Sd João Ferreira da Silva – O Conquistador Solitário

A notícia da conquista de Monte Castelo foi recebida com alegria em todas as unidades que compunham o V Exército que tinha como comandante o General Mark Clark. Na FEB a euforia só não foi total devido a um fato que causou grande pesar e comoção na tropa.

No dia seguinte à conquista definitiva do Monte Castelo foi encontrado bem no cume do morro maldito, no local onde antes fora uma posição alemã, o corpo de um soldado brasileiro. Semi-encoberto pela neve, o corpo do pracinha apresentava-se ainda conservado pelo frio. Estava abraçado ao seu fuzil, uma posição que denotava que estava avançando morro acima na hora de sua morte.

Ele estava ali há três meses. Quase chegara ao cume do morro três meses antes de sua conquista definitiva. Seu nome era João Ferreira da Silva, sergipano de Estância, soldado da 3ª Cia. do 1º Batalhão do Regimento Sampaio, comandado pelo Major Olívio Gondim de Uzeda. No dia 12 de dezembro de 1944, durante a última tentativa de conquistar o morro, o inimigo ocupava posições fortificadas de frente e de flanco. Os brasileiros avançavam com grande dificuldade sob pesado fogo nazista. Em dado momento do ataque, a situação da nossa tropa se tornara insustentável e foi ordenada a retirada.

O bravo soldado sergipano entretanto continuou sua progressão rumo ao cume do morro indiferente às granadas que explodiam a sua volta. O que nunca se soube é se ele desconhecia a ordem de retirada ou se continuou sua progressão ignorando-a, movido pela vontade de conquistar o Monte Castelo, àquela altura uma obsessão para a FEB. Até seu corpo ser encontrado, João foi dado como desaparecido

Por este fato, o soldado João Ferreira da Silva ficou conhecido “O Conquistador Solitário”. Foi agraciado “post morten” com as Medalhas de Campanha, de Sangue e Cruz de Combate.

 

Fonte e ilustração: Coleção de Aventuras / Ed. Extra / Ed. Garimar

Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes

mv-arantes@uol.com.br


COMPARTILHE ESSE ARTIGO!

Facebook Twitter Email Plusone



VEJA ALGUNS ARTIGOS QUE POSSAM LHE INTERESSAR!

10 comentários

  1. Tocante.
    No Brasil, colocam nas telas do cinema personagens históricos dos mais diversos. Boa parte deles não mereceria sequer menção num rodapé de livro. Já homens iguais a esse..
    Honra, glória e paz a João Ferreira da Silva!

  2. ele avancou sozinho e morreu sozinho muito dramatico
    o nosso heroi joao ferreira da silva tinha o mesmo nome de minha avo inacia ferreira da silva casou se com meu avo febiano que deus os tenham em bom lugar

  3. Sou sobrinho,de um já falecido excombatente da gloriosa F.E.B,minhas mais sinceras honrras ao soldado João Ferreira,que bravamente lutou em solo estrangeiro,pela defesa do mundo ,mas o que mais me descepciona,é que poucos sabem da grandiosa importancia ,que nossos pracinhas ,tiveram neste triste epsodio,e muito me entristesse ,é que nos filmes sobre a segunda guerra ,não fazem menção alguma sobre os herois brasileiros,que fizeram a diferença ,nesse triste episodio!!! Deus abençoe nossos HEROIS BRASILEIROS.

  4. otima essa dedicaçao a um guerreiro q nao fugiu a luta,o seu nome pracinha joao da silva foi o nome dado a escola q estudei por anos na minha infancia,sempre a memoria dele era lembrado com muita honrra na escola,agora tenho mais honrra em saber q ele era do regimento sampaio na qual cumpri serviço militar,grandes honrras a esse combatente!!!!

  5. JOSE EUDES AMARAL VARELA /

    Sentimos asco ao ver os noticiarios diários. Jovens fortes, espertos e ladroes, drogados. Eles conseguem enfurecer qualquer ser humano de bem. Assassinos pervessos que enfim, nao serve pra nada. Enquanto isso, no passado, temos com orgulho de ver ou saber d
    os nossos herois, homens que não mediram esforços nem distancia, que estavam firmes e orgulhosos de estarem ali, em plena guerra, defendendo a nossa bandeira, o nosso país. Que Deus os ajudem, onde quer que estejam, encarnados ou desencarnados voces são nosssos HEROIS.

  6. Glaucio Barreto /

    Somente os que viveram na honra e na glória do bom combate merecem a lembrança e o silêncio de profundo respeito e agradecimento. Descanse em paz soldado! Missão cumprida! A você os louros da vitória que nenhum inimigo jamais poderá usurpar.

  7. André Luis /

    A tomada de Monte Castelo teve algum valor estratégico real? Porque quando eu servi no TG 02-037, o Sargento vivia dizendo que Monte Castelo só serviu pra matar soldados a toa e inflar o ego dos comandantes, então to na dúvida até hoje.

  8. André, seu sargento era burro. Abraço.

  9. MAIS UM GRANDE HEROI ESQUECIDO!, POR MAIS QUE EU TENHA PESQUISADO, EU NAO SABIA,DESTE FATO,MAIS UMA VEZ LAMENTO COM INDIGNAÇAO A FALTA DE INTERESSE DE VARIOS SETORES DA SOCIEDADE PELA HISTORIA DE NOSSA RICA NAÇAO,QUASE SEMPRE DISCUTO COM QUEM FALA QUE O BRASIL NUNCA FEZ NADA QUE PRESTE DIANTE DO RESTO DO MUNDO JOAO FERREIRA DA SILVA HONROU OS VERDADEIROS BRASILEIROS!

  10. Walteli /

    É lamentável que, por puro desconhecimento dos fatos, algumas pessoas preferem difundi-los de forma equivocada, como é o caso, na minha opinião, do Sargento que falou para o André Luis sobre Monta Castelo.
    Infelizmente, o Sargento não é o culpado. A culpa é dos que não se preocupam em divulgar corretamente o quanto nossos PRACINHAS foram fundamentais para a conquista de posições estratégicas em solo Italiano.
    Nobre André, tive a oportunidade de visitar algumas vezes Monte Castelo e de conversar com um Sr. que lutou ao lado dos brasileiros na segunda guerra mundial. Embora, graças a Deus, eu não estava lá naquele momento tão difícil para o mundo, tendo em vista o testemunho deste senhor que lutou “conosco”, posso te afirmar, sem sombra de dúvidas, que a participação dos nossos PRACINHAS, em todas as batalhas que participaram, foi sempre honrosa.
    A presença dos brasileiros, na Itália, durante a segunda guerra mundial, é até hoje muito comemorada pelos italianos.
    Que Deus perdoe este Sargento por não conhecer a HISTÓRIA gloriosa dos nossos PRACINHAS.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Série Heróis Esquecidos: Sd João Moreira Alberto – 6º RI | Portal FEB - O Portal da Força Expedicionária Brasileira - [...] Sd João Ferreira da Silva – O Conquistador Solitário [...]

Deixar um comentário

Free WordPress Theme