nos céus da Itália atuou como piloto de combate da esquadrilha azul, tendo completado 95 missões ofensivas. Sua primeira missão foi em 11 de novembro de 1944 e a última em 01 de maio de 1945. Na base do 1º GAvC em Tarquínia, logo assim que o grupo chegou, Lima Mendes tomou para si a incumbência de pintar na carenagem de todos aviões Thunderbolt P-47, o emblema do Grupo. Após o término da guerra foi integrante do grupo de 19 pilotos que partiu de Pisa para os Estados Unidos para levar novos aviões Thunderbolt P-47 para o Brasil para serem incorporados a FAB.

Em Dezembro de 1945, recebeu a “Air Medal”, pela sua atuação meritória na Itália. Cerca de seis meses depois recebeu a “Distinguished Flying Cross”. Além dessas medalhas, o Ten Lima Mendes, recebeu também a Presidential Unit Citation, todas conferidas pelos Estados Unidos.  Conquistou ainda a “La Croix de Guerre Avec Palme” e a Cruz de Aviação Fita A com Palma, dadas pela França, a “Cruz de Aviação de 3 Estrelas”, a Medalha do Atlântico Sul e a “Medalha de Campanha da Itália”, ambas do Governo Brasileiro.

Ao regressar ao Brasil, continuou seu trabalho como Instrutor do Estágio da Seleção para Piloto de Caça na Base Aérea de Santa Cruz. No dia 31 de Julho de 1946 ao executar uma manobra de pouso na Base Aérea de Santa Cruz, sofreu um acidente com seu avião chocando-se ao solo o que provocou sua morte instantânea aos 26 anos de idade.

Hoje na Base Aérea de Santa Cruz existe, em sua homenagem um pedestal com o seu busto em bronze e próximo a ele um avião P-47, como monumento à sua memória. Também em sua homenagem instituiu-se na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, desde 1951, o Troféu Ten. Lima Mendes na disputa anual entre os esquadrões, competição essa que tem como objetivo selecionar os atletas que representam a EPCAR nas competições com outros estabelecimentos.

Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes (mv-arantes@uol.com.br)

Fontes: Anotações Pessoais / Site Sentando a Pua / Site ABRA-PC

 

Veja também:

Série Heróis Esquecidos: Sd João Moreira Alberto – 6º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Alberto Rossi – 6º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Abonilo Amaro de Melo – 1º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Humberto Alves Nogueira – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Arlindo Tavares Pontes – 1º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg Nilo de Morais Pinheiro – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg Max Wolf Filho – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sg José Fonseca e Silva – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd Júlio Nicolau – 11º RI

Série Heróis Esquecidos: Sd João Nunes – 1º RI

Série: Heróis Esquecidos – Sd Olavo Soares do Amaral

Série Heróis Esquecidos: Soldado José Varela‏

Série Heróis Esquecidos – Tenente Deschamps


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

2 comentários

  1. Afonso Torres da Silva /

    Parabéns pelo site!
    Estou precisando muito encontrar dados do pracinha AYRES QUARESMA
    Caso vocês tenham, poderiam me enviar
    Ficaria muito agradecido
    Obrigado, um abraço.

  2. GERALDO MAGALHÃES SANTOS /

    PROCURO POR MEU PAI VALDIVINO PEREIRA DOS SANTOS,MILITAR,EX COMBATENTE.DEVIDO SEU ESTADO DE SAUDE MENTAL,DESAPARECEU DA CIDADE DE GOV. VALADARES-MG, FOI VISTO POR ULTIMA VEZ EM 1985 NA MESMA CIDADE.DAI NUNCA MAIS SE SOUBE DO PARADEIRO. GOSTARIA MUITO COMO FILHO MAIS NOVO,REENCONTRÁ-LO PARA CUIDAR E TRATAR DE SUA SAÚDE.
    Jose Geraldo Magalhães dos Santos
    (27) 998031020
    geromagal@hotmail.com

Deixar um comentário

Free WordPress Themes